Logo Passei Direto
Buscar

Ecologia

Outros
A tirinha abaixo apresenta um exemplo de cadeia alimentar.
A respeito dessa cadeia alimentar, é correto afirmar:
a) Os fluxos de matéria e de energia variam de acordo com o tamanho do consumidor, por isso, quanto maior o tamanho do consumidor maiores serão as quantidades de matéria e de energia nele presentes.
b) As quantidades de matéria e energia presentes em um nível trófico são sempre menores que aquelas presentes no nível trófico seguinte.
c) A energia e a matéria são conservadas ao longo da cadeia alimentar, e seus valores são equivalentes em cada um dos níveis tróficos representados.
d) Parte da matéria e parte da energia do alimento saem da cadeia alimentar na forma de fezes, urina, gás carbônico, água e calor, e, por isso, elas são menores no homem.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à cadeia alimentar: a) Os fluxos de matéria e de energia variam de acordo com o tamanho do consumidor, por isso, quanto maior o tamanho do consumidor maiores serão as quantidades de matéria e de energia nele presentes. - Essa afirmação não é correta, pois a quantidade de energia e matéria não depende apenas do tamanho do consumidor, mas também da eficiência na transferência de energia entre os níveis tróficos. b) As quantidades de matéria e energia presentes em um nível trófico são sempre menores que aquelas presentes no nível trófico seguinte. - Isso está incorreto, pois a energia e a matéria diminuem à medida que se sobe na cadeia alimentar, não o contrário. c) A energia e a matéria são conservadas ao longo da cadeia alimentar, e seus valores são equivalentes em cada um dos níveis tróficos representados. - Essa afirmação é falsa, pois a energia é perdida em cada nível trófico, principalmente na forma de calor, e não é conservada de maneira equivalente. d) Parte da matéria e parte da energia do alimento saem da cadeia alimentar na forma de fezes, urina, gás carbônico, água e calor, e, por isso, elas são menores no homem. - Esta afirmação é correta, pois realmente parte da energia e da matéria é perdida em processos metabólicos e excretórios. Portanto, a alternativa correta é: d) Parte da matéria e parte da energia do alimento saem da cadeia alimentar na forma de fezes, urina, gás carbônico, água e calor, e, por isso, elas são menores no homem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Embrapa avalia o peixe Barrigudinho no controle da dengue.
Analisando a teia alimentar da qual o Barrigudinho ou Guaru faz parte, é correto afirmar que:
a) a larva do Aedes aegypti ocupa a posição de decompositor na teia alimentar, uma vez que utiliza como alimento os restos existentes no ambiente.
b) o Guaru e a barata-d’agua ocupam a posição de consumidores primários nesse ecossistema, sendo importantes no controle da população de larvas de mosquito.
c) a retirada de sapos e rãs, no entorno de lagoas, diminuiria a quantidade de girinos e esse procedimento também poderia funcionar no controle biológico do Aedes aegypti.
d) o uso do Guaru no combate à dengue é um exemplo de controle biológico, pois utiliza um organismo para o controle de pragas, sem alterar o equilíbrio do ecossistema.
e) dependendo da cadeia alimentar considerada nesse ecossistema, o Guaru pode ocupar o papel de consumidor secundário, terciário ou até quaternário.

Você já ouviu falar no vírus Nipah? Pois ele quase provocou uma tragédia na Malásia, em 1998. Ele foi encontrado em morcegos que se alimentavam de frutos (frugívoros). As fazendas de criação de porcos invadiram o ambiente natural dos morcegos. Instalados sob as árvores, os chiqueiros ficaram cheios de frutas mordidas, fezes e urina infectada. Os porcos adoeceram e as pessoas foram contaminadas pela carne ou excrementos dos animais – dos infectados, 50% morreram.
A situação descrita no texto anterior relaciona um caso de:
a) interferência humana no ciclo biogeoquímico do ecossistema local.
b) interferência humana em uma cadeia alimentar.
c) doenças relacionadas à desnutrição dos animais por falta de alimentação.
d) influência do clima, pois no inverno houve grande redução da população.

