Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os atributos do ato administrativo, assinale a alternativa correta.
Sobre os atributos do ato administrativo, assinale a alternativa correta.
a. Imperatividade é a qualidade pela qual ao Estado é facultado exigir de terceiros apenas cumprimento das obrigações contraídas com ele.
b. Tipicidade é a qualidade pela qual Poder Público pode compelir o administrado sem se valer da via judicial.
C. Presunção de legitimidade é a qualidade que reveste esses atos de se presumirem verdadeiros até prova em contrário.
d. Exigibilidade é a qualidade pela qual os atos administrativos se impõem a terceiros independentemente de sua concordância.
e. Autoexecutoriedade significa que a Administração pode impor aos particulares obrigações, desde que essas passem pelo crivo do Poder Judiciário.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre os atributos do ato administrativo: a) Imperatividade é a qualidade pela qual ao Estado é facultado exigir de terceiros apenas cumprimento das obrigações contraídas com ele. - Esta definição não está correta, pois a imperatividade se refere à capacidade do ato administrativo de impor obrigações a terceiros, independentemente de sua concordância. b) Tipicidade é a qualidade pela qual Poder Público pode compelir o administrado sem se valer da via judicial. - A tipicidade se refere à conformidade do ato administrativo com a lei, e não à capacidade de compelir sem a via judicial. c) Presunção de legitimidade é a qualidade que reveste esses atos de se presumirem verdadeiros até prova em contrário. - Esta definição está correta. A presunção de legitimidade é um dos atributos dos atos administrativos, que os considera válidos até que se prove o contrário. d) Exigibilidade é a qualidade pela qual os atos administrativos se impõem a terceiros independentemente de sua concordância. - Embora a exigibilidade se relacione com a imposição de obrigações, a definição não está totalmente precisa. e) Autoexecutoriedade significa que a Administração pode impor aos particulares obrigações, desde que essas passem pelo crivo do Poder Judiciário. - Esta definição está incorreta, pois a autoexecutoriedade permite que a Administração execute seus atos sem a necessidade de autorização judicial. Portanto, a alternativa correta é: c) Presunção de legitimidade é a qualidade que reveste esses atos de se presumirem verdadeiros até prova em contrário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Administração deve manter-s]e em uma posição de neutralidade em relação aos administrados, ficando proibida de estabelecer discriminações gratuitas. Só pode fazer discriminações que se justifiquem em razão do interesse coletivo, pois as gratuitas caracterizam abuso de poder e desvio de finalidade, que são espécies do gênero ilegalidade. Assinale a alternativa que se refere ao princípio administrativo do enunciado: a. Moralidade. b. Legalidade. c. Eficiência. d. Impessoalidade. e. Publicidade.

De acordo com a Lei 14.133/21, as modalidades licitatórias são:
Assinale a alternativa correta.
a. Convite, concorrência, melhor técnica, menor preço e tomada de preços.
b. Convite, concorrência, maior lance, menor preço e tomada de preços.
c. Concorrência, pregão, leilão, diálogo competitivo e concurso.
d. Concorrência, convite, leilão, menor preço e tomada de preços.
e. Convite, concorrência, concurso, melhor técnica e menor preço.

A atividade econômica é um conjunto de atos destinados a uma finalidade comum (intenção de lucro), que organiza os fatores de produção para produzir ou fazer circular bens ou serviços.
São elementos que constituem a atividade econômica organizada, exceto:
a. Mão de obra.
b. Recursos financeiros.
c. Insumos.
d. Recursos intelectuais.
e. Economia.

Império da Rainha Comércio de Tecidos Ltda. é composto por dois sócios, Amado Batista, com 80% das cotas, e Cidinha das Dores, sócia-gerente, com 20%.
Com base na situação hipotética apresentada e no que dispõe a legislação a ela aplicável, assinale a alternativa correta:
a. Fernanda é Eireli, pois seu patrimônio, em razão da herança do seu pai, é presumidamente superior a cem vezes o salário-mínimo, valor necessário para a instituição de uma Eireli.
b. Conforme a teoria da empresa, durante período que comandou armarinho, Fernanda se qualificou como empresária, pois a atividade de venda de produtos foi a empresa que ela exerceu em nome próprio e por conta própria, e os bens afetados à atividade empresarial compunham estabelecimento empresarial.
c. Império da Rainha Comércio de Tecidos Ltda. terá responsabilidade solidária desde o momento da habilitação de Fernanda Gonçalves na herança do pai, vez que sempre houve a intenção de vender Armarinhos Fernanda.
d. Amado Batista e Cidinha das Dores são os responsáveis pelo Armarinhos Fernanda desde o momento da habilitação na herança do pai de Fernanda Gonçalves, com 80% das cotas, e Cidinha das Dores, sócia-gerente, com 20%, respectivamente.
e. Apenas Fernanda Gonçalves será responsável pela empresa Império da Rainha Comércio de Tecidos, pois ela adquiriu Armarinhos Fernanda, passando todas as empresas para a sua administração, vez que dona do imóvel onde se situa o ponto comercial.

Mais conteúdos dessa disciplina