Deficiência auditiva é a privação parcial ou total, congênita ou adquirida, do sentido de ouvir. Assinale a única questão que NÂO podemos considerar como fator de risco para deficiência auditiva: Meningite, principalmente a bacteriana. Alcoolismo ou uso de drogas pelos pais, antes e durante a gestação. Asfixia severa no nascimento. Falta de estabilidade emocional entre os genitores. Rubéola materna nos primeiros meses de gestação.
Eu sou surdo e sou feliz. Minha trajetória de sucesso começou na família, com a absoluta aceitação da diversidade da minha natureza, principalmente por parte de minha mãe, que desde a descoberta da surdez teve a intuição de que o mais importante em sua relação comigo seria termos uma comunicação satisfatória, partindo do princípio de que ela deveria se adequar à forma de comunicação mais fácil e natural para mim, e não ao contrário. Atualmente, a criança surda tem direito a ter como primeira língua: Língua Portuguesa como língua materna. Libras que deverá ser ensinada nos primeiros meses de vida, sendo ideal que o aluno frequente uma creche bilíngue: Língua Portuguesa e Libras. Língua Portuguesa que deverá ser ensinada nos primeiros meses de vida. A Língua Portuguesa, assim terá mais facilidade nas interações sociais. Deverá aprender Libras, a partir do sexto ano de escolaridade. Libras, que deverá ser ensinada quando o aluno ingressar no primeiro ano de escolaridade.
As causas que levam à surdez podem ser classificadas como pré-natais perinatais e pós-natais. Assinale a alternativa que contém apenas causas perinatais. Doenças na gravidez, como rubéola, toxoplasmose, sífilis e citomegalovírus. Anóxia, baixo peso, traumatismo de parto e prematuridade. Doenças infectocontagiosas adquiridas pela criança, como a meningite. Fatores genéticos e hereditários ou doenças adquiridas pela mãe. meningite, rubéola, anóxia, sífilis, traumas no parto.
Dentre as escolas especializadas no trabalho junto ao aluno surdo, destacamos como pioneiro o trabalho desenvolvido no: INES Instituto Nacional de Educação de Surdos Instituto de Surdos Ana Nery Instituto Pestalozzi Instituto Benjamim Constant APAE
Das alternativas abaixo marque a que responde corretamente o que é deficiência auditiva: É a incapacidade de ouvir o que não faz parte do seu interesse imediato. É a privação parcial ou total, congênita ou adquirida, do sentido de ouvir. Uma condição anormal da percepção visual que envolve um sério déficit cognitivo e dificulta a audição. Uma incapacidade de diferenciar sons em função da perda auditiva por mutismo seletivo. Uma incapacidade de falar e ser ouvido pelo outro.
Ana é professora do berçário da creche Gente Feliz e observa Miguel há 2 meses. Ele é um bebê de 10 meses de idade que quase não balbucia, não se interessa pelas canções e grita em momentos comuns do cotidiano. A creche já solicitou o resultado do Exame de AUDIOMETRIA, mas a família não tem recursos para fazê-lo. Essas características somadas ao fato de Miguel ainda não atender pelo nome podem levantar a suspeita de que seja portador de qual deficiência? Dislexia. Surdez. Hipotonia. Déficit de Atenção. Mudez.