Logo Passei Direto
Buscar
Em A aprendizagem de ser educador, José Moran argumenta que há momentos em que o professor sente-se perdido, desmotivado, mas que ensinar também tem momentos “glamourosos”, em que os alunos participam, envolvem-se, trazem contribuições significativas.
Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre como um educador pode ser bem-sucedido, na visão do autor.
a) Para ter sucesso, um professor precisa sempre se preparar para o fracasso.
b) O professor deve ter capacidade de expressar competência intelectual, de mostrar que conhece de forma pessoal determinadas áreas do saber.
c) O que o professor fala em aula não precisa ter coerência com o que ele faz na vida, pois os alunos não estão atentos à pessoa do professor, mas ao que fala.
d) Um bom educador é ao mesmo tempo um otimista e um ingênuo, sempre buscando a perfeição.
e) É importante que o professor vá para a aula esperando conflitos, pois assim conseguirá lidar com a desconfiança dos alunos.
User badge image
Didaticamente

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a visão de José Moran sobre como um educador pode ser bem-sucedido: a) Para ter sucesso, um professor precisa sempre se preparar para o fracasso. - Essa afirmação não reflete uma visão positiva sobre o papel do educador e não é uma abordagem que Moran defenderia. b) O professor deve ter capacidade de expressar competência intelectual, de mostrar que conhece de forma pessoal determinadas áreas do saber. - Essa alternativa está alinhada com a ideia de que o educador deve ter domínio sobre o conteúdo e ser capaz de se conectar com os alunos. c) O que o professor fala em aula não precisa ter coerência com o que ele faz na vida, pois os alunos não estão atentos à pessoa do professor, mas ao que fala. - Essa afirmação é incorreta, pois Moran enfatiza a importância da coerência entre o discurso e a prática do educador. d) Um bom educador é ao mesmo tempo um otimista e um ingênuo, sempre buscando a perfeição. - Essa alternativa não é adequada, pois a busca pela perfeição pode ser irrealista e a ingenuidade não é uma característica desejável. e) É importante que o professor vá para a aula esperando conflitos, pois assim conseguirá lidar com a desconfiança dos alunos. - Embora lidar com conflitos seja parte do trabalho do educador, essa afirmação não reflete a visão de Moran sobre a construção de um ambiente de aprendizado positivo. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a visão de José Moran sobre como um educador pode ser bem-sucedido é: b) O professor deve ter capacidade de expressar competência intelectual, de mostrar que conhece de forma pessoal determinadas áreas do saber.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Neste livro conversaremos acerca da deficiência auditiva, a Língua Brasileira de Sinais e o processo de aprendizagem da pessoa surda. Para isso, discutiremos e refletiremos sobre os fundamentos históricos, sociológicos e biológicos dessa área, a fim de entendermos os direitos dessas pessoas, bem como, sua cultura língua e os aspectos legais que cerceiam e garantem seus direitos.
Qual é a importância de reconhecer a diversidade e a diferença nos contextos educacionais e sociais para a aprendizagem da pessoa surda?

Historicamente, o sujeito surdo encontra-se na sociedade há muitos séculos, entretanto, essa história não difere muito da história de outros tipos de deficiência, ela sempre foi permeada pela exclusão, proibição, a retirada dos direitos fundamentais e da dignidade humana, conforme trata a Constituição de 1988.
Como a surdez era tratada no contexto médico e social ao longo da história?

A surdez como as outras deficiências, era encarada como um castigo dos deuses. Os surdos sofreram os mais variados tipos de preconceitos, foram sacrificados, ou, então eram vistos como incompetentes, sem direito a uma vida digna.
Quais eram as consequências sociais enfrentadas pelos surdos ao longo da história?

A partir do século XVI, o contexto em que se insere a surdez passa por algumas modificações, surgem os primeiros interesses pela educação. Os surdos começam a sair do anonimato para ocupar lugares na sociedade e estarem reconhecidos socialmente.
Quais foram as mudanças significativas na educação de surdos a partir do século XVI?

O Congresso de Milão ocorreu em 1880, na Itália no período de 06 a 11 de setembro. Participaram desse congresso Alemanha, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Suécia e Rússia, aproximadamente 182 pessoas, sua maioria ouvinte.
Qual foi o objetivo do Congresso de Milão e quais foram suas principais resoluções?

Em 1994 a Declaração de Salamanca proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias e que as escolas deveriam, acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais linguísticas ou outras. Sobre este grande evento, um grupo em especial sofreu consequências desastrosas do ponto de vista linguístico e nos dias atuais critica a Declaração de Salamanca.
Indique-os.
a- Cadeirantes.
b- Autistas.
c- Superdotados.
d- Cegos.
e- Surdos.

Conforme Strobel (2009) cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição de identidades surdas e das almas das comunidades surdas.
Isso significa que ela abrange
a- a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
b- família, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
c- a escola, a família, os costumes do povo surdo.
d- os amigos, a cultura e as viagens do povo surdo.
e- a escola, a família, os costumes linguísticos e sociais do povo surdo.

O processo de transmissão cultural dos sujeitos surdos se dá através de experiências.
Assinale a alternativa que melhor descreve essas experiências.
a) familiares, visuais, com especialistas, médicos e fonoaudiólogos.
b) em contato com a comunidade ouvinte a fim de possibilitar conhecimento efetivo.
c) visuais, artísticas, sociais, contando com o auxílio de médicos e fonoaudiólogos.
d) visuais, em escolas de surdos, em contato com a comunidade surda.
e) visuais, artísticas, clínicas e em escolas inclusivas.

Por que a Língua de Sinais é intensamente valorizada pelos sujeitos surdos?
a- Porque a cultura surda é constituída pela linguagem de sinais, configuração de mãos, ponto de articulação que permite ao sujeito surdo falar e pensar como um ouvinte, garantindo uma igualdade entre as comunidades surda e ouvinte.
b- Porque a cultura surda é formada por valores, costumes, história e expressão artística instituídos na língua de sinais. A língua de sinais é a principal e mais efetiva manifestação da identidade surda.
c- Por permitir aos surdos que se comuniquem de forma segura diante de ouvintes, que, na maioria, são incapazes de compreender a Libras.
d- Por ser universal, assim, unifica as culturas e cria um certo status em relação aos ouvintes.
e- Porque permite que os ouvintes identifiquem os sujeitos surdos de forma rápida e efetiva.

É possível evidenciar algumas diferenças e semelhanças entre a língua oral e a língua de sinais.
Assinale a alternativa que pontua corretamente a diferença entre a língua de sinais e a língua oral.
a) As línguas orais são aprendidas de forma visual, as de sinais são apreendidas de forma gestual.
b) As línguas orais são utilizadas por comunidades ouvintes, e as de sinais são utilizadas exclusivamente pela comunidade surda.
c) As línguas de sinais apresentam modalidade visual-espacial, enquanto as línguas orais são orais-auditivas.
d) As línguas de sinais são línguas universais, enquanto as orais têm variação linguística local.
e) A falta de sintaxe, semântica e morfologia são características das línguas de sinais, as línguas orais têm gramática própria.

Mais conteúdos dessa disciplina