Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Considere o extrato de texto: “A vontade é uma espécie de causalidade dos seres vivos, enquanto racionais, e liberdade seria a propriedade desta causalidade, pela qual ela pode ser eficiente, independentemente de causas estranhas que a determinem.(Kant)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P.91.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as reflexões de Kant a respeito da ética e da moral, assinale a alternativa correta:
A Para Kant, a boa vontade é a única coisa que pode ser considerada limitada.
B Segundo Kant neste mundo, bom mesmo, sem limitação, é o ser humano.
C Por natureza, o homem é emoção, e não está submetido às necessidades físicas.
D Para Kant a reflexão moral não trabalha no vazio, pois é sempre uma reflexão sobre um fato.
E Para Kant, a vontade não interfere nas ações morais, sendo algo incompatível com a moralidade.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nas reflexões de Kant sobre ética e moral: A) Para Kant, a boa vontade é a única coisa que pode ser considerada limitada. É falsa. Para Kant, a boa vontade é a única coisa que é considerada boa sem restrições, ou seja, não é limitada. B) Segundo Kant neste mundo, bom mesmo, sem limitação, é o ser humano. É falsa. Kant não considera o ser humano como bom sem limitações; ele enfatiza a importância da boa vontade e da moralidade. C) Por natureza, o homem é emoção, e não está submetido às necessidades físicas. É falsa. Kant não define o ser humano apenas como emoção; ele considera a razão como fundamental para a moralidade. D) Para Kant a reflexão moral não trabalha no vazio, pois é sempre uma reflexão sobre um fato. É verdadeira. Kant argumenta que a reflexão moral deve estar ligada a princípios e fatos concretos, não sendo uma reflexão abstrata. E) Para Kant, a vontade não interfere nas ações morais, sendo algo incompatível com a moralidade. É falsa. Para Kant, a vontade é central para a moralidade, pois é através da vontade que as ações morais são realizadas. Portanto, a alternativa correta é: D) Para Kant a reflexão moral não trabalha no vazio, pois é sempre uma reflexão sobre um fato.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o extrato de texto: "Se você já estudou filosofia, deve lembrar do cínico Diógenes de Sinope (413 a.C – 323 a.C) e das histórias sobre ele. Discípulo de Antistenes ( 445 a.C a 365 a.C), Diógenes é considerado o emblema do cinismo". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. P. 81
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de cinismo e seus elementos teóricos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
A O cinismo é um modo antigo de praticar a moral, dando ênfase às concepções práticas tradicionais.
B Os cínicos prezavam pelos costumes sociais, pelas etiquetas e demais convenções, e viviam de acordo com o que a sociedade impunha.
C Cínicos, no conceito de filosofia, são pessoas que prezavam pelos bens materiais, buscando acumular o máximo de bens possivel.
D O cinismo é uma ética de ascetismo, de despojamento, o que fazia com que os cínicos se opusessem de modo radical ao consumismo, a tal ponto de viverem como mendigos.
E Essa linha filosófica, chamada cinismo, não possui ética.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o imperativo categórico formulado por Kant analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
A O verdadeiro imperativo moral deve ser um imperativo categórico, que se impõe por si mesmo independentemente de qualquer finalidade contingente.
B O imperativo categórico é um princípio fundado nas éticas eudemonistas, pois afirma a busca pelo prazer.
C Kant iria gostar de viver na pós-modernidade, pois para ele a moral é relativa aos desejos do indivíduo e não tem nada de universal.
D Kant formula o imperativo categórico baseado na individualidades das leis: “Age apenas segundo o seu coração”.
E O imperativo categórico em Kant é o imperativo dos sentimentos do cidadão.

Atente para a citação: “Platão reconhecia a influência dos poetas imitadores sobre a audiência – lembrando que a poesia era feita para ser declamada.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA , R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P.201 Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre arte e educação, assinale a alternativa correta:
Qual é a alternativa correta sobre a relação entre arte e educação segundo Platão e Aristóteles?
A Platão refuta a arte em todas as suas formas e possibilidades educacionais.
B Aristóteles, na Política, disse que a música não serve à educação.
C O conceito tradicional de arte como educação e instrumento de aperfeiçoamento moral foi rejeitado durante toda a Idade Média.
D Apesar de Platão, na República, refutar a arte imitativa, reconheceu e defendeu as formas artísticas nas quais viu instrumentos educacionais úteis.
E O conceito tradicional de arte como educação sofreu alterações significativas a partir do Renascimento e na Idade Média.

Mais conteúdos dessa disciplina