Logo Passei Direto
Buscar
A tradução do mRNA é o processo onde cada sequência de nucleotídeos é traduzida em um aminoácido correspondente, porém, para que isso ocorra, é necessária uma trinca iniciadora e uma de stop, chamada de stop códon.
Assinale a alternativa que indica qual a sequência de aminoácidos que compõe a trica iniciadora.
1. UAG
2. UGG
3. UAA
4. UGA
5. AUG
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A sequência de aminoácidos que compõe a trinca iniciadora é a opção 5. AUG. Essa sequência codifica o aminoácido metionina e é o códon de início da tradução do mRNA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O cromossomo é composto por uma única e longa fita de DNA que está associada a diversas proteínas histônicas ou não, sendo chamado de cromatina. Esse complexo é constituído por dois filamentos, chamados de cromátides que podem ser chamadas de cromátides-irmãs em casos de cromossomos duplicados. A classificação dos cromossomos é feita de acordo com a posição do centrômero, podendo ser: metacêntrico, submetacêntrico, telocêntrico e acrocêntrico.
De acordo com essa classificação, como é denominado o telômero localizado em uma das extremidades:
1. Subacrocêntrico
2. Submetacêntrico
3. Metacêntrico
4. Acrocêntrico
5. Telocêntrico

A depuração plasmática renal consiste no volume de sangue que é purificado de um substância em um determinado tempo. Alta taxa de depuração pode indicar excreção eficiente de uma substância pela urina e uma depuração baixa indica excreção ineficiente.
Em relação ao tipo de amostra de urina coletada para esse tipo de exame, qual a indica?
1. Pós prandial
2. Urina aleatória
3. Primeira da manhã
4. Urina 24 horas
5. Urina coletada via cateter

A atuação de citocinas durante a reação inflamatória é importante, pois o aumento dessas citocinas permite a presença de determinadas células, como o monócito. A atuação dos monócitos na resposta inflamatória, depende de sua diferenciação e maturação, sendo esse processo desencadeado pelo aumento de determinadas citocinas.
Assinale a alternativa que indica quais as citocinas responsáveis por essa diferenciação.
1. CSF e Interferon gama
2. GM-CSF, IL-13
3. GM-CSF, M- CSF e IL-5
4. IL-5, IL-13 e IL-2
5. M-CSF e IL-12

A imunidade inata ou imunidade natural, responde de forma rápida a processos infecciosos, mesmo sem possuir especificidade contra antígenos específicos.
Sobre a imunidade inata, é incorreto afirmar:
1. Células Natural killer fazem parte da imunidade inata e são conhecidas como células assassinas.
2. A imunidade natural é constituída por barreiras físicas, neutrófilos, macrófagos, células dendríticas e proteínas presentes no sangue.
3. A imunidade inata fornece a defesa contra infecções de primeira, durante as primeiras 12 horas de infecção.
4. A imunidade natural atua de forma especifica para moléculas compartilhadas por grupos de microrganismos e consegue diferir se o agente agressor é uma bactéria ou fungo, por exemplo.
5. As barreiras epiteliais formam uma barreira física entre o microrganismo e o hospedeiro, a perda da integridade das camadas epiteliais por trauma deixa o indivíduo susceptível a infecções.

Receptores de canais iônicos disparados por ligantes possuem como principal característica, promover respostas celulares breves e rápidas, pois aumentam rapidamente o influxo de íons permeáveis ao canal iônico associado.
Em relação a esse tipo de receptor, assinale a alternativa que indica um receptor desse grupo.
1. Adrenoceptores alfa e beta
2. Receptores esteroides
3. Receptores de insulina
4. Receptores de glucagon
5. Receptores colinérgicos nicotínicos

A replicação do DNA é o processo de duplicação de uma molécula de DNA que envolve a ação de várias enzimas (helicase, topoisomerase, primase e outras) com funções totalmente distintas, mas igualmente importantes.
Assinale a alternativa que indica a função da topoisomerase:
1. Retirada dos fragmentos de Okasaki
2. Adiciona os primers
3. Realiza a polimerização da fita
4. Impede o enovelamento das fitas
5. Abertura das fitas

Apesar de suas principais funções ser regular o volume de água e eliminar resíduos não necessários ao corpo, os rins desempenham funções distintas.
Em relação as diversas funções dos rins, avalie as afirmativas abaixo e as considere verdadeiras ou falsas:
( ) Promove a manutenção da osmolaridade do sangue ao regular a perda de água e solutos na urina;
( ) Regular o nível sanguíneo de glicose por meio da utilização da insulina na gliconeogenese;
( ) Produzir hormônios como o 1,25-diidroxicolicalciferol, que atua na homeostasia do cálcio e a eritropoietina que estimula a produção dos eritrócitos;
( ) Regular a pressão arterial por meio da secreção da renina e consequente ativação do sistema renina angiotensina aldosterona.
1. F, V, V, V
2. F, V, F, F
3. F, V, F, V
4. V, F, V, V
5. V, V, V, V

A filtração glomerular é a primeira etapa na formação da urina pelos rins, onde o plasma é filtrado diariamente pelo glomérulo, formando uma média de volume diário de 150L em mulheres e 180L nos homens.
Assinale a alternativa incorreta sobre essa etapa.
1. A filtração de grandes proteínas plasmáticas é impedida pela lâmina basal, localizada entre o endotélio e os podócitos.
2. Cerca de 99% do filtrado retorna para a corrente sanguínea via reabsorção tubular, portanto, apenas 1 a 2 litros são excretados como urina.
3. As substancias filtradas do sangue atravessam duas barreiras, uma composta por células endoteliais glomerulares e uma lâmina basal.
4. A membrana de filtração permite a passagem de água e pequenos solutos, mas impede a maioria das proteínas plasmáticas.
5. A filtração glomerular depende de três pressões principais, uma que estimula a filtração e dois que resistem a filtração.

Mais conteúdos dessa disciplina