Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O patrimônio líquido apresentado pelas entidades do setor público permite à sociedade fazer uma avaliação sobre como está a situação contábil e financeira da entidade, por isso, observar as especificidades das contas ali contidas é de grande importância.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta o nome da demonstração onde é possível observar o saldo dessa conta.
A) Balanço financeiro.
B) Balanço patrimonial.
C) Demonstração de mutações do lucro.
D) Demonstração de resultados.
E) Demonstração do patrimônio líquido.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender onde o patrimônio líquido é apresentado nas demonstrações contábeis. Analisando as alternativas: A) Balanço financeiro - Este documento apresenta as receitas e despesas, mas não é o principal para o patrimônio líquido. B) Balanço patrimonial - Este é o documento que apresenta a situação financeira da entidade, incluindo ativos, passivos e patrimônio líquido. C) Demonstração de mutações do lucro - Esta demonstração foca nas variações do lucro, não no patrimônio líquido. D) Demonstração de resultados - Apresenta receitas e despesas, mas não o patrimônio líquido. E) Demonstração do patrimônio líquido - Embora esta demonstração mostre as variações do patrimônio líquido, o saldo total é mais comumente encontrado no balanço patrimonial. Dessa forma, a alternativa que apresenta o nome da demonstração onde é possível observar o saldo do patrimônio líquido é: B) Balanço patrimonial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema de planejamento integrado é conhecido no Brasil como processo de planejamento e orçamento, composto pelos seguintes instrumentos: PPA, LDO, LOA. Cada um tem as suas funções distintas, mas que são interligadas entre si.
A partir dessa informação, analise as assertivas abaixo: I - A LDO estabelece a concretização do que foi planejado no PPA, conforme as metas e prioridades estabelecidas pela LOA, transformando as ações planejadas em dotações orçamentárias efetivas. Além disso, é função da LDO estimar receitas e fixar despesas do ano seguinte. II - A elaboração do PPA, LDO e LOA é tarefa a ser executada pelo Poder Legislativo, e a sua apreciação e aprovação é feita pelo Poder Executivo. III - O PPA é o planejamento orçamentário de médio prazo, que estabelece os volumes a serem investidos nas diversas áreas do governo em um período de quatro anos. IV - A LOA, por sua vez, define a priorização dos gastos públicos, detalha as metas e prioridades do PPA para o ano seguinte (incluindo as despesas de capital), dispõe sobre as alterações na legislação tributária e institui as normas que nortearão a elaboração e a execução da LDO. Assinale a alternativa que reúne somente as afirmacoes corretas:
I - A LDO estabelece a concretização do que foi planejado no PPA, conforme as metas e prioridades estabelecidas pela LOA, transformando as ações planejadas em dotações orçamentárias efetivas. Além disso, é função da LDO estimar receitas e fixar despesas do ano seguinte.
II - A elaboração do PPA, LDO e LOA é tarefa a ser executada pelo Poder Legislativo, e a sua apreciação e aprovação é feita pelo Poder Executivo.
III - O PPA é o planejamento orçamentário de médio prazo, que estabelece os volumes a serem investidos nas diversas áreas do governo em um período de quatro anos.
IV - A LOA, por sua vez, define a priorização dos gastos públicos, detalha as metas e prioridades do PPA para o ano seguinte (incluindo as despesas de capital), dispõe sobre as alterações na legislação tributária e institui as normas que nortearão a elaboração e a execução da LDO.
A) Apenas II e III estão corretas.
B) Apenas I, III e IV estão corretas.
C) Apenas III está correta.
D) Apenas I e IV estão corretas.
E) I, II, III e IV estão corretas.

O seu planejamento estratégico é realizado de acordo com as competências legais da CGU e com base na análise situacional ou de cenários, além dos relatórios de monitoramento. Esse processo inclui inúmeras atividades, inclusive a atualização do mapa estratégico.
Quanto a definição dos processos internos, assinale a alternativa correta:
A) Aprimorar a supervisão e a orientação dos órgãos integrantes dos sistemas de ouvidoria, correição e controle interno do Poder Executivo Federal.
B) Fortalecer o combate à corrupção e a recuperação de ativos.
C) Garantir o equilíbrio entre os recursos humanos e orçamentários.
D) Fortalecer a transparência e a participação social em defesa do interesse público.
E) Aumentar a eficiência do Estado e a qualidade da entrega à sociedade.

