Logo Passei Direto
Buscar
A partir dos seus conhecimentos sobre a periodização da História do Brasil Colônia e analisando o quadro a seguir, julgue como (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as sentenças falsas.
Após julgar os itens acima, a sequência correta se encontra na alternativa:
( ) A Coroa Portuguesa manifestou maior interesse de colonização nos seus territórios americanos entre os anos de 1500 a 1530.
( ) A fundação de capitanias hereditárias ocorreu logo após a descoberta das terras americanas pelos portugueses em 1500.
( ) Em 1548 ocorreu o estabelecimento de uma centralidade da administração colonial.
( ) A História do Brasil Colônia tem uma datação restrita devido à falta de fontes no período de 1500 a 1815.
A - F – F – V – F
B - F – F – V – V
C - F – V – V – F
D - V – F – V – F
E - V – F – V – V
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a História do Brasil Colônia: ( ) A Coroa Portuguesa manifestou maior interesse de colonização nos seus territórios americanos entre os anos de 1500 a 1530. É verdadeira (V). Durante esse período, a Coroa começou a se organizar para a colonização efetiva do Brasil, especialmente após a descoberta do pau-brasil e a necessidade de explorar economicamente a nova terra. ( ) A fundação de capitanias hereditárias ocorreu logo após a descoberta das terras americanas pelos portugueses em 1500. É falsa (F). As capitanias hereditárias foram criadas em 1534, portanto, não ocorreram imediatamente após a descoberta em 1500. ( ) Em 1548 ocorreu o estabelecimento de uma centralidade da administração colonial. É verdadeira (V). Em 1548, foi criada a figura do Governador-Geral, que centralizou a administração colonial no Brasil. ( ) A História do Brasil Colônia tem uma datação restrita devido à falta de fontes no período de 1500 a 1815. É falsa (F). Embora existam desafios em relação à quantidade e qualidade das fontes, a história do Brasil Colônia é bem documentada e estudada, não se restringindo por falta de fontes. Agora, organizando as respostas: V - F - V - F. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: D - V – F – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O poder moderador provinha de uma ideia do escritor francês Benjamin Constant, cujos livros eram lidos por Dom Pedro e por muitos políticos da época. Benjamin Constant defendia a separação entre o Poder Executivo, cujas atribuições caberiam aos ministros do rei, e o poder propriamente imperial, chamado de neutro ou moderador. (...) No Brasil o Poder Moderador não foi tão claramente separado do Executivo. Disso resultou numa concentração de atribuições nas mãos do imperador.
Qual a principal característica política da Constituição de 1824 outorgada por Dom Pedro I?
A - Centralização do poder
B - Federalismo
C - Republicanismo
D - Republicanismo
E – Socialismo

A mineração teve na vida da colônia um grande papel. Durante três quartos de século ocupou a maior parte das atenções do país, e desenvolveu -se à custa da decadência das demais atividades. O afluxo de população para as minas é, desde o início do séc. XVIII, considerável: um rush de proporções gigantescas, que relativamente às condições da colônia é ainda mais acentuado e violento que o famoso rush californiano do séc. XIX. Isto já seria o suficiente para desequilibrar a vida do país e lhe transformar completamente o aspecto.
Segundo o texto acima e as discussões realizadas no livro da disciplina qual o principal efeito do ciclo do ouro sobre a região mineradora?
A - Aumento da população local
B - Diminuição da exportação de riquezas e lucros
C - Enfraquecimento do mercado interno
D - Fim do trabalho escravo
E - Independência da colônia

O sistema administrativo adotado foi o das capitanias hereditárias, que já era utilizado com bastante sucesso em domínios lusitanos como Cabo Verde e ilha da Madeira. A filosofia era simples: como a Coroa tinha recursos e pessoal limitados, delegou a tarefa de colonização e de exploração de vastas áreas a particulares, doando lotes de terra com posse hereditária. O resultado geral foi, porém, desapontador: algumas capitanias não foram nem ao menos colonizadas, e outras sofreram de isolamento e com ataques de indígenas. As poucas regiões que se saíram bem no modelo das capitanias foram as que aliaram a produção de cana-de-açúcar a uma convivência pacífica com os indígenas.
Segundo o texto acima quais as características estavam presentes nas capitanias hereditárias que foram bem-sucedidas no contexto da colonização do Brasil?
A - Mineração e uso do trabalho escravo africano.
B - Produção de borracha e trabalho voluntário.
C - Produção de café e trabalho assalariado.
D - Produção de cana-de-açúcar e convivência pacífica com os indígenas.
E - Produção de drogas do sertão e escravidão indígena.

“Não era fácil aos detentores das posições públicas de responsabilidade, formados por tal ambiente, compreenderem a distinção fundamental entre os domínios do privado e do público. Assim, eles se caracterizam justamente pelo que separa o funcionário “patrimonial” do puro burocrata conforme a definição de Max Weber. Para o funcionário “patrimonial”, a própria gestão política apresenta-se como assunto de seu interesse particular.”
Assinale a alternativa que interpreta corretamente o conceito de patrimonialismo proposto por Sérgio Buarque de Holanda em suas análises sobre a cultura brasileira.
A - O patrimonialismo indica o domínio econômico e político dos Saquaremas durante o Império.
B - O patrimonialismo indica para a não separação entre a esfera pública e a esfera privada.
C - O patrimonialismo indica que há uma separação clara entre a esfera pública e a esfera privada.
D - O patrimonialismo indica que no Brasil o poder central sempre foi mais forte que o poder local.
E - O patrimonialismo indica que o sentido da colonização era a exploração econômica da metrópole sobre a colônia.

