Logo Passei Direto
Buscar
A expansão desenfreada do capitalismo promovendo o crescimento econômico mundial ao longo das décadas de 1950 e 1960 trouxeram à tona uma principal preocupação.
Assinale a alternativa que representa esta preocupação:
a melhora da economia mundial para desenvolvimento tecnológico
a piora no índice de desenvolvimento humano
os investimentos na ciência sem retorno real e imediato
a disponibilidade de mão de obra qualificada
a sustentabilidade dos recursos naturais e as condições ambientais de vida na Terra num futuro próximo.
User badge image
Tópicos de Sustentabilidade

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa que representa a principal preocupação trazida pela expansão desenfreada do capitalismo nas décadas de 1950 e 1960 é: a sustentabilidade dos recursos naturais e as condições ambientais de vida na Terra num futuro próximo. Essa preocupação se refere ao impacto ambiental e à exploração excessiva dos recursos naturais, que começaram a ser amplamente discutidos nesse período.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O termo mudança global, para indicar as consequências da atuação humana sobre o meio ambiente, começou a ganhar espaço após divulgações científicas, em torno da década de 1970, segundo as quais as emissões de gazes poderiam alterar a química da atmosfera, resultando em chuvas ácidas, aumento da exposição aos raios ultravioletas do sol e o aquecimento global por conta do efeito estufa.
Dessa forma, podemos dizer que:
como tais mudanças estão em observação há cerca de 40 anos apenas, a própria evolução tecnológica deverá permitir uma solução para as consequências da ação do homem sobre o meio ambiente.
na década de 1970 houve, enfim, a constatação científica e acadêmica sobre uma histórica relação desequilibrada entre o homem e a natureza.
as publicações científicas da década de 1970 foram documentos de comprovação das preocupações já manifestadas pelos Estados mais industrializados desde a virada do séc. XIX, por isso não tiveram um efeito decisivo nas orientações de políticas públicas para o setor.
o tema não ultrapassou as esferas civis da sociedade, pois praticamente nada foi debatido internacionalmente através das grandes organizações.
o que diferencia o séc. XX de todos os períodos anteriores é que apenas com o surgimento das organizações internacionais - como a ONU - o tema ambiental passa a ser visto e compreendido pelos Estados e sociedades civis.

Para compreendermos os elementos em torno da questão ambiental nas Relações Internacionais, é fundamental traçarmos alguns esclarecimentos sobre a origem das preocupações com o meio ambiente propriamente dito, os reflexos da ação do homem neste contexto, as principais transformações sociais que acarretaram consequências na relação do homem com a Terra e, não menos importante, a atuação dos governos frente aos novos desafios.
A questão ambiental, é justamente o encontro ¿ problemático ¿ entre a duas esfera Quais são estas esferas ?
Geográfica e Social
Biológica e Econômica
Natural e Social
Social e Biológica
Social e Econômica

Nos dias atuais os temas ligados ao meio ambiente estão presentes em todas as pautas de debates político e cientifico no mundo inteiro. Seja na ação dos governos, nas negociações dentro das organizações internacionais, na mobilização da sociedade civil, nas peças de propaganda e promoção das grandes empresas, as preocupações com o meio ambiente se tornaram o grande tema contemporâneo. Esse cenário, no entanto, nem sempre foi assim.
O tema ambiental ou, na verdade, as preocupações com a degradação ambiental começaram a surgir quando?
Já no século XX
Com o surgimento da medicina através de Demóstenes
Somente no século XXI
ainda no século XIX
Desde o início da idade média

A fim de compreender melhor a relação do homem com o planeta e caracterizar as estruturas de interação social com os recursos ambientais, diversos autores trabalham a idéia de 2 ambientes distintos, sendo o primeiro o ambiente natural e o segundo o ambiente social. A degradação ou a 'questão ambiental' nasceria, portanto, da difícil relação entre esses escopos. Por isso é CORRETO afirmar que:
é possível uma perfeita relação entre ambientes naturais e ambientes sociais, para tanto basta que o segundo abdique de qualquer premissa de desenvolvimento industrial e econômico.
tradicionalmente o equilíbrio entre os ambientes naturais e sociais nunca aconteceu, por isso temos um cenário de degradação no primeiro escopo.
a incapacidade do homem em reveter as forças da natureza acaba por manter o ambiente natural sempre em vantagem em relação aos ambientes sociais, mesmo com os avanços da tecnologia.
ao se estabelecer em comunidades, o homem naturalmente substituiu o ambiente natural pela ambiente social, sem prejuízo para as partes.
o estabelecimento de comunidades não foi visto como uma ameaça ao meio ambiente a medida que as transformações na relação homem/natureza só começaram a se intensificar no séc. XX.

Qual alternativa completa a frase abaixo? Desde o final do século XIX, as questões ligadas à preservação do meio ambiente e os efeitos nocivos da rápida industrialização, principalmente entre os países economicamente mais desenvolvidos, acompanharam o próprio avanço do capitalismo global e as transformações nos meios de produção e consumo. Por um lado tivemos uma postura apreensiva dos governos, seja em prevenir a degradação ambiental ou priorizar a industrialização a qualquer custo, por outro:
as empresas nucleares
a agricultura
o comércio de animais
a sociedade civil
as universidades

A economia clássica e a visão bíblica são orientadas segundo a perspectiva ____________, ou seja, colocam o homem como centro e a Terra como fornecedora ilimitada de recursos. Qual alternativa abaixo completa a frase?
agrícola
neoliberal
antropocêntrica
uniformitarista
geocêntrica

A compreensão sobre as esferas Terra e Mundo é de grande valia para entendermos a questão ambiental não do ponto de vista unilateral, a um Estado ou a um determinado grupo de Estados, mas pelo seu aspecto:
pontual
global
bilateral
unilateral
ecológico

Para pensarmos a questão ambiental, é preciso diferenciar o que é o ambiente natural do ambiente social. Marque a alternativa que caracteriza o ambiente social.
O estudo das transformações sociológicas típicas do decorrer da política mundial,
O estudo dos ecossistemas e as mudanças climáticas
O estudo das transformações ecológicas típicas do decorrer da política mundial,
O estudo das transformações ambientais típicas do decorrer da política mundial,
O estudo das mudanças sociológicas e geológicas

Tradicionalmente, podemos ver a relação entre o Mundo e a Terra a partir de três perspectivas, quais sejam:
econômica, política e legislativa
fatídica, positivista e relativista
Antropocêntrica, geocêntrica e a interligada com as duas
ambiental, ecologista e naturalista
educacional, civil e política

A partir da análise do histórico do surgimento com as preocupações ambientais, as questões ligadas à preservação do meio ambiente e os efeitos nocivos da rápida industrialização, principalmente entre os países economicamente mais desenvolvidos, acompanharam:
o incentivo do comércio rural e a conservação de áreas degradadas
a ruptura da liberdade de pesquisa e divulgação da informação
o declínio da economia feudal e implementação da monarquia
o próprio avanço do capitalismo global e as transformações nos meios de produção e consumo
a transformação da sociedade urbana em rural por incentivo político

Mais conteúdos dessa disciplina