Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
As câmaras de bronzeamento artificial funcionam basicamente com lâmpadas de gás que emitem radiação ultravioleta. Foram proibidas no Brasil no ano de 2009 por causa do aumento do risco de se desenvolver doenças, como o câncer de pele, por exemplo.
Qual modelo atômico, baseado em qual justificativa, é melhor capaz de explicar a emissão desse tipo de radiação pela lâmpada de gás?
a. Thomson, pois as lâmpadas de gás funcionam como Tubos de Crookes, que quando sujeitas a uma diferença de potencial emitem feixe de elétrons que tem poder de bronzear.
b. Rutherford, pois os elétrons do gás da lâmpada são independentes do núcleo do átomo. Eles são acelerados até a pele bronzeando-a.
c. Bohr, pois os átomos são divididos em prótons, nêutrons e elétrons, sendo que os elétrons podem se soltar do átomo atingindo a pessoa a ser bronzeada.
d. Rutherford, pois parte da radiação alfa gerada na lâmpada atravessa os átomos e atingem a pessoa que vai se bronzear.
e. Bohr, pois os elétrons no gás da lâmpada são excitados quando a lâmpada é acesa, devido a uma diferença de potencial, e emitem radiação ultravioleta ao voltar para um nível de mais baixa energia.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender como as lâmpadas de gás funcionam e qual modelo atômico melhor explica a emissão de radiação ultravioleta. As lâmpadas de gás, quando ligadas, criam uma diferença de potencial que excita os elétrons nos átomos do gás. Quando esses elétrons retornam a um nível de energia mais baixo, eles emitem radiação, que pode incluir radiação ultravioleta. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Thomson - O modelo de Thomson fala sobre a "pasta de frutas", onde os elétrons estão distribuídos em uma "massa" positiva. Não é o mais adequado para explicar a emissão de radiação ultravioleta. b) Rutherford - Embora o modelo de Rutherford tenha uma visão mais avançada do átomo, ele não explica adequadamente a emissão de radiação ultravioleta. c) Bohr - O modelo de Bohr é relevante, mas a afirmação de que os elétrons podem se soltar do átomo não é precisa. d) Rutherford - A radiação alfa não é o tipo de radiação emitida pelas lâmpadas de gás, então essa opção não é correta. e) Bohr - Esta opção explica corretamente que os elétrons no gás são excitados e emitem radiação ultravioleta ao retornarem a um nível de energia mais baixo. Portanto, a alternativa correta é: e) Bohr, pois os elétrons no gás da lâmpada são excitados quando a lâmpada é acesa, devido a uma diferença de potencial, e emitem radiação ultravioleta ao voltar para um nível de mais baixa energia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É sabido que determinada máquina de Carnot opera entre fontes de temperaturas 210K e 700K. A máquina recebe 1700J de calor da fonte quente e então rejeita uma certa quantidade de calor para a fonte fria.
Determine o trabalho realizado pela máquina de Carnot descrita acima:
a. 510 J.
b. 1000 J.
c. 1490 J.
d. 1190 J.
e. 700 J.

Na universidade onde estuda, Laura fez um experimento com uma barra de cobre. Após medir a massa da barra, Laura aqueceu sua temperatura em 50ºC. Sabendo que a massa da barra era de 30g e o calor específico do cobre é 0,093cal/g.ºC, ela calculou quanta energia precisou fornecer para aumentar a temperatura.
Marque a alternativa que aponta a quantidade de energia usada para aquecer a barra.
a. 1,395 J.
b. 1,395 cal.
c. 139,5 cal.
d. 139,5 J.
e. 13,95 cal.

O experimento realizado por Ernest Rutherford revolucionou o conceito de átomo. O experimento consistia em bombardear uma folha de ouro de uma espessura muito fina com partículas alfa. Essa folha de ouro estava inserida num sistema revestido por um filme fluorescente, que emitia luz quando atingido pelas partículas alfa.
O experimento proposto por Rutherford modificou o entendimento do átomo, pois:
a. afirmou que os elétrons orbitam o núcleo em níveis bem definidos de energia;
b. deduziu que o átomo é indivisível.
c. mostrou que o átomo possui um núcleo com prótons e nêutrons e elétrons orbitando ao seu redor;
d. concluiu que o átomo tem um núcleo pequeno e positivo com elétrons orbitando em volta;
e. provou que o átomo é composto por um fluido de carga positiva envolto de cargas negativas;

No laboratório em que trabalha um estudante de física brinca com uma pequena esfera de alumínio maciça que possui 15mL de volume. Como a densidade do alumínio é pequena (2,7g/cm³), o estudante repara que a esfera é bem leve. Sabendo que o calor específico do alumínio é 0,22cal/g. ºC, determine a capacidade térmica da esfera.
Escolha uma:
a. 891 cal/ ºC
b. 8,91 cal/ ºC
c. 8,91. cal/ ºC
d. 0,891 cal/ ºC
e. 8,91.

Simões está com pressa e tem apenas 4 minutos disponíveis para ferver a água do seu café. Ele liga um aquecedor que fornece calor a uma taxa constante de 150 calorias por segundo para uma massa de 900g de água inicialmente a 20 ºC. Sabendo que o calor específico da água é 1cal/g ºC, Simões conseguirá ferver a água?
Escolha uma:
a. Não, pois a quantidade de calor fornecida pelo aquecedor é capaz de elevar a temperatura da água em apenas 60ºC.
b. Sim, pois a quantidade de calor fornecida pelo aquecedor é suficiente para elevar a temperatura da água em exatos 80ºC.
c. Não, pois a quantidade de calor fornecida pelo aquecedor é capaz de elevar a temperatura da água em apenas 40ºC.
d. Não, pois a quantidade de calor fornecida pelo aquecedor é capaz de elevar a temperatura da água em apenas 20ºC.
e. Sim, pois a quantidade de calor fornecida pelo aquecedor é maior do que a necessária para ferver a água.

Mais conteúdos dessa disciplina