Logo Passei Direto
Buscar
Segundo o art. 1º, o Estado brasileiro tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
No tocante ao conteúdo da Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.
a. A Constituição reconhece a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos índios, com o que reconhece a existência de minorias nacionais e institui normas de proteção de sua singularidade étnica, especialmente de suas línguas, costumes e usos.
b. A Constituição estatui que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas.
c. A Constituição determina que a família tem o grave dever, juntamente com a sociedade e o Estado, de assegurar com absoluta prioridade, os direitos fundamentais da criança e do adolescente.
d. A Constituição o define ecologicamente equilibrado como direito de todos e lhe dá a natureza de bem de uso comum do povo.
e. A constituição determina que todas as pessoas, a partir dos 18 anos, devem ser votadas para a representação do que se chama de pluralismo político.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: a) A Constituição reconhece a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos índios, com o que reconhece a existência de minorias nacionais e institui normas de proteção de sua singularidade étnica, especialmente de suas línguas, costumes e usos. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição Federal realmente protege os direitos dos povos indígenas. b) A Constituição estatui que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas. - Esta afirmação também está correta, pois a proteção aos idosos é garantida pela Constituição. c) A Constituição determina que a família tem o grave dever, juntamente com a sociedade e o Estado, de assegurar com absoluta prioridade, os direitos fundamentais da criança e do adolescente. - Esta afirmação é correta, pois a proteção à criança e ao adolescente é um princípio fundamental da Constituição. d) A Constituição o define ecologicamente equilibrado como direito de todos e lhe dá a natureza de bem de uso comum do povo. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição realmente reconhece o meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito de todos. e) A constituição determina que todas as pessoas, a partir dos 18 anos, devem ser votadas para a representação do que se chama de pluralismo político. - Esta afirmação é incorreta. A Constituição estabelece que o voto é obrigatório para os cidadãos a partir dos 18 anos, mas não diz que "devem ser votadas", pois isso não faz sentido no contexto do pluralismo político. Portanto, a alternativa incorreta é: e) A constituição determina que todas as pessoas, a partir dos 18 anos, devem ser votadas para a representação do que se chama de pluralismo político.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as seguintes situações: I – Azulão pretendia obter os registros sobre sua atividade creditícia em organismo que presta serviços para estabelecimentos bancários e lhe foram negados os documentos. II – Amarelinha está na iminência de ser presa injustamente. III – Marronzinho deixou de ganhar uma licitação provavelmente viciada.
Nesse caso, nos termos da Constituição Federal, seria cabível a impetração de:
a. Mandado de segurança para Azulão.
b. Mandado de Injunção para Amarelinha.
c. Habeas corpus para Azulão.
d. Habeas data para Amarelinha.
e. Mandado de Segurança para Marronzinho.

Analise o seguinte excerto: “Diário Oficial da União Publicado em: 22/03/2020 | Edição: 55-L | Seção: 1 - Extra | Página: 1 Órgão: Atos do Poder Executivo MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020 Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: (...) Art. 39. Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.”
Conforme o artigo 39 da Medida Provisória:
a. A vacatio legis é o que determina a obrigatoriedade de cumprimento de determinada lei e, no caso da Medida Provisória em questão, ocorreu a partir de 23/03/2020.
b. A vacatio legis se deu, conforme a regra geral, nos termos da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB (Redação dada pela Lei n. 12.376, de 2010).
c. A vacatio legis corresponde ao tempo de vacância entre a data de publicação de determinada lei e sua efetiva vigência e, nesse caso, se deu de forma excepcional, vez que a própria lei definiu o início de sua vigência.
d. A vacatio legis corresponde à restauração de vigência de determinada lei, por ter a lei revogadora perdido a vigência e, no caso da Medida Provisória em questão, a restauração ocorreu a partir de 23/03/2020.
e. A vacatio legis corresponde à utilização da analogia, dos costumes e dos princípios gerais de direito em caso de omissão da lei, já que a Medida Provisória em questão não foi clara no tocante à data de entrada em vigor.

Leia o texto a seguir: A frase é forte, bonita, assertiva. Faz gosto ouvi-la no meio de um discurso. Em sua versão original, ocupa posição de destaque na Constituição de 1988, logo no Artigo 1º, parágrafo único: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si:
a. A Impessoalidade, a Moralidade e a Eficiência.
b. A Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.
c. O Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
d. O Reformador, o Moderador e a Presidência da República.
e. O Ministério Público e os Tribunais de Contas.

Sobre as características das leis, assinale a alternativa correta.
a. As leis são abstratas porque, do mesmo modo que os bens incorpóreos, elas não possuem corpo físico.
b. As leis são gerais porque sempre que as pessoas se vinculem a um contrato, todos devem obedecer, independentemente de haver ou não se vinculado ao pacto.
c. As leis são elaboradas pelos órgãos do Estado (estatalidade) e diferenciam-se dos costumes com fonte material do direito, posto que estes são forjados dentro da sociedade, ou seja, fora da órbita normativa do Estado.
d. As leis podem ou não ser escritas e publicadas, desde que sejam conhecidas por todos os cidadãos.
e. As leis posteriores não podem modificar os direitos já existentes, independentemente de serem constitucionais ou não.

Thomas Hobbes “Em sua opinião, o direito é imposto pelo Estado. Antes da criação do Estado, existem os direitos naturais das pessoas: cada um pode fazer aquilo que corresponde aos seus desejos e interesses. Isso gera, porém, conflitos e guerras miséria e destruição mútua.
Considerando a História do Direito, seus princípios e classificações, julgue os itens a seguir em V para as sentenças Verdadeiras e F para as sentenças Falsas.
( ) Embora contivesse a Lei de Talião, que instituía a vingança como forma de justiça, o Código de Hammurabi trazia algumas noções elementares do que atualmente se consideram direitos humanos.

Considerando a História do Direito, seus princípios e classificações, julgue os itens a seguir em V para as sentenças Verdadeiras e F para as sentenças Falsas.
A sequência que preenche corretamente os espaços entre os parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Embora contivesse a Lei de Talião, que instituía a vingança como forma de justiça, o Código de Hammurabi trazia algumas noções elementares do que atualmente se consideram direitos humanos, mais especificamente a vedação aos castigos físicos.
( ) A Administração Pública, em sentido subjetivo, compreende o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que executam as funções administrativas estatais.
( ) Na resolução de desavenças e lides surgidas na comunidade, o legislador deve basear-se, primeiramente, na lei penal.
( ) A jurisprudência caracteriza-se pelo nacionalismo, isto é, enquanto a doutrina tende a universalizar-se, a jurisprudência tende a nacionalizar-se, pela contínua adaptação da lei e dos princípios teóricos ao caso concreto.
a. V, V, V e V.
b. F, F, F e F.
c. F, V, F e V.
d. V, F, V e F.
e. V, V, F e F.

Mais conteúdos dessa disciplina