Logo Passei Direto
Buscar
Já houve tempos na Educação brasileira que era cobrada a 'Caixa Escolar', o que se caracterizava por uma taxa de contribuição mensal. Essa foi uma determinação delimitada em uma Constituição. Marque a opção que apresenta qual Constituição foi essa, bem como a organização política na época:
1937 no Estado Novo no Governo de Getúlio Vargas
1824 no Brasil Império na Regência de D. Pedro I
1934 no Brasil República no Governo Provisório de Getúlio Vargas
1988 no Brasil República na transição da ditadura para a democracia
1964 com os novos paradigmas educacionais propostos por Paulo Freire
User badge image
Progresso com Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos identificar qual Constituição brasileira estabeleceu a cobrança da "Caixa Escolar" e em que contexto político isso ocorreu. 1. 1937 no Estado Novo no Governo de Getúlio Vargas - Essa Constituição não é conhecida por ter estabelecido a "Caixa Escolar". 2. 1824 no Brasil Império na Regência de D. Pedro I - A Constituição de 1824 não menciona a "Caixa Escolar". 3. 1934 no Brasil República no Governo Provisório de Getúlio Vargas - Essa Constituição trouxe várias inovações, mas a "Caixa Escolar" não é uma delas. 4. 1988 no Brasil República na transição da ditadura para a democracia - A Constituição de 1988 é mais focada em direitos e garantias, mas não menciona a "Caixa Escolar". 5. 1964 com os novos paradigmas educacionais propostos por Paulo Freire - Embora Paulo Freire tenha influenciado a educação, a "Caixa Escolar" não é uma determinação dessa época. A "Caixa Escolar" foi uma determinação da Constituição de 1934, que estabeleceu a contribuição para a educação. Portanto, a alternativa correta é: c) 1934 no Brasil República no Governo Provisório de Getúlio Vargas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Constituição de 1988 consagrou alguns direitos sociais, resultado de intensas lutas que animaram durante muitos anos a sociedade brasileira, algumas iniciadas ainda antes da Ditadura Militar. A questão é que, assim que o texto foi publicado, mobilizações de setores contrários aos direitos aprovados começaram a se fazer notar, e buscavam caminhos para o retrocesso, seguindo premissas neoliberais. No que se refere à Educação, a Constituição Federal de 1988 traz alguns pontos de referência muito importantes.
Cite pelo menos dois desses pontos:

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado pela Medida Provisória n. 213, de 10 de setembro de 2004, mas foi com a Lei nº 11.096 e o Decreto 5.493, ambos de 13 de janeiro de 2005, que ficou instituído oficialmente e regulamentado para todos os efeitos legais.
O PROUNI é um exemplo de:
Sistema de acumulação capitalista
Modelo de avaliação social
Estado do Bem-Estar Social
Responsabilidade civil
Política pública educacional

Para o professor brasileiro, estudar as Leis de Diretrizes e Bases da Educação contribuiu para contextualizar o cenário e a história da educação, bem como as políticas públicas que legitimam e determinam os caminhos da educação no Brasil.
Quanto a 1ª Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, marque qual das informações abaixo pode ser considerada FALSA:
Sua elaboração, apesar de complexa, e definida por duas fases, foi breve e sem embates
Toda política educacional carrega intencionalidade, valores, ideias e posições, estas se estendem pelas escolas atuando decisivamente na prática pedagógica em sala de aula e na construção do perfil do cidadão desejado pelo Estado.
Uma primeira fase caracterizou-se pelo conflito partidário entre dois políticos
Seu processo teve dois períodos, que corresponderam a discussões e polêmicas bem distintas
A segunda fase foi permeada pelo debate em torno da questão das verbas públicas

Em torno da defesa de verbas públicas exclusivamente para escolas públicas, se colocaram educadores e intelectuais. Eles chegaram a articular e publicar um outro Manifesto de Educadores, em 1959, intitulado ¿Mais uma vez convocados¿.
Três dos principais Educadores Intelectuais também chamados pioneiros são:
Fernando Azevedo ¿ Anísio Teixeira ¿ Getúlio Vargas
Florestan Fernandes ¿ Gustavo Capanema ¿ Clemente Mariano
Getúlio Vargas ¿ Gustavo Capanema ¿ Anísio Teixeira
Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Florestan Fernandes
Clemente Mariano ¿ Carlos Lacerda ¿ Anísio Teixeira

Qual foi a principal articulação do governo federal para ampliar o atendimento ao ensino fundamental, sem aumentar os recursos destinados a esse nível de ensino foi:
A municipalização de escolas.
A Municipalização do ensino.

Mais conteúdos dessa disciplina