As pinturas rupestres datam da pré-história do ser humano, em um tempo em que a vida em sociedade e a cultura estavam ainda em evolução inicial. Naquele tempo, era comum encontrar representações em cavernas que retratavam o homem em seu meio natural, como ocorria na atividade de caca a diversos animais. Assim, a relação do homem com o meio ambiente é antiga e enfatiza a importância das relações de interação dos organismos com o meio que os envolve.
Sobre os processos que envolvem as relações ecológicas e dinâmicas das populações dos seres vivos, assinale a alternativa correta.
a) A predação é o único fator a determinar o crescimento populacional de uma espécie de presa, como ocorre com a lebre cujo predador é o lince.
b) As espécies de animais silvestres exibem naturalmente um tipo de crescimento populacional chamado de crescimento exponencial, não regulado pela capacidade de suporte do ambiente.
c) Em uma pirâmide de energia, pode-se considerar o sol como produtor, uma planta como consumidor primário e o ser humano como consumidor secundário.
d) Quanto ao fluxo energético no ecossistema, apenas uma parte da energia permanece na cadeia alimentar, indo ao nível trófico seguinte; o restante é, em parte, eliminado pela respiração celular.
e) O homem pré-histórico, ao consumir a carne de sua caça, não estava participando do ciclo de matéria e do fluxo de energia no ecossistema, já que vivia, desde aquele tempo, em um sistema artificial criado por ele.

O aumento da poluição atmosférica, especialmente pelo acúmulo de gases do efeito estufa, como o , tem acarretado a elevação da temperatura global. Alguns seres vivos, no entanto, apresentam um metabolismo capaz de fixar esse gás em matéria orgânica.
Em condições ideais, o grupo de organismos com maior capacidade de fixar é:
a) levedo
b) bactéria
c) zooplâncton
d) fitoplâncton

Na comemoração dos 100 anos da descoberta da doença de Chagas, a vigilância sanitária vem trabalhando na prevenção de uma nova forma de transmissão da doença: por via oral. A ocorrência da doença de Chagas por transmissão oral está relacionada ao consumo de alimentos contaminados e, desde 2006, é considerada como potencial risco para a saúde pública no Brasil. Os casos mais recentes de transmissão da doença de Chagas por alimento, no Brasil, estão relacionados ao consumo do suco de açaí fresco. Em 2007, 100 ocorrências da doença foram registradas no país, todas na região Norte. A presença da doença de Chagas no açaí está diretamente relacionada à higienização do produto, que é extraído lá na mata e, muitas vezes, vem contaminado pelo barbeiro para os batedouros, explica a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Maria Cecília Martins Brito. Para mudar esta situação, a ANVISA desenvolveu um plano de ação, que identifica quais providências devem ser tomadas pelos órgãos de saúde locais e indica a urgência de execução de cada ação.
Assinale a alternativa que apresenta as medidas cabíveis a esse plano de ação, para evitar o contágio por via oral.
a) Processo de peneiração no ato da colheita, visando separar o barbeiro dos frutos.
b) Conscientização das empresas sobre como obter uma boa carga, como transportar, higienizar, pasteurizar e processar essa matéria-prima de forma correta.
c) Uso de inseticidas nos açaizeiros de forma a combater o vetor.
d) Tratamento dos doentes, eliminar residências de pau-a-pique e combater o vetor pertencente ao gênero Lutzomyia.

A ilustração seguinte representa uma cadeia alimentar.
Nessa cadeia, os insetos classificam-se em:
a) produtores.
b) decompositores.
c) consumidores primários.
d) consumidores secundários.

O texto a seguir se refere ao aproveitamento de energia ao longo dos diversos níveis tróficos da cadeia alimentar. "Desse modo, quando comem plantas, os herbívoros têm à sua disposição apenas 85% da energia originalmente armazenada nas substâncias orgânicas produzidas pela fotossíntese."
Sobre os aspectos ecológicos dos organismos citados no texto, pode-se afirmar que
a) o nicho ecológico do gavião está definido pelo seu papel de predador.
b) os vegetais lenhosos, cactos e as bromélias formam uma população.
c) os répteis e os roedores se alimentam de cactos e bromélias.
d) o nicho ecológico da arara-azul e do acauã é o mesmo nesse hábitat.

O número de casos de malária na Amazônia Legal caiu 31% e, no estado do Pará 21% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010. A malária é uma doença infecciosa aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium que invadem células e multiplicam-se em seu interior. A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de uma pessoa doente, sendo que o macho do mosquito se alimenta da seiva de vegetais.
A situação descrita sobre a endemia amazônica, apresentada no texto, permite afirmar que:
a) O protozoário exerce no homem uma alelobiose do tipo predatismo.
b) O transmissor da malária apresenta uma relação de parasitismo intracelular.
c) A relação ecológica entre o Plasmodium e o Anopheles é considerada intraespecífica.
d) O macho do gênero Anopheles ocupará, numa cadeia alimentar, o segundo nível trófico.
e) A relação ecológica entre a fêmea do mosquito Anopheles e o homem é mutualística.

Mais conteúdos dessa disciplina