Logo Passei Direto
Buscar
Quanto à remissão de dívidas, examine as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Trata-se de adimplemento obrigacional pela via indireta, quando o credor libera o devedor no todo ou em parte, sem receber o pagamento.
II. A remissão extingue a obrigação com todos os seus acessórios.
III. Para remitir, o credor deve ter capacidade e legitimação para dispor do crédito. Isso porque a remissão diminui o patrimônio do credor, subtraindo direito (crédito).
IV. A restituição da coisa empenhada é renúncia à garantia, ao acessório, e não à dívida. Não se trata de remissão.
A) Apenas I, II e III são corretas.
B) Apenas II, III e IV são corretas.
C) Apenas I, III e IV são corretas.
D) Todas são corretas.
E) Todas são incorretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada proposição sobre a remissão de dívidas: I. Trata-se de adimplemento obrigacional pela via indireta, quando o credor libera o devedor no todo ou em parte, sem receber o pagamento. Verdadeiro, a remissão é uma forma de extinção da obrigação onde o credor libera o devedor, podendo ser total ou parcial. II. A remissão extingue a obrigação com todos os seus acessórios. Verdadeiro, a remissão realmente extingue a obrigação e seus acessórios, como juros e multas. III. Para remitir, o credor deve ter capacidade e legitimação para dispor do crédito. Isso porque a remissão diminui o patrimônio do credor, subtraindo direito (crédito). Verdadeiro, o credor deve ter a capacidade e a legitimidade para realizar a remissão, pois isso impacta seu patrimônio. IV. A restituição da coisa empenhada é renúncia à garantia, ao acessório, e não à dívida. Não se trata de remissão. Verdadeiro, a restituição da coisa empenhada não é considerada remissão da dívida, mas sim uma renúncia à garantia. Analisando as proposições, todas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: D) Todas são corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A novação é extinção da obrigação pelo modo indireto, espécie de adimplemento, em que nova obrigação é criada com a modificação de objeto ou de sujeito da obrigação originária (elemento novo), enquanto esta se extingue com todos os seus acessórios.
Quanto à novação subjetiva, é correto afirmar que:
A) Assim como a cessão de crédito, depende de anuência da parte que não negociou a novação.
B) Não depende de anuência da parte que não participou da novação.
C) Depende de anuência da parte que não negociou a novação, ao contrário da cessão de crédito, em que o cedido não é consultado para fins de anuência.
D) Sempre ocorre quanto ao polo passivo, com a substituição do devedor por terceiro.
E) Deve ocorrer no polo ativo, para a substituição do credor.

Considere as proposições que seguem:
I. Na novação subjetiva passiva, o devedor com a anuência do credor se faz substituir por terceiro. Os acessórios da obrigação anterior se extinguem, liberando-se então o fiador. Este só garantirá a nova obrigação se der anuência.
II. A novação subjetiva passiva pode ocorrer por delegação – o devedor indica terceiro para resgatar o seu débito, com o que concorda o credor; ou por expromissão, quando sem a ciência do devedor, o próprio credor aceita que terceiro assuma o débito do devedor principal.
III. A novação objetiva não depende da anuência das partes.
A) Somente I.
B) Somente I e III.
C) Somente II e III.
D) Somente II.
E) Somente I e II.

Um dos pressupostos para a novação é a existência de obrigação anterior, pois a finalidade da novação é o adimplemento obrigacional pela criação de nova obrigação.
Assim, pode-se afirmar que:
A) se a obrigação não existe, é possível a novação.
B) não se pode novar obrigação nula ou inexigível, como por exemplo dívidas de jogos (jogos lícitos, contratos).
C) a obrigação anulável não pode ser novada.
D) a obrigação natural não pode ser novada se se tratar de dívida prescrita.
E) a dívida de jogo ou de aposta (espécies contratuais) pode ser objeto de novação, porque assim a novação torna exigível obrigação que a lei determina inexigível.

Quanto à compensação, examine as afirmacoes seguintes e assinale a alternativa correta:
I. Trata-se da extinção da obrigação total ou parcial pelo adimplemento através do modo indireto, ocasionada pelo fato de haver reciprocidade entre as dívidas, sendo ao mesmo tempo credor e devedor os sujeitos envolvidos.
II. Se X deve a Y e Y deve a X, prestações da mesma natureza, as duas dívidas se extinguem até o valor em que corresponderem.
III. Dívidas que são pagas em lugares diversos não podem ser compensadas sem dedução das despesas necessárias à operação.
IV. Sendo a mesma pessoa obrigada por várias dívidas compensáveis devem ser observadas as regras da imputação do pagamento (Ex.: se o devedor e o credor ficarem silentes, a lei considera extinta a dívida vencida em primeiro lugar).
A) I, II e III são falsas.
B) I, III e IV são falsas.
C) I e IV são falsas.
D) III e IV são falsas.
E) Todas as proposições são verdadeiras.

Analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta:
A confusão é comum em matéria de direito sucessório, em que o autor da herança deixa dívida ou crédito para os próprios sucessores, que eram, por sua vez, os credores ou os devedores PORQUE Ao receber por herança um crédito do qual é o próprio devedor, não irá se auto executar o sucessor. A dívida é considerada extinta. Da mesma maneira, ao receber por herança uma dívida da qual o sucessor é o próprio credor, não irá o sucessor promover o pagamento a si próprio.
A) As duas afirmações são corretas e a segunda justifica a primeira.
B) As duas afirmações são corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
C) Apenas a primeira afirmação é correta.
D) Apenas a segunda afirmação é correta.
E) As duas afirmações são incorretas.

Assinale a alternativa INCORRETA:
A) Para parte da doutrina a obrigação com a confusão se neutraliza, visto que pode voltar a existir caso a fonte da confusão seja extinta.
B) Cessando a confusão, para logo se restabelece, com todos os seus acessórios, a obrigação anterior.
C) No fideicomisso, se o fiduciário é credor ou devedor do fideicomitente, autor da herança, fica neutralizada a obrigação enquanto não for repassada a herança ou legado ao fideicomissário.
D) A confusão na solidariedade ativa ou passiva só extingue a obrigação concernente à parte do credor ou devedor solidário em relação ao qual ocorreu a confusão, persistindo no mais a obrigação e a solidariedade.
E) A confusão na solidariedade passiva extingue a obrigação para todos os codevedores.

Mais conteúdos dessa disciplina