Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da evolução histórica do Direito Autoral no Brasil, assinale a alternativa correta.
a. A Constituição brasileira de 1824 foi a primeira a consagrar no país a proteção aos direitos autorais, embora de forma limitada, porquanto concentrada apenas no aspecto patrimonial.
b. A Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, de 9 de setembro de 1886, ainda não foi formalmente incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro, porque está pendente de promulgação pelo Presidente da República.
c. No Código Civil de 1916, com a morte do autor de obra literária, artística ou científica, a exploração da obra pelos seus herdeiros e sucessores era garantida por prazo indefinido.
d. A Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, garante a proteção aos direitos autorais de nacionais de outros países, desde que haja tratamento recíproco conferido aos brasileiros.
e. A Constituição de 1988 tutelou os direitos de autor e os que lhe são conexos e, porque são reputados bens móveis, para efeitos legais, não incide a diretriz da socialidade consubstanciada na função social da propriedade.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a evolução histórica do Direito Autoral no Brasil: a) A Constituição brasileira de 1824 foi a primeira a consagrar no país a proteção aos direitos autorais, embora de forma limitada, porquanto concentrada apenas no aspecto patrimonial. - Esta afirmação é verdadeira, pois a Constituição de 1824 realmente mencionava a proteção aos direitos autorais, mas de forma limitada. b) A Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, de 9 de setembro de 1886, ainda não foi formalmente incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro, porque está pendente de promulgação pelo Presidente da República. - Esta afirmação é falsa, pois o Brasil já incorporou a Convenção de Berna ao seu ordenamento jurídico. c) No Código Civil de 1916, com a morte do autor de obra literária, artística ou científica, a exploração da obra pelos seus herdeiros e sucessores era garantida por prazo indefinido. - Esta afirmação é falsa, pois o Código Civil de 1916 estabelecia um prazo determinado para a exploração dos direitos patrimoniais. d) A Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, garante a proteção aos direitos autorais de nacionais de outros países, desde que haja tratamento recíproco conferido aos brasileiros. - Esta afirmação é verdadeira, pois a lei realmente prevê a proteção recíproca. e) A Constituição de 1988 tutelou os direitos de autor e os que lhe são conexos e, porque são reputados bens móveis, para efeitos legais, não incide a diretriz da socialidade consubstanciada na função social da propriedade. - Esta afirmação é falsa, pois a Constituição de 1988 reconhece a função social da propriedade, incluindo os direitos autorais. Após essa análise, a alternativa correta é a) A Constituição brasileira de 1824 foi a primeira a consagrar no país a proteção aos direitos autorais, embora de forma limitada, porquanto concentrada apenas no aspecto patrimonial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Carlos Alberto Bittar, em sua obra "Direito de Autor", conceitua o Direito de Autor nos seguintes termos: "Em breve noção, pode-se assentar que o Direito de Autor ou Direito Autoral é o ramo do Direito Privado que regula as relações jurídicas, advindas da criação e da utilização econômica de obras intelectuais estéticas e compreendidas na literatura, nas artes e nas ciências."
Acerca da legislação sobre direitos autorais, marque V ou F.
1) É possível identificar dois modelos ou sistemas legislativos de proteção aos direitos autorais: o francês e o inglês.
2) O Brasil adotou o modelo inglês de proteção dos direitos autorais, já que a legislação brasileira dá maior relevo à exploração econômica das obras (aspecto patrimonial), em detrimento da proteção ao autor (aspecto moral).
3) A Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973, foi um marco na evolução da história dos direitos autorais no Brasil, porquanto foi o primeiro ato normativo a disciplinar de forma sistemática e autônoma matéria que era objeto de diversas leis esparsas.
4) Os direitos autorais sobre os programas de computador, considerados obras intelectuais sujeitas a proteção, foram exaustivamente disciplinados na Lei nº 9.610, de 1998.
5) A Constituição de 1988, em seu art. 5º, XXVII, assegurou aos autores o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.
Resposta 1: VERDADEIRO
Resposta 2: FALSO
Resposta 3: VERDADEIRO
Resposta 4: FALSO
Resposta 5: VERDADEIRO

Associe as definições abaixo aos seus respectivos conceitos:
a) Ramo do Direito que cuida da proteção jurídica concedida pelo Estado às criações do espírito e da inteligência humana que tenham finalidade estética ou utilitária.
b) Ramo do Direito que regula as relações referentes às obras de cunho utilitário.
c) Ramo do Direito que regula as relações jurídicas decorrentes da criação e da utilização de obras estéticas.
Resposta 1: Propriedade Intelectual
Resposta 2: Direito da Propriedade Industrial
Resposta 3: Direito Autoral

Mais conteúdos dessa disciplina