Logo Passei Direto
Buscar
O início da era dos direitos é reconhecido com o pós-guerra, já que somente depois da Segunda Guerra Mundial é que esse problema passou da esfera nacional para a internacional, envolvendo - pela primeira vez na história - todos os povos.
Em relação ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é correto afirmar:
a ) Embora tenha havido um esforço conjunto das nações após a Segunda Guerra Mundial, a criação das Nações Unidas não passou de um fracasso, pois não houve o respeito esperado pelos países à Carta de 1945.
b ) foi com a Liga das Nações, em 1919, que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos e se deu início à ONU.
c ) Foi após a assinatura do Tratado do Atlântico Norte, em 4 de abril de 1949, e da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos.
d ) A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas.
e ) Foi a Revolução Francesa de 1789 o marco de internacionalização da proteção dos direitos humanos.
User badge image
DireitosHumanizados

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta em relação ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos: a) Embora tenha havido um esforço conjunto das nações após a Segunda Guerra Mundial, a criação das Nações Unidas não passou de um fracasso, pois não houve o respeito esperado pelos países à Carta de 1945. - Essa afirmação é muito negativa e não reflete o impacto positivo que a ONU teve na promoção dos direitos humanos, apesar das falhas. b) Foi com a Liga das Nações, em 1919, que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos e se deu início à ONU. - A Liga das Nações foi um precursor, mas não consolidou a proteção dos direitos humanos como a ONU fez após a Segunda Guerra Mundial. c) Foi após a assinatura do Tratado do Atlântico Norte, em 4 de abril de 1949, e da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que se consolidou a proteção internacional dos direitos humanos. - A OTAN é uma aliança militar e não está diretamente relacionada à proteção dos direitos humanos. d) A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas. - Esta afirmação é correta, pois a Carta da ONU realmente estabeleceu a promoção e proteção dos direitos humanos como um dos seus objetivos principais. e) Foi a Revolução Francesa de 1789 o marco de internacionalização da proteção dos direitos humanos. - Embora a Revolução Francesa tenha sido um marco importante na história dos direitos humanos, a internacionalização efetiva começou após a Segunda Guerra Mundial com a ONU. Portanto, a alternativa correta é: d) A Carta das Nações Unidas de 1945 consolidou o movimento de internacionalização dos direitos humanos, por meio do consenso de Estados que elevaram a promoção desses direitos a propósito e finalidade das Nações Unidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As mudanças científicas possibilitadas com a Biotecnologia levaram os profissionais das áreas biológicas e da saúde a pensar sobre seu agir e a buscar balizas éticas para conduzir seus estudos. Desta problematização é que surge um novo campo da Ética, denominado Bioética, que pode ser considerada uma fusão da 'Ética com a Ciência da vida, como uma ética da vida, integrando a cultura humanística a técnico-científica das ciências naturais'. Assim, indica o conjunto de pesquisas e práticas multidisciplinares, que tem por finalidade a resolução de conflitos éticos provocados pelos avanços biomédicos.
Pode-se afirmar que:
I - a Bioética e o Biodireito são termos sinônimos.
II - a Bioética deu origem ao Biodireito.
a ) Somente o item II está correto.
b ) Nenhum item está correto.
c ) Os itens I e II estão corretos.
d ) Os itens I e II estão incorretos.
e ) Somente o item I está correto.

A Coroa Portuguesa preocupou-se em ocupar o território de Moçambique estabelecendo uma colônia de povoamento somente no século XI X. Esse fato se deu porque
a ) os diversos conflitos na região demandavam a ocupação imediata do território.
b ) Portugal precisava encontrar mais riquezas no interior da nação.
c ) a Conferência de Berlim obrigou Portugal a mudar a política de ocupação do território de Moçambique.
d ) a Coroa Portuguesa decidiu explorar o interior do país.

Entre os povos indígenas, existem diversos papéis de liderança. Eles estabelecem uma distinção entre lideranças às quais chamam "tradicionais" e outras às quais chamam "novas lideranças". As lideranças tradicionais adquirem seu poder com base
a) na sua capacidade de aconselhar, orientar e dirigir certas atividades de interesse comum e acordadas pela coletividade.
b) no uso da força e a submissão violenta dos membros do grupo.
c) na sua capacidade de mando e poder soberano sobre o grupo.
d) no seu domínio do português e maior acesso à educação escolar, que lhes permite atuar como interlocutores entre a comunidade e a sociedade não indígena.

Sobre os direitos humanos da pessoa idosa, examine as afirmativas abaixo.
A partir dessas assertivas é possível afirmar:
I- Embora haja uma preocupação internacional, em especial da ONU, com a proteção dos direitos dos idosos, não há, ainda, uma Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas Idosas.
II- Em 1982, a Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento aprovou o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento da ONU, em Viena, e, em 2002, foi realizada a Segunda Assembleia Mundial das Nações Unidas sobre o Envelhecimento, em Madrid. Com objetivo desenvolver uma política internacional para o envelhecimento para o século XXI, a Assembleia adotou uma Declaração Política e o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento de Madrid.
III- No âmbito nacional, somente há previsão constitucional da proteção das pessoas idosas, não havendo qualquer referência legislativa além da Constituição Federal.
IV- O Estatuto do Idoso, Lei 10.741, de 2 de outubro de 2003, foi um marco jurídico e político importante em âmbito nacional, pois, além de estabelecer um extenso rol de direitos que visam proteger às pessoas idosas, cria medidas de proteção desses direitos, impõem obrigações ao Estado, à sociedade, à família, ao curador e às entidades de atendimento, além de se preocupar com questões de violação destes direitos.
A ) apenas a afirmação II está correta.
B ) todas as afirmacoes estão corretas.
C ) somente a afirmação III está incorreta.
D ) apenas a afirmação III está correta.
E ) todas as afirmações estão incorretas.

Para os povos indígenas, os mitos representam
a ) ideias falsas, que distorcem a realidade ou não correspondem a ela.
b ) o retorno a um tempo de indiferenciação geral em que divindades, homens, animais e plantas se comunicavam entre si.
c ) a maneira de pensar e de expressar categorias, conceitos, imagens, estreitamente vinculados aos seus modos de vida.
d ) coisas ou pessoas fictícias, irreais, de mundos fantásticos e distantes.

O uso de fontes escritas produzidas por missionários e colonizadores nos primeiros séculos de contato deve ser abordado criticamente porque
a) as fontes estão cheias de lacunas e erros históricos.
b) os acontecimentos estão alterados em benefício dos que escreveram a história.
c) são incompletas e não dão conta da diversidade de povos existentes na época.
d) expressam imagens fantasiosas e preconceituosas dos índios, vigentes naqueles contextos.

Mais conteúdos dessa disciplina