Além das fugas, existiram outras formas de resistência, como o assassinato e envenenamento de senhores, suicídios, abortos; escravizados sempre negaram sua condição e reivindicaram direitos. Ora, a simples desobediência já retirava parte da autoridade do senhor, que dependia, para que a fazenda funcionasse e desse lucro, da obediência cega dos trabalhadores. Por outro lado, os escravos sabiam dos riscos que corriam: o inimigo era superior em forças, não havia garantias e, caso fossem descobertos, não teriam nenhuma proteção legal. Por isso a luta não podia ser aberta: roubos, assassinatos, suicídios, abortos, insultos, afora pequenos e desconcertantes atos de desobediência ou de manipulação pessoal, constavam da lista de reações possíveis.
Assinale a alternativa que traz a intepretação correta em relação aos mecanismos de resistência ao sistema escravista.
A - A resistência dos escravos acontecia somente de forma direta, envolvendo fugas e lutas físicas.
B - A resistência dos escravos se dava apenas de forma indireta com práticas abortos, roubos, desobediência e roubos.
C - A única forma de resistência encontrada pelos escravos foi a formação de quilombos, sendo que o mais famoso foi o Quilombo dos Palmares.
D - Existiam várias formas de resistência as quais podiam passar por estratégias diretas (fugas) ou indiretas (desobediência, roubos, suicídios, etc.)
E - Os escravos não ofereceram nenhuma resistência ao sistema escravocrata e sempre cooperaram com ele.

Na agricultura, o elemento fundamental será a grande propriedade monocultural trabalhada por escravos. São esses, em última análise, os fatores que vão determinar a estrutura agrária do Brasil Colônia. Os três caracteres apontados: a grande propriedade, monocultura, trabalho escravo são formas que se combinam e completam.
De acordo com o texto acima e com as discussões realizadas no livro da disciplina qual a base do modelo econômico implantado na colonização do Brasil?
A - Latifúndio de monocultura voltado para a exportação que utilizava trabalho escravo.
B - Pequena propriedade de monocultura com base no trabalho assalariado.
C - Latifúndio voltado para o consumo interno e trabalho voluntário.
D - Pequena propriedade voltada para o consumo interno com trabalho escravo.
E - Latifúndio voltado para o consumo externo e com base no trabalho assalariado.

Eric Hobsbawm, historiador inglês, em a Era das Revoluções, cita diferentes aspectos do Iluminismo e faz a seguinte afirmação: 'E seus maiores campeões eram as classes economicamente mais progressistas, as que mais diretamente se envolviam nos avanços tangíveis da época: os círculos mercantis e os financistas e proprietários economicamente iluminados, os administradores sociais e econômicos de espírito científico, a classe média instruída, os fabricantes e os empresários'.
Entre eles podemos citar, com exceção de:
A - Criticar o clericalismo e a sua supremacia.
B - Criticar os métodos de tortura da Inquisição.
C - Dar liberdade ao pensamento era a principal ideia.
D - Defender o controle da natureza por meio do conhecimento.
E - Estimular a ideia de progresso, a fim de desenvolver os Estados Modernos.

Observe e compare as duas fontes abaixo acerca da história da colonização brasileira: Fonte 1: Portanto Vossa Alteza, que tanto deseja acrescentar a santa fé católica, deve cuidar da sua salvação. E prazerá a Deus que com pouco trabalho seja assim. Eles não lavram, nem criam. Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito, e dessa semente e frutos, que a terra e as árvores de si lançam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios, que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos. (CAMINHA, Pero Vaz, Carta a El-Rei D. Manuel). Fonte 2: Cada cabana tem seu superior. Este é o principal. Todos os seus principais têm [...] direito igual de mandar e reger. [...] Se um sobressaiu dentre os outros, como Cunhambebe, por ter se destacada em combate é mais ouvido pelo grupo em caso de guerra. Fora disso nenhum privilégio observei entre eles.
As fontes acima ressaltam o papel eurocêntrico de constituição da escrita histórica, cabendo ao historiador uma análise apurada sobre as informações presentes nesses relatos.
A - As fontes acima ressaltam o papel eurocêntrico de constituição da escrita histórica, cabendo ao historiador uma análise apurada sobre as informações presentes nesses relatos.
B - As fontes compõem um relato fidedigno da História da colonização brasileira a partir do século XVI, fazendo um papel significativo para a memória e constituição da História.
C - As fontes não consideram a parcela de populações autóctones existentes no território brasileiro, assim, cabe ao historiador recriar e elaborar uma nova história para o Brasil.
D - Os textos em nada se contradizem ao descreverem com exatidão a situação do Brasil durante o século XVI. Situação que perdurou até meados do século XIX em algumas regiões brasileiras.
E - Os textos fazem parte de uma memória fantasiosa sobre o que teria acontecido nos anos iniciais da colonização, isso se deve pelo fato de não se ter fontes sobre o período.

“No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes....”
Considere, agora, as afirmacoes abaixo:
I. A antiga feitoria portuguesa na Índia, ao contrário da colonização dos trópicos, supunha práticas agrícolas e comerciais.
II. A colonização do Brasil estava relacionada a um amplo sistema comercial internacional.
III. A colonização do Brasil foi o resultado das determinações francesas e inglesas relativas ao comércio internacional.
IV. A produção açucareira no Nordeste Brasileiro fazia parte de uma empresa comercial com ligações internacionais.
A - I e III, apenas.
B - I e IV, apenas.
C - II e III, apenas.
D - II e IV, apenas.
E - III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina