Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
A respeito das obrigações de dar, considere:
I. Deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu. II. Se a obrigação for de restituir coisa certa e sobrevier melhoramento ou acréscimo à coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrará o credor, desde que indenize o devedor. III. Nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertencerá ao credor, se o contrário não resultar do título da obrigação.
(A) I.
(B) I e II.
(C) I e III.
(D) II e III.
(E) III.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois se a coisa se deteriora sem culpa do devedor, o credor pode optar por resolver a obrigação ou aceitar a coisa com o abatimento do valor perdido. II. Se a obrigação for de restituir coisa certa e sobrevier melhoramento ou acréscimo à coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrará o credor, desde que indenize o devedor. Falso, essa afirmativa não está correta. O credor não precisa indenizar o devedor pelo melhoramento ou acréscimo que ocorreu sem esforço ou despesa do devedor. III. Nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertencerá ao credor, se o contrário não resultar do título da obrigação. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois, em obrigações de dar coisas determinadas pelo gênero e quantidade, a escolha geralmente cabe ao credor, a menos que o título da obrigação disponha de forma diferente. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: (C) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a cláusula penal no caso de inadimplemento das obrigações, à luz do Código Civil, é INCORRETO afirmar:
a) Incorre de pleno direito o devedor na cláusula penal, desde que, culposamente, deixe de cumprir a obrigação ou se constitua em mora.
b) Sendo indivisível a obrigação, caindo em falta um dos devedores, a pena poderá ser exigida apenas do culpado, isentados os demais devedores.
c) A cláusula penal estipulada conjuntamente com a obrigação pode referir-se à alguma cláusula especial da obrigação.
d) Quando se estipular a cláusula penal para o caso de total inadimplemento da obrigação, esta converter-se-á em alternativa a benefício do credor.
e) Para exigir a pena convencional, não é necessário que o credor alegue prejuízo.

Nas obrigações solidárias:
a) Se o devedor exonerar expressamente da solidariedade um ou mais devedores, não mais subsistirá a dos demais.
b) A obrigação solidária não pode ser pura e simples para um dos cocredores ou codevedores, e condicional, ou a prazo ou pagável em local diferente, para outro.
c) Convertendo-se a prestação em perdas e danos, não mais subsiste a solidariedade.
d) A propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores solidários implicará em renúncia da solidariedade.
e) Cada um dos credores solidários tem direito a exigir do devedor o cumprimento da prestação por inteiro.

Se o devedor a quem compete a escolha se obriga a pagar ao credor, anualmente, dez valiosas obras de arte ou dois milhões de reais, a cada ano que passa:
a) deverá manter a escolha efetuada em determinado tempo.
b) estará privado de optar por prestação diversa no período seguinte.
c) a escolha, que fez num ano, o obrigará a mantê-la no ano seguinte.
d) poderá optar ora pela entrega das obras de arte, ora pelo pagamento daquela quantia, pois a lei reconhece o jus variandi na escolha de prestação sucessiva.
e) deverá fazer um acordo com o credor relativamente à concentração; não havendo unanimidade, o órgão judicante decidirá, findo o prazo por este fixado para a deliberação, indicando qual das prestações deverá ser cumprida para que o devedor se libere.

Na transmissão das obrigações vigora a seguinte regra:
a) o cedente sempre responderá pela existência do crédito e pela solvência do devedor, nas cessões a título oneroso.
b) qualquer das partes pode assinar prazo ao credor para que consinta na assunção da dívida, interpretando-se o seu silêncio como aceitação.
c) a cessão de crédito, salvo disposição em contrário, não abrange os seus acessórios, porque deve ser interpretada restritivamente.
d) o devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como aquelas que vier a ter contra o cedente, mesmo depois de ter conhecimento da cessão.
e) é facultado a terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele, ao tempo da assunção, era insolvente e o credor o ignorava.

De acordo com o Código Civil brasileiro, nas obrigações em que há solidariedade ativa,
a) em regra, convertendo-se a prestação em perdas e danos, não subsistirá mais, para todos os efeitos, a solidariedade.
b) o pagamento feito a um dos credores solidários não extingue a dívida, por expressa vedação legal, tendo em vista a solidariedade existente.
c) convertendo-se a prestação em perdas e danos, não substituirá, para todos os efeitos, a solidariedade.
d) a um dos credores solidários pode o devedor opor as exceções pessoais oponíveis aos outros.
e) enquanto alguns dos credores solidários não demandarem o devedor comum, a qualquer daqueles poderá este pagar.

De acordo com o Código Civil brasileiro, com relação à Assunção de Dívida, é correto afirmar:
a) O novo devedor pode opor ao credor as exceções pessoais que competiam ao devedor primitivo.
b) É facultado a terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento do credor, ficando, em qualquer hipótese, o devedor primitivo coobrigado.
c) Em regra, se a substituição do devedor vier a ser anulada, restaura-se o débito sem todas as suas garantias, por expressa determinação legal.
d) Qualquer das partes pode assinar prazo ao credor para que consinta na assunção da dívida, interpretando-se o seu silêncio como recusa.
e) Em regra, com a assunção da dívida, as garantias especiais, dadas originariamente pelo devedor primitivo, não serão extintas.

Sobre a Cláusula Penal, assinale a alternativa incorreta:
a) a função da cláusula penal é pré-liquidar perdas e danos, fixando previamente indenização.
b) quando se estipular a cláusula penal para o caso de mora, ou em segurança especial de outra cláusula determinada, terá o credor o arbítrio de exigir a satisfação da pena cominada, juntamente com o desempenho da obrigação principal.
c) para exigir o pagamento da quantia estipulada na cláusula penal, o credor tem que alegar prejuízo.
d) a penalidade deve ser reduzida equitativamente pelo juiz se a obrigação principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, tendo-se em vista a natureza e a finalidade do negócio.
e) quando se estipular a cláusula penal para o caso de total inadimplemento da obrigação, esta converter-se-á em alternativa a benefício do credor.

Sobre os juros legais na sistemática do Código Civil de 2002, considere as seguintes proposições e marque a alternativa correta:
I. Os juros podem resultar de estipulação entre as partes e, na ausência de pactuação, a taxa é a fixada em lei.
II. Os juros moratórios resultam do descumprimento da obrigação, enquanto os juros compensatórios decorrem da remuneração do capital.
III. Os juros moratórios são devidos apenas quando alegado prejuízo.
IV. Sendo a obrigação em dinheiro, com prazo estipulado para o pagamento, os juros de mora são contados do vencimento da obrigação.
a) somente as alternativas I, II e III estão corretas
b) somente as alternativas I, II e IV estão corretas
c) somente as alternativas I e III estão corretas
d) somente as alternativas II e III estão corretas
e) somente a alternativa II está correta

Mais conteúdos dessa disciplina