Buscar

V3 zoologia de invertebrados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Vanessa Cristina Nascimento Marqui (1285542)
	
	Disciplina:
	Zoologia de Invertebrados e Parasitologia (BID22)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637749) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17271870
	Nota da Prova:
	7,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O exoesqueleto reveste externamente o corpo dos artrópodes, sendo constituído principalmente por um polissacarídio, a quitina. Esse açúcar é formado por moléculas semelhantes à celulose das plantas, mas apresentam nitrogênio em sua composição. Nos crustáceos, as moléculas de quitina unem-se ao carbonato de cálcio e formam o exoesqueleto. Qual a função dessa estrutura nos crustáceos?
	Resposta Esperada:
Nos crustáceos, o exoesqueleto forma uma couraça dura e espessa e está relacionada à proteção desses animais contra predadores.
	2.
	Pedro é licenciado em Ciências Biológicas e começou a atuar como professor. Suas aulas são tradicionais e consistem na leitura do livro, cópia e resolução de exercícios em todos os conteúdos ministrados. O resultado desse processo são estudantes desmotivados, apáticos e com baixo rendimento na disciplina de ciências mesmo durante o estudo dos animais, em que geralmente eles têm muita curiosidade.  Disserte sobre os objetivos das aulas de ciências no Ensino Fundamental, estabelecendo uma relação com a vivência do professor Pedro na aprendizagem dos estudantes.
	Resposta Esperada:
As aulas de ciências são naturalmente motivadoras para os estudantes, uma vez que a ciência faz parte do nosso cotidiano. É comum que os estudantes apresentem muitos conhecimentos prévios sobre os assuntos abordados em sala de aula. As aulas de ciências devem oportunizar a reconstrução desses conceitos a partir de mediações realizadas pelo professor, para que esses conhecimentos tornem-se científicos. Paralelo a isso, a visão de mundo dos estudantes é ampliada e eles passam a estabelecer diferentes relações, que vão impactar o seu cotidiano de forma positiva, ao tornarem-se mais críticos. 
As aulas do professor Pedro não oportunizam a transformação dos conceitos, pois excluem a interação dos estudantes com o professor, além de não engajá-los em outras atividades como pesquisas, práticas, modelizações, experimentos, saídas a campo, utilização de tecnologias, fazendo com que os estudantes adotem posturas passivas em relação à ciência.
Parte inferior do formulário

Continue navegando