O planejamento estratégico é de extrema importância para as organizações de modo geral, mas especialmente para as organizações públicas. Estas devem, por força da legislação, realizar os seus planejamentos, que são monitorados pelos órgãos de controle.
Nesse sentido, analise as características listadas abaixo: I. Facilita a identificação dos propósitos da organização pelas pessoas que nela trabalham II. Possibilita a coordenação das atividades entre as diferentes áreas organizacionais. III. Especifica o rumo que a organização deve seguir a fim de direcionar seus esforços para um objetivo comum. IV. Auxilia na fundamentação das definições que serão tomadas nos processos decisórios. São consideradas vantagens do planejamento estratégico as assertivas:
I. Facilita a identificação dos propósitos da organização pelas pessoas que nela trabalham
II. Possibilita a coordenação das atividades entre as diferentes áreas organizacionais.
III. Especifica o rumo que a organização deve seguir a fim de direcionar seus esforços para um objetivo comum.
IV. Auxilia na fundamentação das definições que serão tomadas nos processos decisórios.
A) I, II, III e IV.
B) I, II e IV apenas.
C) II, III e IV apenas.
D) I, III e IV apenas.
E) I, II e III apenas.

Devido à importância de planejar, os órgãos de controladoria buscam executar seus planejamentos estratégicos de acordo com as boas técnicas de planejamento e programação de ações.
Assinale a assertiva que descreve corretamente como deve ser esse processo:
A) A definição de execução das ações planejadas é o devido monitoramento do diagnóstico situacional.
B) As ações a serem desenvolvidas na execução do planejamento são descritas no diagnóstico situacional.
C) O diagnóstico situacional deve avaliar as ações definidas no monitoramento da execução do planejamento.
D) O monitoramento deve definir as ações a serem desenvolvidas na execução do planejamento estratégico.
E) Esse processo se inicia com um diagnóstico para identificar as ações a serem desenvolvidas.

A elaboração do mapa estratégico é parte do planejamento estratégico da CGU, que é desenvolvido de acordo com a sua estrutura de governança. Nesse mapa é apresentada uma proposição que determina que a CGU aumente a credibilidade do Estado por meio da participação social e do combate à corrupção, entre outras ações.
Assinale a assertiva que analisa essa proposição corretamente:
A) Trata-se da declaração de visão estratégica da CGU.
B) Essa proposição define os valores internos da CGU.
C) Essa é a definição da missão institucional da CGU.
D) Essa frase é a definição do objetivo estratégico de processos internos.
E) A frase é trecho dos achados do relatório de monitoramento.

O processo orçamentário serve de instrumento de controle do planejamento governamental, uma vez que gera informações que vão nortear as verificações do sistema de controle. A Lei nº 4.320/64 prevê dois sistemas de controle: o externo e o interno.
Sobre os controles exercidos na administração pública, assinale a alternativa correta:
A) O ato de controlar não está vinculado ao de planejar, porque é impossível por meio do controle, avaliar o processo de planejamento.
B) O controle externo da administração pública é aquele exercido por órgãos internos e secretárias, que fiscalizam as ações da administração pública e o seu funcionamento. Ele é exercido pelo Poder Legislativo, com auxílio dos Tribunais de Contas.
C) O sistema de controle externo é exercido pelas controladorias, na captação de informações que possam servir para o acompanhamento do que foi planejado, a fim de verificar se o que está sendo executado está dentro dos objetivos e metas estabelecidos no planejamento.
D) O controle externo envolve a verificação do exercício regular da competência legal, a fiscalização e o controle dos atos da administração pública, mediante a fiscalização da contabilidade, das movimentações financeiras, orçamentárias, patrimoniais e operacionais.
E) O processo orçamentário serve de instrumento de controle do planejamento governamental, porém ele é incapaz de gerar informações que vão nortear as verificações do sistema de controle.

Mais conteúdos dessa disciplina