Logo Passei Direto
Buscar
Não observamos no Brasil a constituição de um padrão de Estado de bem-estar social tal como posto nos moldes europeus. Apesar disso, houve intervenções que buscavam minimizar as expressões da questão social. A seguir são postas informações sobre esse processo. Julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
A sequência correta aos valores atribuídos está expressa em:
I. A introdução da política social no Brasil foi observada no período de 1930 a 1943.
II. As intervenções em política social no Brasil durante a década de 1930 buscavam priorizar a população trabalhadora.
III. A LBA foi a primeira instituição assistencial de grande porte que prestou atendimento às expressões da pobreza.
IV. Observamos, a partir da era Vargas, a constituição de um sistema de saúde pública e universal.
V. Partindo do golpe militar na década de 1930 é constituída uma rede de proteção social que tem na assistência social o principal aglutinador.
a. F, V, V, F, F.
b. V, F, V, F, F.
c. V, V, F, F, F.
d. V, V, V, F, F.
e. V, V, V, V, F.
User badge image
ServicoSocializando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): I. A introdução da política social no Brasil foi observada no período de 1930 a 1943. É verdadeira (V). Esse período é marcado por diversas políticas sociais implementadas, especialmente durante o governo de Getúlio Vargas. II. As intervenções em política social no Brasil durante a década de 1930 buscavam priorizar a população trabalhadora. É verdadeira (V). As políticas sociais da época tinham um foco significativo na proteção e melhoria das condições de vida da classe trabalhadora. III. A LBA foi a primeira instituição assistencial de grande porte que prestou atendimento às expressões da pobreza. É falsa (F). A LBA (Legião Brasileira de Assistência) foi uma importante instituição, mas não foi a primeira. Outras iniciativas já existiam antes dela. IV. Observamos, a partir da era Vargas, a constituição de um sistema de saúde pública e universal. É falsa (F). Embora tenha havido avanços na saúde pública, o sistema de saúde universal como conhecemos hoje não foi plenamente constituído nesse período. V. Partindo do golpe militar na década de 1930 é constituída uma rede de proteção social que tem na assistência social o principal aglutinador. É falsa (F). O golpe militar que ocorreu em 1964 é o que se relaciona mais diretamente com a constituição de uma rede de proteção social, e não na década de 1930. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, F, F. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) V, V, F, F, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), a assistência social tem como um dos seus princípios: a. Fomentar campanhas participativas solidárias e a criação de programas de transferência de renda por meio de empresas cidadãs. b. Preconizar a responsabilidade das entidades filantrópicas e entidades sem fins lucrativos na coordenação da política de assistência social. c. Buscar a universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas. d. Mobilizar a sociedade civil organizada para a distribuição de auxílios emergenciais para o enfrentamento da pobreza. e. Reconhecer a supremacia do atendimento aos benefícios assistenciais, submetida à sociedade civil por meio das organizações não governamentais.

Mais conteúdos dessa disciplina