Logo Passei Direto
Buscar
O eletrocardiograma é utilizado para análise do sistema cardíaco. Ele é formado por ondas, intervalos e segmentos, sendo três ondas (onda P, complexo QRS e onda T) + dois intervalos (intervalo PR e QT) + dois segmentos (segmentos PR e ST).
Com base no contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O complexo QRS é formado por três ondas: as ondas Q, R e S, e corresponde à medida da primeira alteração do intervalo QRS a partir da linha de base, podendo ser somente positivo, para o retorno final do QRS da linha de base. ( ) Onda T corresponde à repolarização ventricular. Durante todo esse período, os ventrículos devem estar repouso, portanto em diástole. ( ) O intervalo entre o começo da contração atrial até o início da contração ventricular corresponde ao intervalo PR. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V.
B) V - V - F.
C) F - F - V.
D) V - F - V.
User badge image
Questões Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o eletrocardiograma: ( ) O complexo QRS é formado por três ondas: as ondas Q, R e S, e corresponde à medida da primeira alteração do intervalo QRS a partir da linha de base, podendo ser somente positivo, para o retorno final do QRS da linha de base. É falsa. O complexo QRS é de fato formado pelas ondas Q, R e S, mas a descrição sobre "medida da primeira alteração" e "somente positivo" não está correta, pois o complexo QRS pode ser tanto positivo quanto negativo, dependendo da direção da despolarização ventricular. ( ) Onda T corresponde à repolarização ventricular. Durante todo esse período, os ventrículos devem estar repouso, portanto em diástole. É verdadeira. A onda T representa a repolarização dos ventrículos, e durante esse período, os ventrículos estão em diástole, ou seja, em repouso. ( ) O intervalo entre o começo da contração atrial até o início da contração ventricular corresponde ao intervalo PR. É verdadeira. O intervalo PR mede o tempo entre o início da despolarização atrial e o início da despolarização ventricular. Portanto, a sequência correta é: F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a) A) F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A espirometria é um exame não invasivo e indolor muito usado na fisioterapia, que permite o diagnóstico de distúrbios respiratórios. Os riscos são raros para o paciente devido às manobras forçadas, ou quando a condição do paciente compromete o resultado do exame em função da falta de participação (SARMENTO, 2009). Com base na indicação da espirometria, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Medida da extensão do aumento da função pulmonar.
II- Auxílio na determinação do tipo de patologia, se é restritiva, obstrutiva ou mista.
III- Avaliação dos pacientes pré-operatórios, principalmente, os de cirurgias da parede torácica.
IV- A espirometria não é necessária para acompanhamento da progressão da doença nos pacientes.
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.

As extrassístoles são popularmente conhecidas como batimentos extras do coração, ondas que aparecem antes do tempo em que deveriam ocorrer. As extrassístoles podem ocorrer na região dos átrios, dos ventrículos ou em ambos, sendo classificados como extrassístoles atrial, atrioventricular e ventricular. Sobre a extrassístole ventricular, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No caso da extrassístole ventricular, o estímulo é originado em um ponto de um dos ventrículos, e não é mais propagado simultaneamente para os dois ventrículos.
II- As extrassístoles ventriculares podem ocorrer de forma sequencial, e não mais isolada, originando ritmos nos quais existe um certo padrão, sendo repetido de forma regular.
A) A asserção I está correta e a asserção II está incorreta.
B) As asserções I e II estão corretas e a asserção II é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I está incorreta e a asserção II está correta.
D) As asserções I e II estão corretas e a asserção II não é uma justificativa correta da I.

