Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Beber refrigerante em excesso é um risco a saúde dos ossos. A ingestão de mais de quatro latas de 350 ml desta bebida por dia leva o organismo a perder cálcio e fósforo, elementos importantes para uma ossatura forte. No estudo desse assunto é fundamental o conhecimento da configuração eletrônica dos átomos de cálcio e fósforo e de seus íons.
Indique a alternativa correta: Dados: Ca (Z = 20 e A = 40); P (Z = 15 e A = 31)
A O número de prótons do íon Ca2+ é 22.
B O fósforo apresenta número atômico 9.
C O íon Ca2+ é formado pelo ganho de 2 elétrons a partir do átomo neutro.
D O átomo neutro de fósforo tem 5 elétrons na camada de valência.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A) O número de prótons do íon Ca²⁺ é 22. - O número atômico do cálcio (Ca) é 20, o que significa que ele tem 20 prótons. Portanto, essa afirmação está incorreta. B) O fósforo apresenta número atômico 9. - O número atômico do fósforo (P) é 15, não 9. Portanto, essa afirmação está incorreta. C) O íon Ca²⁺ é formado pelo ganho de 2 elétrons a partir do átomo neutro. - O íon Ca²⁺ é formado pela perda de 2 elétrons, não pelo ganho. Portanto, essa afirmação está incorreta. D) O átomo neutro de fósforo tem 5 elétrons na camada de valência. - O fósforo (P) tem 5 elétrons na camada de valência, pois está na coluna 15 da tabela periódica. Portanto, essa afirmação está correta. A alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O cloreto de magnésio (MgCl2), a glicose (C6H12O6) e o ferro sólido (Fe) têm suas estruturas constituídas, respectivamente, por ligações:
A iônica, covalente, covalente
B iônica, covalente, metálica
C iônica, covalente, iônica
D covalente, iônica, metálica

Entre os metais alcalinos terrosos da figura, qual a massa atômica do elemento com maior quantidade de nêutrons?
A 138
B 262
C 226
D 88

Mais conteúdos dessa disciplina