Logo Passei Direto
Buscar
Na trajetória recente da formação docente, surgem requisições inéditas; novas respostas profissionais são exigidas, tanto no campo investigativo quanto no da intervenção. Entre outras, abrem-se possibilidades no complexo campo da formulação, gestão e avaliação de políticas públicas, planos, programas e projetos sociais.
Em face das atuais exigências de democratização da escola, o que cabe aos professores para que o planejamento não fique adstrito ao âmbito da gestão e do poder?
A) Elaborar pronunciamentos políticos e planos, afirmando intenções sociais na perspectiva das necessidades dos alunos (as).
B) Angariar recursos para, com as organizações não governamentais, viabilizar projetos.
C) Executar projetos de lei e decretos governamentais, dando visibilidade às necessidades e interesses dos alunos (as).
D) Processar teórica, política e eticamente as demandas sociais, a fim de que a escola possa se configurar em um espaço de cidadania.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao papel dos professores no contexto da democratização da escola e do planejamento educacional. A) Elaborar pronunciamentos políticos e planos, afirmando intenções sociais na perspectiva das necessidades dos alunos (as). - Essa alternativa sugere que os professores devem se envolver ativamente na formulação de políticas que atendam às necessidades dos alunos, o que é importante, mas pode não ser suficiente para garantir a democratização. B) Angariar recursos para, com as organizações não governamentais, viabilizar projetos. - Embora essa ação seja relevante, ela se concentra mais na captação de recursos do que na construção de um espaço democrático na escola. C) Executar projetos de lei e decretos governamentais, dando visibilidade às necessidades e interesses dos alunos (as). - Essa alternativa parece mais voltada para a implementação de políticas já existentes, em vez de promover uma participação ativa na construção de um ambiente democrático. D) Processar teórica, política e eticamente as demandas sociais, a fim de que a escola possa se configurar em um espaço de cidadania. - Esta alternativa enfatiza a importância de uma reflexão crítica e ética sobre as demandas sociais, promovendo um ambiente escolar que valorize a cidadania e a participação ativa dos alunos. Analisando as opções, a alternativa que melhor se alinha com a ideia de que o planejamento deve ir além da gestão e do poder, promovendo um espaço de cidadania e reflexão crítica, é: D) Processar teórica, política e eticamente as demandas sociais, a fim de que a escola possa se configurar em um espaço de cidadania.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Muitas tentativas de mudanças já foram implantadas na avaliação escolar, porém, são insuficientes para garantir a adoção de práticas inovadoras.
Assinale com V (verdadeiro) e F (falso) para os fatores dificultadores quanto às mudanças em avaliação.
( ) Sistema social altamente seletivo.
( ) Flexibilidade no sistema avaliativo, permitindo que o professor ressalte os aspectos qualitativos sobre os quantitativo.
( ) Longa tradição pedagógica autoritária e reprodutora.
( ) Pressão familiar no sentido da conservação das práticas escolares.
( ) Formação acadêmica inadequada dos professores.
( ) Condições adequadas de trabalho.
A V, F, V, V, F, F.
B V, F, V, V, V, F.
C V, F, F, V, V, F.
D F, V, V, V, V, V.

Philippe Ariès (1981) foi um grande estudioso da infância e descreveu as crianças da Idade Média como “adultos em miniatura”, já que elas participavam de todas as atividades referentes ao mundo adulto com muita naturalidade e desenvoltura, pois não havia a ideia de infância e de uma educação específica para essa faixa etária, por isso, as crianças se vestiam como adultos e tinham hábitos de adultos. Em virtude dos princípios de grandes moralistas da época, a partir do século XVII apareceram algumas restrições em relação à educação das crianças, denotando a preocupação de preservar a moralidade infantil.
Quais ações foram tomadas em relação ao reconhecimento da infância?
I - Surge uma farta literatura moral e pedagógica, que tinha por finalidade auxiliar pais e professores a educar suas crianças.
II – As crianças eram criadas pelas amas de leite e não desenvolviam vínculos afetivos com seus pais.
III - Se antes as crianças não possuíam limites e eram mimadas e paparicadas em suas gracinhas, a partir do século XVII passou-se a exigir autocontrole, reservas nas maneiras, na linguagem, etiqueta e moralidade.
IV - Os pais não mantêm vigilância constante e disciplina rigorosa,continuando com os mimos e gracinhas.
V - Antes os brinquedos eram fabricados em casa e imitavam os objetos do mundo adulto. Com o reconhecimento da infância, surgem as miniaturas industrializadas.
A - As afirmativas III e V estão corretas.
B - As afirmativas I, II e III estão corretas.
C - As afirmativas I, II , III e V estão corretas.
D - As afirmativas I, III e V estão corretas.

Diante dos inúmeros desafios que permeiam as práticas avaliativas, temos que buscar estratégias para lidar com a realidade, partindo-se de princípios pautados numa perspectiva democrática e inclusiva.
Em relação às estratégias, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Monitorias e parcerias.
B) Padronização dos procedimentos didáticos.
C) Aulas de reforço.
D) Professor de apoio/orientador que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos(as).

Em nossa sociedade, a escola pública, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica, tem como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. Em relação à função social da escola é correto afirmar que :
I. a escola democrática precisa reconhecer e valorizar a diversidade, a pluralidade e o multiculturalismo, não perdendo de vista a sua principal finalidade, que é a formação e não a seleção.
II. a escola deve socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, como patrimônio universal da humanidade, fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos estudantes, contribuindo com a democratização da própria sociedade;
III. a escola não deve estar comprometida com os interesses da maioria socialmente excluída ou dos grupos sociais privados dos bens culturais e materiais produzidos pelo trabalho dessa mesma maioria.
IV. a gestão centralizada, a hierarquia legitimada e autoritária ainda é a melhor opção para lidar com os conflitos da escola.
V. possibilitar uma gestão participativa, através dos órgãos colegiados e manter os canais de diálogo, é um importante caminho de democratização, que tem como maior missão formar e não segregar.
A Todas as afirmativas estão corretas.
B As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e V estão corretas.

Complete as sentenças: O Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2004) define que a educação básica deve incorporar o incentivo a estudos e pesquisas sobre as violações de ____________ no sistema de ensino (conflitos, violências e discriminações, dentre outros temas); e desenvolver ações fundamentadas em princípios de ____________para que se construa uma escola livre de preconceitos, violência, abuso sexual, intimidação e punição corporal, incluindo procedimentos para a resolução de _____________ e modos de lidar com a violência e perseguições/intimidações entre os estudantes. É na escola que se formam valores, atitudes e práticas de respeito aos direitos humanos e, neste contexto, a educação para ______________ é fundamental.
A) democracia participativa; gestão democrática; interesses sociais; crítica.
B) direitos humanos; convivência; conflitos; diversidade.
C) direitos humanos; normatização; deliberações; cultura patrimonialista.
D) práticas participativas; reivindicação; normas; socialização.

Mais conteúdos dessa disciplina