Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Considere o extrato de texto: “Kant não sugere a existência da boa vontade: ele a coloca como dado inicial e indiscutível. Mediante esse pressuposto, ele examina em que condições ela existe, ou quais são as condições implicadas por ela – em outros termos, analisa o que significa a boa vontade”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 87.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre os elementos conceituais da moral kantiana, marque a alternativa correta:
A Para Kant as leis morais devem ser metafísicas e sobrenaturais, isto é, universais.
B Segundo Kant a moral depende unicamente da razão, não pode depender das contingências históricas da humanidade.
C Todas as coisas na natureza agem de acordo com leis, apenas o ser racional as questiona.
D A Moral, para Kant, depende de nossos sentimentos.
E Para Kant, todo princípio moral existe devido ao histórico dos indivíduos e do mundo.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nos conceitos da moral kantiana: A) Para Kant as leis morais devem ser metafísicas e sobrenaturais, isto é, universais. - Falsa. Kant defende que as leis morais são universais e devem ser baseadas na razão, mas não necessariamente metafísicas ou sobrenaturais. B) Segundo Kant a moral depende unicamente da razão, não pode depender das contingências históricas da humanidade. - Verdadeira. Kant argumenta que a moralidade é fundamentada na razão e deve ser universal, não dependendo de circunstâncias históricas ou contingências. C) Todas as coisas na natureza agem de acordo com leis, apenas o ser racional as questiona. - Verdadeira, mas não é a melhor representação do pensamento kantiano. Kant fala sobre a autonomia do ser racional, mas a afirmação não é totalmente precisa em relação à moral. D) A Moral, para Kant, depende de nossos sentimentos. - Falsa. Para Kant, a moralidade não deve depender de sentimentos, mas sim da razão e do dever. E) Para Kant, todo princípio moral existe devido ao histórico dos indivíduos e do mundo. - Falsa. Kant defende que os princípios morais são universais e não dependem do histórico individual ou do contexto. Com base na análise, a alternativa correta é: B) Segundo Kant a moral depende unicamente da razão, não pode depender das contingências históricas da humanidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Considere o extrato de texto: "A vontade é, em todas as ações, uma lei para si mesma, caracteriza apenas o princípio de não agir segundo outra máxima que não seja aquela que possa ter-se a si mesma por objeto como lei universal. (Kant)". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 92
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o imperativo categórico formulado por Kant analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:
A O verdadeiro imperativo moral deve ser um imperativo categórico, que se impõe por si mesmo independentemente de qualquer finalidade contingente.
B O imperativo categórico é um princípio fundado nas éticas eudemonistas, pois afirma a busca pelo prazer.
C Kant iria gostar de viver na pós-modernidade, pois para ele a moral é relativa aos desejos do indivíduo e não tem nada de universal.
D Kant formula o imperativo categórico baseado na individualidades das leis: “Age apenas segundo o seu coração".
E O imperativo categórico em Kant é o imperativo dos sentimentos do cidadão.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as reflexões de Kant a respeito da ética e da moral, assinale a alternativa correta:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P.91
A Para Kant, a boa vontade é a única coisa que pode ser considerada limitada.
B Segundo Kant neste mundo, bom mesmo, sem limitação, é o ser humano.
C Por natureza, o homem é emoção, e não está submetido às necessidades físicas.
D Para Kant a reflexão moral não trabalha no vazio, pois é sempre uma reflexão sobre um fato.

Mais conteúdos dessa disciplina