Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Passafaro (2003), nossas calçadas, criadas com o intuito de promover mobilidade básica dos cidadãos, face ao fluxo de pedestres, tornam-se cada vez mais estreitas e congestionadas. Conforme estudado, nas calçadas a faixa livre é a área destinada exclusivamente à livre circulação dos pedestres. É a parte livre de obstáculos e onde circulamos.
De acordo com a NBR 9050:2015, esta deve ter, no mínimo, a largura de:
a. 0,80 m
b. 0,90 m
c. 1,00 m
d. 1,20 m
e. 1,50 m
User badge image
Praticando Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

De acordo com a NBR 9050:2015, que trata da acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, a largura mínima da faixa livre destinada à circulação de pedestres deve ser de 1,20 m. Portanto, a alternativa correta é: d) 1,20 m.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei nº 12.587/12, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana. O planejamento urbano, já estabelecido como diretriz pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01), é instrumento fundamental necessário para o crescimento sustentável das cidades brasileiras.
Sobre esta temática, assinale a alternativa correta:
I - A mobilidade urbana é uma qualidade das cidades e relaciona-se à facilidade de deslocamentos de pessoas e bens. Esses deslocamentos são realizados por meio de veículos e infraestrutura como vias e calçadas, os quais permitem o ir e vir cotidiano;
II – Quando falamos de mobilidade urbana estamos tratando da maneira como se organizam os usos e a ocupação da cidade, assim como a respeito da melhor maneira de garantir o acesso das pessoas aos meios de transporte e trânsito que possibilitam acessar os serviços que uma cidade proporciona, como: locais de emprego, escolas, hospitais, praças e áreas de lazer;
III - Para que tenhamos uma política de mobilidade urbana mais efetiva, é necessário que sejam pensados os distintos meios de transporte existentes. Precisamos considerar o carro, a moto, o ônibus, o trem, o sistema de metrô, a bicicleta, o caminhar, entre outros. Para cada tipo de transporte, a cidade deve fornecer diferentes tipos de estruturas para seu adequado funcionamento;
IV – Uma eficiente política de mobilidade urbana permite que todos os cidadãos participem e sejam considerados nas distintas possibilidades de mobilidade urbana, garantindo deslocamentos e acesso autônomo e seguro a todos.
a. Somente I está correta
b. Somente I, III e IV estão corretas
c. Somente IV está correta
d. Todas as alternativas estão incorretas
e. Todas as alternativas estão corretas

O projeto Ruas Completas, guiado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pelo World Resources Institute (WRI), juntamente com o Instituto Clima e Sociedade vem trazendo ao País excelentes iniciativas. Um dos exemplos em nosso País refere-se à intervenção na Rua Joel Carlos Borges, a qual foi implementada pela Prefeitura Municipal de São Paulo em setembro de 2017 e é a primeira rua completa do projeto da Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono.
Sobre essa tipologia de rua é INCORRETO afirmar que:
a. Ruas Completas são projetadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas tendo como diretriz distribuir o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos, respondendo a necessidades do contexto local de implantação.
b. Dentre os principais objetivos dessas ruas podemos citar o tornar a rua um lugar de permanência das pessoas e não somente de passagem, assim como priorizar os deslocamentos realizados por transporte coletivo, a pé e de bicicleta, de acordo com as características e necessidades do local.
c. Dentre os benefícios dessa configuração podemos citar que Ruas Completas estimulam melhorias na igualdade, segurança, saúde, tornando os espaços urbanos mais compartilhados e vivos.
d. Há apenas uma maneira de se configurar essa tipologia de rua, a qual pode ser aplicada nas mais distintas implantações, facilitando sua disseminação e prática.
e. O ideal é que as cidades abranjam diferentes perfis viários em suas políticas de planejamento urbano, considerando uma distribuição do espaço mais democrática e que sempre leve em conta os diferentes usuários que frequentarão essas vias.

Mais conteúdos dessa disciplina