Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Charaudeau e Maingueneau, NÃO seria uma premissa do discurso:
A - Apresenta objetos linguísticos impregnados de questões sociais e ideológicas.
B - Compreende uma unidade completa que ativa memória e ressignificação.
C - Organiza sequências de palavras com efeito real e maior do que uma mera frase.
D - Pressupõe a existência de sujeitos implicados em certos contextos e condições de produção.
E - Traz um diálogo entre sociedade e texto.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que Charaudeau e Maingueneau consideram premissas do discurso. A - Apresenta objetos linguísticos impregnados de questões sociais e ideológicas. Essa é uma premissa do discurso, pois o discurso é sempre influenciado por contextos sociais e ideológicos. B - Compreende uma unidade completa que ativa memória e ressignificação. Essa também é uma premissa válida, já que o discurso é visto como uma unidade que pode evocar memórias e significados. C - Organiza sequências de palavras com efeito real e maior do que uma mera frase. Essa é uma característica do discurso, que vai além da simples organização de palavras. D - Pressupõe a existência de sujeitos implicados em certos contextos e condições de produção. Essa é uma premissa fundamental, pois o discurso é sempre produzido por sujeitos em contextos específicos. E - Traz um diálogo entre sociedade e texto. Essa também é uma premissa do discurso, pois o texto e a sociedade estão interligados. Analisando as alternativas, todas as opções apresentadas são, de fato, premissas do discurso segundo Charaudeau e Maingueneau. No entanto, a questão pede a alternativa que NÃO seria uma premissa do discurso. A alternativa que se destaca como menos diretamente relacionada às premissas do discurso é a C, pois a organização de sequências de palavras, embora importante, não é uma premissa fundamental como as outras. Portanto, a resposta correta é: C - Organiza sequências de palavras com efeito real e maior do que uma mera frase.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Foucault (1996) explica que determinadas situações externas que envolvem o discurso se dão pelo fato de que este é atingido por três sistemas de exclusão quais sejam: palavra proibida (interdição); a segregação da “loucura” (separação e rejeição) e a vontade da verdade (consenso da verdade).
Analise as proposições abaixo, sobre os três sistemas de exclusão que envolvem o discurso, e assinale a alternativa correta sobre elas.
I. A interdição, ou “palavra proibida”, é o mais familiar: pois não podemos dizer tudo o que pensamos, em qualquer lugar ou momento, por isso, reforça-se o conceito de que o discurso nunca é neutro e se adequa às condições de produção que lhe foram incutidas.
II. Foucault (1996) usa a oposição entre razão e loucura, centrando sua argumentação na figura do louco na Idade Média (e poderia mesmo ser nos dias de hoje): sua palavra não valia para confissão ou testemunho, nem para autenticar um ato, documento, entre outros. Podemos estender esse conceito às diferentes figuras sociais. Como por exemplo, seria injusto que a palavra de um juiz tenha muito mais valor do que a de um sem-teto num depoimento.
III. O modo de exclusão se refere à busca da verdade. O discurso verdadeiro representava aquele ao qual era preciso submeter-se, pois era pronunciado por quem de direito e segundo as normas e rituais requeridos. Especificamente, era o discurso pronunciado pela justiça. Foucault cita as diversas práticas econômicas, “codificadas como preceitos”, que procuraram justificar seus métodos de geração de riquezas e distribuição das mesmas e assim fossem avalizadas e tidas como “verdades” pela sociedade mediante diversas instituições.
IV. O modo de exclusão se refere à busca da verdade. O discurso verdadeiro, segundo Foucault é aquele pronunciado pela justiça, que anuncia o que acontece, ao mesmo tempo em que contribui para sua realização, guiando o futuro. As instituições exercem poder e status de verdade sobre os discursos.
A - Apenas a alternativa I está correta.
B - a alternativa III e IV estão corretas.
C - a alternativa I e IV estão corretas.
D - a alternativa I, II e III estão corretas.
E - a alternativa I, II, II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina