Logo Passei Direto
Buscar
Para entender a crescente demanda pela educação superior, ocorreu uma grande expansão no fim da década de 1990, impulsionada pela:
Escolha uma:
a. Iniciativa pública.
b. Iniciativa democrática.
c. Iniciativa organizacional.
d. Iniciativa privada.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para entender a expansão da educação superior no Brasil no fim da década de 1990, é importante considerar o contexto histórico e as políticas que estavam em vigor. Durante esse período, houve um aumento significativo na participação do setor privado na oferta de cursos superiores, além de políticas que incentivaram a criação de novas instituições de ensino. Analisando as alternativas: a) Iniciativa pública - Embora o setor público tenha um papel importante, a expansão foi muito impulsionada pela iniciativa privada. b) Iniciativa democrática - Essa opção não se relaciona diretamente com a expansão da educação superior. c) Iniciativa organizacional - Essa opção é muito vaga e não se refere especificamente ao contexto da educação superior. d) Iniciativa privada - Esta opção é a mais correta, pois a expansão da educação superior foi amplamente impulsionada pela criação de instituições privadas. Portanto, a alternativa correta é: d) Iniciativa privada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Historicamente, os planos sociais têm se situado nos períodos de duração dos governos (em média 4 anos) e podem ser classificados na temporalidade como: longo, médio e curto prazo. Portanto, a execução de Planejamento pode ser classificada no período de:
Escolha uma:
a. Planejamento em curto prazo geralmente é executado num período de quatro anos; Planejamento em médio prazo é executado no período de quatro a cinco anos; Planejamento em longo prazo compreende de seis anos ou mais.
b. Planejamento em curto prazo geralmente é executado num período de um ano; Planejamento em médio prazo é executado no período de um a três anos; Planejamento em longo prazo compreende de três anos ou mais.
c. Planejamento em curto prazo geralmente é executado num período de um ano; Planejamento em médio prazo é executado no período de dois a três anos; Planejamento em longo prazo compreende de três anos ou mais.
d. Planejamento em curto prazo geralmente é executado num período de um ano; Planejamento em médio prazo é executado no período de um a cinco anos; Planejamento em longo prazo compreende de dez anos ou mais.

Depresbiteris (2003) afirma que existe uma diferença entre medidas referenciadas à norma e medidas referenciadas ao critério. Em relação a essas medidas pode-se afirmar que:
Analisando as afirmativas são corretos os itens:
I) As medidas referenciadas à norma têm o objetivo de verificar o desempenho de um estudante com relação ao de outros estudantes.
II) As medidas referenciadas ao critério têm o objetivo de constatar o desempenho de um estudante com relação a critérios ou desempenho padrão.
III) As medidas referenciadas à norma têm o objetivo de orientar ações de melhoria com relação aos comportamentos falhos e estimular os estudantes em caso de sucesso.
IV) As medidas referenciadas ao critério têm o objetivo de selecionar e classificar os estudantes e indicar os mais aptos.
a. As alternativas I e II estão corretas e as alternativas III e IV estão incorretas.
b. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
c. Somente as alternativas III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas com exceção da primeira.

Quando falamos em Planejamento é correto afirmar que:
Analisando as afirmativas são corretos os itens:
I) O planejamento é um processo inconstante, não deve estar em processo de alterações, com intuito de identificar seu contexto social e as possibilidades de transformações. Dá-se em um determinado período histórico, e por isso não é condicionado pelo contexto social, cultural, econômico de determinado momento, e tão pouco pode ser alterado e reformulado.
II) O planejamento é um processo metódico de abordagem racional e científica, portanto, é constituído com base em conhecimentos prévios da realidade por meio do embasamento teórico, impulsionando para o reconhecimento teórico e metodológico das ações de intervenção e, acima de tudo, do próprio contexto social onde se estabelecem os problemas sociais.
III) O planejamento é um processo permanente, deve estar em constante processo de alterações, com intuito de identificar seu contexto social e as possibilidades de transformações. Dá-se em um determinado período histórico, e por isso é condicionado e influenciado pelo contexto social, cultural, econômico de determinado momento, podendo ser alterado e reformulado.
IV) Planejamento é primordial para o desenvolvimento, monitoramento e avaliação de ações que podem alterar o contexto social, bem como ressaltar que é uma ação estritamente racional na medida em que nos embasamos em fatos, dados reais, previsão de resultados, pré-determinação de objetivos/metas e estabelecimento de etapas para o desenvolvimento das atividades.
a. Somente as alternativas I e II estão corretas.
b. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
c. Somente as alternativas I e IV estão corretas.
d. Somente a alternativa III está correta.

