Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Considere o extrato de texto: “Se a felicidade é o bem da alma pautado na virtude, é necessário saber o que é virtude e quais são as virtudes que tornam o homem feliz. “A excelência moral, portanto, é algo como a equidistância, pois como já vimos, seu avo é o meio termo”(Aristóteles, 1991, p. 14)
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de virtude e ato moral proposto por Aristóteles analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
A Aristóteles insiste no fato de que o ato moral deve ser voluntário e consentido.
B Para Aristóteles, a virtude pode ser adquirida independente da prática.
C O ato moral existe a partir do momento da ação, seja ela livre ou coagida.
D A virtude moral é inata, todo homem nasce virtuoso em Aristóteles.
E Uma pessoa comete um ato moral ou imoral mesmo não sabendo.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base no pensamento de Aristóteles sobre virtude e ato moral: A) Aristóteles insiste no fato de que o ato moral deve ser voluntário e consentido. - Esta afirmativa está correta, pois Aristóteles enfatiza que a moralidade está ligada à escolha consciente e voluntária. B) Para Aristóteles, a virtude pode ser adquirida independente da prática. - Esta afirmativa está incorreta, pois Aristóteles acredita que a virtude é adquirida através da prática e da habituar-se a agir de maneira virtuosa. C) O ato moral existe a partir do momento da ação, seja ela livre ou coagida. - Esta afirmativa está incorreta, já que Aristóteles considera que a moralidade está ligada à liberdade de escolha. D) A virtude moral é inata, todo homem nasce virtuoso em Aristóteles. - Esta afirmativa está incorreta, pois Aristóteles argumenta que a virtude não é inata, mas sim adquirida através da prática. E) Uma pessoa comete um ato moral ou imoral mesmo não sabendo. - Esta afirmativa está incorreta, pois Aristóteles acredita que o conhecimento e a consciência são fundamentais para a moralidade. Diante da análise, a alternativa correta é: A) Aristóteles insiste no fato de que o ato moral deve ser voluntário e consentido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o extrato de texto: “A vontade é uma espécie de causalidade dos seres vivos, enquanto racionais, e liberdade seria a propriedade desta causalidade, pela qual ela pode ser eficiente, independentemente de causas estranhas que a determinem.(Kant)”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as reflexões de Kant a respeito da ética e da moral, assinale a alternativa correta:
A Para Kant, a boa vontade é a única coisa que pode ser considerada limitada.
B Segundo Kant neste mundo, bom mesmo, sem limitação, é o ser humano.
C Por natureza, o homem é emoção, e não está submetido às necessidades físicas.
D Para Kant a reflexão moral não trabalha no vazio, pois é sempre uma reflexão sobre um fato.
E Para Kant, a vontade não interfere nas ações morais, sendo algo incompatível com a moralidade.

Atente para a citação: “A boa vontade é essencial e inerente ao homem. Mas o que é a boa vontade? É a vontade submetida à lei e ao dever moral, a necessidade de agir racionalmente segundo à lei”.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a ética kantiana, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
A Kant duvida da existência de uma obrigação moral.
B Para Kant é o entendimento humano que cria os fatos e os fenômenos.

stoicismo, cinismo e epicurismo são escolas filosóficas que buscam, cada uma à sua maneira, responder aos anseios humanos por uma vida de plena realização. Nesse sentido, um aspecto comum a ser mencionado [...] é um modo de vida proposto (e vivenciado) por seus adeptos.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação a partir dos estudos feitos por Pierre Hadot sobre o estoicismo analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
A Pode-se dizer que o estoico se sente preso, sem liberdade, na medida em que tem consciência que não existe outro bem a não ser o bem racional.
B Pierre Hadot afirma que os estoicos são desprezíveis para nossos dias, em que as pessoas estão viciadas em seus celulares e redes sociais.
C O estoicismo defende viver em plena consciência, em plena lucidez, dar toda sua intensidade a cada um de seus instantes e um sentido à toda vida.
D O estoico é alguém que se sente o tempo todo agitado, ansioso e vulnerável.
E O estoicismo defende viver distante do mundo, para não se envolver, sem intensidade e sem muita consciência.

Considere a seguinte informação: “Schopenhauer vê o belo relacionado ao mundo das Ideias platônicas e seu conhecimento como conhecimento intuitivo além das formas do princípio de razão”.
Levando em consideração as informações do dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que descreve as características do conceito de arte formulado por Schopenhauer:
A A arte, para Schopenhauer, nos traz o sofrimento inerente a toda beleza, por ser efêmera.
B O conhecimento estético é racional, e liberta o homem de seus sentimentos.
C A arte repete em suas obras as ideias apreendidas por pura contemplação, isto é, o essencial e permanente de todos os fenômenos do mundo.

Qual alternativa que descreve as características do conceito de arte formulado por Schopenhauer?
A A arte, para Schopenhauer, nos traz o sofrimento inerente a toda beleza, por ser efêmera.
B O conhecimento estético é racional, e liberta o homem de seus sentimentos.
C A arte repete em suas obras as ideias apreendidas por pura contemplação, isto é, o essencial e permanente de todos os fenômenos do mundo.
D O belo atua em nós, de forma que nos traz desejos e vontades, que nos fazem sofrer, por desejar algo que não temos, apenas podemos contemplar.
E A obra de arte facilita a sensação de impotência diante do mundo, principalmente quando não somos nós que a produzimos.

Considere o extrato de texto: 'Kant não sugere a existência da boa vontade: ele a coloca como dado inicial e indiscutível. Mediante esse pressuposto, ele examina em que condições ela existe, ou quais são as condições implicadas por ela – em outros termos, analisa o que significa a boa vontade'. Marque a alternativa correta:
A Para Kant as leis morais devem ser metafísicas e sobrenaturais, isto é, universais.
B Segundo Kant a moral depende unicamente da razão, não pode depender das contingências históricas da humanidade.
C Todas as coisas na natureza agem de acordo com leis, apenas o ser racional as questiona.
D A Moral, para Kant, depende de nossos sentimentos.
E Para Kant, todo princípio moral existe devido ao histórico dos indivíduos e do mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina