Logo Passei Direto
Buscar
Eletroporação é:
a. O processo de separação de moléculas carregadas, por meio de um gel mantido em um campo elétrico.
b. O processo que permite a ligação do DNA exógeno a um vetor eletricamente carregado.
c. O processo que estimula a multiplicação celular.
d. Aplicação de pulsos de alta voltagem, geralmente utilizados para criação de poros na membrana plasmática das células.
e. Aplicação de pulsos de baixa voltagem, usados para fechar os poros da membrana plasmática das células após protocolo de choque térmico.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas sobre o que é eletroporação: a) O processo de separação de moléculas carregadas, por meio de um gel mantido em um campo elétrico. - Isso descreve a eletroforese, não a eletroporação. b) O processo que permite a ligação do DNA exógeno a um vetor eletricamente carregado. - Embora a eletroporação possa facilitar a introdução de DNA, essa descrição não é precisa. c) O processo que estimula a multiplicação celular. - Eletroporação não é especificamente sobre multiplicação celular. d) Aplicação de pulsos de alta voltagem, geralmente utilizados para criação de poros na membrana plasmática das células. - Esta é a definição correta de eletroporação, que envolve a aplicação de pulsos elétricos para criar poros na membrana celular, permitindo a entrada de moléculas. e) Aplicação de pulsos de baixa voltagem, usados para fechar os poros da membrana plasmática das células após protocolo de choque térmico. - Isso não descreve a eletroporação, que utiliza pulsos de alta voltagem. Portanto, a alternativa correta é: d) Aplicação de pulsos de alta voltagem, geralmente utilizados para criação de poros na membrana plasmática das células.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual das seguintes estratégias seria a mais adequada para purificação de uma mistura contendo proteínas de tamanhos distintos?
a. Cromatografia em gel filtração.
b. Cromatografia de afinidade.
c. Cromatografia de troca catiônica.
d. Cromatografia em gel filtração.
e. Cromatografia de troca aniônica.

Um pesquisador deseja clonar a sequência codificante de um gene de 540 pb a jusante (downstream) do promotor (200 pb) de um vetor, para subsequente expressão e purificação da proteína de interesse. Assim, o gene foi isolado como fragmento da ação da enzima de restrição SmaI (o sítio de reconhecimento dessa enzima é CCC↓GGG / a seta indica sítio de clivagem) e clonado no sítio SmaI do vetor localizado imediatamente a jusante do promotor. A sequência do gene contém um único sítio para enzima de restrição EcoRI localizada 70 pb a jusante do códon iniciador. A representação esquemática do plasmídeo a seguir indica a localização dos sítios de reconhecimento de algumas enzimas de restrição no vetor e a posição de inserção do gene de interesse.
O pesquisador avaliou as colônias obtidas no processo de clonagem por meio da digestão do material com as duas enzimas de restrição HindIII e EcoRI. Qual dos seguintes padrões de digestão com essas duas enzimas de restrição representa o clone com perfil desejado pelo pesquisador para os experimentos de superexpressão?
~270 pb + ~470 pb + o restante da estrutura vetor.
~740 pb + ~70 pb + o restante da estrutura vetor.
~200 pb + o restante da estrutura vetor.
~810 pb + o restante da estrutura vetor.
~200 pb + 540 pb + o restante da estrutura vetor.

Em 1998, a equipe do biólogo James Thomson, da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, isolou e desenvolveu pela primeira vez em laboratório uma linhagem de células-tronco extraídas de embriões humanos. Foi um feito técnico e um problema ético para a pesquisa biológica. Feito, porque os estudos com essas células podem, em teoria, levar a melhores tratamentos ou à cura de uma lista quase interminável de doenças. Se devidamente cultivadas, as células-tronco embrionárias, e apenas elas, podem dar origem a todos os tecidos de um organismo, cerca de 220 tipos distintos de células que seriam a matéria-prima de novas terapias. Problema, porque a forma de obtê-las ofende a crença de parcelas da sociedade, em especial os religiosos, e, em alguns países, também as leis: as células-tronco são retiradas de embriões, que, ao ceder esse material, tornam-se inviáveis.
Com relação às células-tronco, é incorreto afirmar:
a. As células-tronco podem ser retiradas da massa celular interna de blastocistos.
b. As células-tronco de um paciente podem ser usadas para regenerar seus tecidos ou órgãos lesados, eliminando o risco de rejeição imunológica.
c. As células-tronco de adulto, caso recebam estímulo adequado, são capazes de se diferenciar em outros tipos de célula, independentemente do seu tecido de origem.
d. Quando retiradas de embriões congelados, eliminam as questões éticas e religiosas associadas à obtenção de órgãos para transplantes, independentemente do tempo de congelamento.
e. As células-tronco embrionárias são capazes de se diferenciar em outros tipos de células, desde que cultivadas sob condições adequadas.

Mais conteúdos dessa disciplina