De acordo com as autoras De Borba; Ferri; Hostins apresentam a importância da diferença entre os dois critérios para procedimento avaliativo: o professor deve saber discernir os critérios de realização da atividade dos critérios de aprendizagem e manter o necessário equilíbrio entre eles. Mediante isso, como o professor deve tomar como referência os critérios de aprendizagem?
Analisando as afirmativas são corretos os itens:
I) O professor se propõe a avaliar se o seu estudante analisa as informações para explicar seu ponto de vista, apresenta hipóteses, prepara conclusões a partir de um conjunto de informações, utiliza conhecimentos para selecionar estratégias.
II) O professor se propõe a avaliar se o estudante conhece as normas da ABNT na apresentação de um trabalho escrito, mesmo que este não tenha nenhuma coerência argumentativa.
III) O professor se propõe a avaliar se o estudante realizou as atividades de matemática erroneamente, mas entregou na data prevista.
a. Somente a alternativa III está correta.
b. Somente a alternativa I está correta.
c. A alternativa I está correta e as alternativas II e III estão incorretas.
d. As alternativas I e III estão corretas.

Nas últimas décadas, ocorreram mudanças socioeconômicas e culturais, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de tecnologias da informação, levando a busca constante de conhecimentos, que acabou por impulsionar a educação superior. No que diz respeito à Educação Superior é correto afirmar que:
Analisando as afirmativas são corretos os itens:
I) É através da educação que a sociedade pode resgatar sua formação, assim contribuir para o desenvolvimento social mais justo. Nessa perspectiva as Instituições de Ensino Superior tem o objetivo de proporcionar conhecimento com a intenção de assegurar o desenvolvimento social.
II) A Educação Superior tem muitos desafios para enfrentar, além de fazer parte do desenvolvimento econômico e social da sociedade, porém os caminhos são longos como produzir conhecimentos, participar de pesquisas e na formação de profissionais.
III) As Instituições de Ensino Superior tem o objetivo de proporcionar conhecimento com a intenção de visar apenas lucros.
IV) A Educação Superior tem muitos desafios para enfrentar, além de fazer parte do desenvolvimento econômico e social da sociedade e garantir a qualidade de ensino.
a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
c. Somente as alternativas I e IV estão corretas.
d. Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

A IES e seus gestores não devem aceitar apenas índices e uma politica controladora para garantir sua qualidade. Cada Instituição de Ensino Superior (IES) deve alinhar a qualidade à missão institucional e aos objetivos dos seus cursos. Daí a importância da CPA que deve ser muito participativa e reflexiva, menos burocrática e tecnicista. No que diz respeito à CPA, pode-se afirmar que:
Analisando as afirmativas são corretos os itens:
I) Através das avaliações internas representadas pela CPA, busca-se mediar e integrar intenções específicas de vários grupos interessados, como dirigentes, comunidade acadêmica, pais e estudantes, sociedade civil na perspectiva de promover mudanças para melhoria da qualidade na educação superior.
II) Os eixos de sustentação e legitimidade da CPA são resultantes das formas de participação e interesse da comunidade acadêmica, além da inter-relação entre atividades pedagógicas e gestão acadêmica e administrativa.
III) A CPA tem exercido um papel importante à medida que recria novas formas de comunicação, participação e mediação, seja através dos questionários de avaliação, pelas mídias ou pelos mecanismos de participação direta, através de caixas de sugestões colocadas em locais de fácil acesso.
IV) Logo, os resultados das avaliações da CPA pelo INEP devem alimentar o processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho da IES e contribuem como mecanismos para o planejamento de ações de melhorias permanente da qualidade em educação superior.
a. Somente as alternativas I, II e III estão corretas
b. Somente a alternativa I está correta.
c. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
d. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

As avaliações institucionais previstas pelo SINAES podem ser internas e externas. Como são denominadas as comissões que avaliam tais avaliações?
Escolha uma:
a. As avaliações internas, autoavaliações são realizadas por uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) e as externas são realizadas por comissões designadas pelo INEP.
b. As avaliações externas pelo INEP e as avaliações internas pelo MEC.
c. As avaliações externas e internas são realizadas pela comissão do SINAES.
d. As avaliações internas, autoavaliações são realizadas por comissões Própria de Avaliação (CPA) e as externas são realizadas por comissões designadas pelo INEP e as externas são realizadas por uma Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Os docentes bacharéis com formação que assumem a profissão de professores universitários estão, nesse contexto e em função de uma ausência de formação específica, pouco preparados para lidar com as questões pedagógico-didáticas. Neste contexto como exercem sua prática pedagógica?
Escolha uma:
a. Exercem uma prática avaliativa da forma como foram avaliados em toda sua trajetória escolar, copiando modelos de seus professores, ou então, vão criando, a partir de suas vivências e do bom senso, as maneiras de se avaliar os desempenhos dos seus estudantes.
b. Exercem uma prática avaliativa se preocupando somente em atribuir notas e passar os estudantes para o próximo semestre.
c. Exercem uma prática avaliativa sem se preocupar na formação do estudante.
d. Exercem uma prática avaliativa diferenciada de sua trajetória escolar, criando modelos para avaliar o desempenho dos estudantes.

Mais conteúdos dessa disciplina