Logo Passei Direto
Buscar
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar o futuro empreendedor desde o momento da produção de ideias de negócios até a análise da viabilidade das mais interessantes.
Relacione as ferramentas da coluna A com a descrição de cada uma delas na Coluna B: 1 Funil de ideias. 2 Scamper. 3 Mapa mental. 4 Mapa de empatia. 5 BMG Canvas.
( ) Trata-se de uma ferramenta para modelar uma ideia de negócios. Serve para compreender vários aspectos importantes do futuro negócio.
( ) Leva o empreendedor a desenvolver um negócio ao se colocar do lugar do cliente. Ele pode ver, pensar, sentir e expressar opiniões e sentimentos do cliente em relação a aspectos do negócio.
( ) É uma forma gráfica de expressar ideias, de detalhá-las, de resumir pensamentos e ações. Ideal para quem tem pensamento mais visual do que linguístico.
( ) É um meio para realizar o brainstorming com vistas a chegar a um novo produto ou serviço ou para modificar algo já existente. É preciso a cooperação de outras pessoas para executar dessa técnica.
( ) Serve para gerar ideias a partir da experiência do empreendedor e da observação do mercado. Ideal para quem ainda não decidiu em qual negócio investir.
A 1, 2 ,3, 4, 5
B 5, 4, 3, 2, 1
C 2, 3, 1, 5, 4
D 4, 2, 5, 1, 3
E 3, 1, 2, 4, 5
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das descrições e relacioná-las com as ferramentas mencionadas: 1. Funil de ideias: Serve para gerar e filtrar ideias, ajudando a escolher as mais viáveis. 2. Scamper: Técnica de brainstorming que ajuda a modificar produtos ou serviços existentes. 3. Mapa mental: Ferramenta gráfica que organiza ideias de forma visual. 4. Mapa de empatia: Ajuda a entender o cliente, colocando-se em seu lugar. 5. BMG Canvas: Modelo que ajuda a estruturar e visualizar o modelo de negócios. Agora, vamos relacionar as descrições: - ( ) Trata-se de uma ferramenta para modelar uma ideia de negócios. Serve para compreender vários aspectos importantes do futuro negócio. (BMG Canvas) - ( ) Leva o empreendedor a desenvolver um negócio ao se colocar do lugar do cliente. Ele pode ver, pensar, sentir e expressar opiniões e sentimentos do cliente em relação a aspectos do negócio. (Mapa de empatia) - ( ) É uma forma gráfica de expressar ideias, de detalhá-las, de resumir pensamentos e ações. Ideal para quem tem pensamento mais visual do que linguístico. (Mapa mental) - ( ) É um meio para realizar o brainstorming com vistas a chegar a um novo produto ou serviço ou para modificar algo já existente. É preciso a cooperação de outras pessoas para executar dessa técnica. (Scamper) - ( ) Serve para gerar ideias a partir da experiência do empreendedor e da observação do mercado. Ideal para quem ainda não decidiu em qual negócio investir. (Funil de ideias) Agora, vamos colocar as respostas na ordem correta: 1. BMG Canvas 2. Mapa de empatia 3. Mapa mental 4. Scamper 5. Funil de ideias Portanto, a sequência correta é: B 5, 4, 3, 2, 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O uso do BMG - Canvas para o planejamento de ideia de negócios tem objetivos muitos claros.

Podem ser objetivos do BMG Canvas:

I. Aprendizagem: quanto mais testamos possibilidades sobre a ideia de negócios, mais aprendemos sobre a oportunidade que queremos explorar.
II. Comunicação: comunicar a equipe, clientes e investidores como se pretende viabilizar o negócio, qual é o público-alvo, quais são os recursos necessários, entre outros fatores.
III. Modelar a ideia: o uso de ferramentas de modelagem de ideias nos ajuda a definir a oferta (o quê) será entregue ao cliente (quem), definindo a infraestrutura necessária (como) para o atendimento desse mercado.
A A. I, II e III.
B B. Apenas II.
C C. Apenas III.
D D. Apenas I e II.
E E. Apenas II e III.

As macrotendências são uma boa fonte de informações, a forma como está estruturando é uma maneira de antecipar futuros problemas e por fim, entender do segmento de clientes que se pretende atingir é muito importante na análise do negócio.
Para Tajra (2014), é necessário que sejam avaliadas várias situações que possam ter impacto positivo ou negativo no futuro negócio: Qual opção que representa a(s) afirmativa(s) correta(s)?
I. Sazonalidade: o produto ou serviço que pretende disponibilizar ao mercado possui alterações significativas de demanda? Se for produto, analise se as mudanças climáticas afetam ou não aquele segmento.
II. Dependência e disponibilidade dos insumos: conhecer com detalhes o mercado fornecedor antes de dar sequência em um empreendimento é obrigação.
III. Barreiras à entrada: quais obstáculos enfrentará, visíveis ou não, para fazer o negócio acontecer? Somente pesquisas e estudos darão a dimensão das facilidades e dificuldades que terá pela frente.
A a) I, II e III
B b) Apenas I e II
C c) Apenas II e III
D d) Apenas III
E e) Apenas I

As empresas estão dando maior valor, vez e voz aos seus clientes, podendo esses participar da criação de produtos e serviços. Redes de TVs que dão espaço aos seus telespectadores para enviarem vídeos, fotos. Empresas de alimentos que estimulam seus clientes a desenvolverem produtos, exemplo, a PepsiCo que criou um salgadinho com base na sugestão de um cliente.
No texto acima, a categoria de Relacionamento com os Clientes definida por Osterwalder e Pigneur: Assinale a alternativa que apresenta a categoria correta.
A Joint venture
B Comunidades
C Cocriação
D Inteligência relacional
E Parceria empresa-cliente

Segundo Chiavenato, a escolha da forma ou espécie de firma ou sociedade a ser utilizada na estruturação de uma empresa depende de um conjunto de fatores relacionados entre si, tais como a capacidade financeira dos sócios, o volume de capital necessário para o negócio, o tipo de produto/serviço que pretendem produzir, o risco maior ou menor do negócio etc. Assim, com base nesses fatores é que se pode escolher a forma ou a espécie de sociedade a ser utilizada.
Analise as afirmacoes abaixo, sobre as possibilidades jurídicas para a abertura de uma empresa, de acordo com Roveda (2018). I. Empresário individual: a empresa é constituída de apenas um profissional, o qual dá o seu nome à companhia/empresa nos documentos oficiais. Ele responde integralmente pela empresa e pode ter seu patrimônio usado para arcar com dívidas. II. MEI – Microempresário Individual: é similar ao enquadramento de empresário individual; mas seu faturamento anual não pode ultrapassar R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais) anuais e não pode ter nenhum funcionário. III. EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: não é necessário sócio; é preciso investimento em capital social de 100 salários mínimos, os quais são o limite de responsabilidade do empresário em caso de dívidas. Pode usar nome empresarial em lugar de seu nome próprio; seus bens não ficam disponíveis em caso de dívidas.
A I, II e III
B I e II
C II e III
D I e III
E I apenas

Sobre as etapas para a abertura legal de um empreendimento, assinale V(verdadeira) e F(falsa) nas afirmacoes abaixo:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) É a partir do Registro da pessoa jurídica, que a empresa passa a existir oficialmente e já pode começar a operar sem seguir com os outros procedimentos necessários.
( ) A classificação das atividades da empresa visa tanto a questão tributária, como para fins de fiscalização.
A V – F – V – F
B V – V – F – F
C F – V – V – F
D F – F – V – V
E F – V – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina