Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: "O filósofo prossegue, em seu tratado sobre a alma, estabelecendo, antes de qualquer coisa, o objetivo desse estudo: descobrir a natureza e a substância da alma, assim como seus atributos." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIMÕES, Mauro. Cardoso. Os Caminhos da reflexão Metafísica: fundamentação e crítica. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 115.
Considerando o fragmento acima e os demais conteúdos do livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, marque a alternativa que define corretamente o que é alma para Aristóteles:
A A alma representa a personalidade do indivíduo, aquilo que o define o generaliza enquanto membro da espécie.
B A alma é na verdade a razão sendo atualizada, por isso Aristóteles acreditava na imortalidade da alma e na sua ressurreição.
C Ser e alma são duas dimensões do ente universal.
D A razão é uma manifestação da alma imortal, uma aprova a indicar a origem divina da humanidade.
E A alma é concebida como ato primeiro do corpo e como responsável pela sensação, movimento e inteligência.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre a definição de alma para Aristóteles, vamos analisar cada uma das alternativas: A) A alma representa a personalidade do indivíduo, aquilo que o define e generaliza enquanto membro da espécie. - Esta definição não reflete a visão aristotélica, que é mais sobre a função e a essência do ser. B) A alma é na verdade a razão sendo atualizada, por isso Aristóteles acreditava na imortalidade da alma e na sua ressurreição. - Aristóteles não defende a imortalidade da alma da mesma forma que Platão, então essa afirmação não é precisa. C) Ser e alma são duas dimensões do ente universal. - Embora Aristóteles discorra sobre o ser, essa definição não é a mais adequada para a alma. D) A razão é uma manifestação da alma imortal, uma prova a indicar a origem divina da humanidade. - Aristóteles não considera a alma como imortal da mesma forma que Platão, então essa afirmação não é correta. E) A alma é concebida como ato primeiro do corpo e como responsável pela sensação, movimento e inteligência. - Esta alternativa reflete a visão de Aristóteles, que vê a alma como a forma do corpo, responsável por suas funções vitais. Portanto, a alternativa correta é: E) A alma é concebida como ato primeiro do corpo e como responsável pela sensação, movimento e inteligência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “A alma do homem ou intelecto (somente uma capacidade, um desejo), para conhecer a verdade, depende dos sentidos como ponto de partida.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIMÕES, Mauro. Cardoso. Os Caminhos da reflexão Metafísica: fundamentação e crítica. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 137.
Considerando o fragmento acima e os demais conteúdos do livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, assinale a alternativa que responde, de forma correta, como Santo Agostinho explica a origem das almas:
A Cada alma é criada por Deus no ato da concepção.
B As crianças recebem a alma dos pais, o que agostinho chamou de traducianismo.
C Todas as almas já existem no céu. Quando uma criança nasce a alma escolhida para reencarnar, entra no corpo da criança.
D A alma humana nasce da própria biologia humana. A alma é mente e a mente é um reflexo do cérebro.