O pico do fluxo é medido com o equipamento pequeno, portátil e de fácil uso o peak flow. O peak flow é usado para analisar o fluxo aéreo nas vias aéreas. Através dos valores das variáveis, é possível identificar se o paciente está com fluxo aéreo normal com alguma resistência. Baseado no peak flow, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O pico de fluxo, ou peak flow, é o fluxo máximo atingido durante uma manobra da capacidade vital forçada. A variável é medida em litros por segundos ou minutos.
II- Os valores de peak flow nos adultos jovens normais podem alcançar mais de 15 litros por segundo (600 l/min).
III- Pacientes com obstrução nas pequenas vias aéreas podem acabar desenvolvendo um alto fluxo antes de existir o fechamento das vias aéreas, apresentando valores de peak flow um pouco normais.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Dentre as anormalidades possíveis de ser identificadas por meio da espirometria, enquadram-se os padrões obstrutivo e restritivo, ou a combinação de ambos, o padrão misto (COSTA; JARNARNI, 2021). Com base nas características de uma obstrução respiratória, assinale a alternativa CORRETA:
A) Um paciente com obstrução tem como alteração respiratória uma diminuição do fluxo inspiratório em relação ao volume pulmonar expirado. Diminuição no volume inspiratório forçado no primeiro segundo dividido pela capacidade vital forçada (Índice de Tiffeneau).
B) Um paciente com obstrução tem como alteração respiratória um aumento do fluxo expiratório em relação ao volume pulmonar expirado. Diminuição no volume expiratório forçado no primeiro segundo dividido pela capacidade vital forçada (Índice de Tiffeneau).
C) Um paciente com obstrução tem como alteração respiratória uma diminuição do fluxo expiratório em relação ao volume pulmonar expirado. Diminuição no volume expiratório forçado no primeiro segundo dividido pela capacidade vital forçada (Índice de Tiffeneau).
D) Um paciente com obstrução tem como alteração respiratória uma diminuição do fluxo expiratório em relação ao volume pulmonar expirado. Aumento no volume expiratório forçado no primeiro segundo dividido pela capacidade vital forçada (Índice de Tiffeneau).

O diagnóstico e tratamento na fisioterapia cardiovascular são determinados a partir do levantamento e análise de vários parâmetros da função pulmonar. Sobre os parâmetros para a avaliação da função pulmonar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O fluxo expiratório forçado 25-75%, ou FEF25%-75%, é o fluxo médio durante a metade da manobra de capacidade vital forçada, sendo, geralmente, registrado em litros por segundo.
( ) O pico de fluxo, ou peak flow, é o fluxo máximo atingido durante uma manobra da capacidade vital forçada. Os valores de peak flow nos adultos jovens normais podem alcançar mais de 10 litros por segundo (800 l/min).
( ) A ventilação voluntária máxima (VVM) é definida como o maior volume que pode ser respirado ao longo de um período de 10 a 12 segundos, com um grande esforço de forma voluntária, sendo registrada em litros por minuto.
A F - F - V.
B V - V - F.
C F - V - F.
D V - F - V.

Os volumes e os fluxos pulmonares são os determinantes fisiológicos analisados na espirometria. A palavra espirometria é originada do latim: spirare significa “respirar” e metrum significa “medida”. Esse termo foi criado em 1789, quando alguns pesquisadores estavam estudando como fazer a verificação dos volumes dentro dos pulmões (GUYTON, 2017).
Com base nos componentes que influenciam os volumes pulmonares da espirometria, assinale a alternativa CORRETA:
A Intensidade somente da pressão expiratória.
B Intensidades das pressões inspiratórias e expiratórias, idade, sexo, altura e composição corporal.
C Idade, sexo e composição corporal.
D Intensidade somente da pressão inspiratória.

A espirometria por si só não permite um diagnóstico definitivo, ela constitui um exame laboratorial auxiliar no diagnóstico e muito importante na reavaliação (COSTA; JARNARNI, 2021). Com o espirômetro se analisa a função pulmonar, através dos parâmetros da espirometria pode ser traçada uma linha de tratamento cardiorrespiratório.
Com base em todos os parâmetros que são observados na espirometria, assinale a alternativa CORRETA:
A Apresenta capacidade vital forçada, volume expiratório forçado total, volume expiratório forçado/capacidade vital forçada, fluxo expiratório forçado, pico de fluxo e a ventilação voluntária máxima.
B Apresenta volume inspiratório forçado total, volume expiratório forçado/capacidade vital forçada e a ventilação voluntária máxima.
C Apresenta capacidade vital forçada, volume inspiratório forçado total, volume expiratório forçado/capacidade vital forçada e a ventilação voluntária máxima.
D Apresenta volume expiratório forçado/capacidade vital forçada, fluxo inspiratório forçado, pico de fluxo e a ventilação voluntária máxima.

Mais conteúdos dessa disciplina