Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto a seguir: “A Lei Orgânica Municipal é considerada a lei das leis na ordem local. É onde repousa a vontade majoritariamente qualificada da população na organização e funcionalidade dos poderes municipais e que conforma a elaboração de todas as demais espécies legislativas locais.” Fonte: CORRALO, G. CARDOSO, L. B. A lei orgânica e a administração municipal. Publica direito, 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2020.
Considerando as informações disponibilizadas e o conteúdo estudado sobre a lei do tipo orgânica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As leis são as normas e regras jurídicas de um país.
II. ( ) A Lei Orgânica da Saúde é amparada na esfera da magistratura nacional pela Lei Complementar nº 35/1979.
III. ( ) Para uma lei orgânica ser aprovada, é necessária a obtenção de 1/3 de votos favoráveis.
IV. ( ) A Lei Orgânica Municipal representa a lei de maior magnitude no município, estando acima da própria Constituição Federal.
1. V, F, V, F.
2. V, V, F, F.
3. F, V, V, F.
4. V, F, F, F.
5. F, F, V, V.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a Lei Orgânica Municipal: I. ( ) As leis são as normas e regras jurídicas de um país. É verdadeira (V). As leis, de fato, são normas que regulam a vida em sociedade e são fundamentais para a organização do Estado. II. ( ) A Lei Orgânica da Saúde é amparada na esfera da magistratura nacional pela Lei Complementar nº 35/1979. É falsa (F). A Lei Complementar nº 35/1979 trata da organização do Ministério Público e não está diretamente relacionada à Lei Orgânica da Saúde. III. ( ) Para uma lei orgânica ser aprovada, é necessária a obtenção de 1/3 de votos favoráveis. É falsa (F). A aprovação de uma Lei Orgânica Municipal geralmente requer um quórum qualificado, que é de 2/3 dos votos favoráveis. IV. ( ) A Lei Orgânica Municipal representa a lei de maior magnitude no município, estando acima da própria Constituição Federal. É falsa (F). A Lei Orgânica Municipal deve estar em conformidade com a Constituição Federal e não pode estar acima dela. Portanto, a sequência correta é: V, F, F, F. A alternativa que corresponde a essa sequência é a 4: V, F, F, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A saúde pública e a saúde coletiva abrangem medidas fundamentais de atenção à saúde e ao bem estar da sociedade. Surgidas em momentos e em contextos diferentes da história do Brasil, ambas andam de mãos dadas no que se refere à otimização da qualidade de vida da população.
A partir dessas informações e do conteúdo previamente estudado sobre saúde pública e coletiva no Brasil, pode-se afirmar que:
1. toda saúde pública pode ser considerada de certa forma coletiva, mas nem toda saúde coletiva é pública.
2. a saúde coletiva é um direito constitucional e pode ser entendida como o conjunto de ações governamentais em prol do bem estar individual.
3. a saúde coletiva é uma área de atuação exclusiva do sistema público de saúde no brasil.
4. saúde pública e saúde coletiva são termos que podem ser utilizados como sinônimos na prática clínica.
5. a saúde coletiva foi idealizada pelo governo imperial durante o brasil colônia, o proposito inicial desta era reconhecer variáveis associadas ao desenvolvimento de doenças.

Leia o trecho a seguir: “A saúde é um direito que consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, desde 1948. Esta afirma que todos possuem direito a um padrão de vida capaz de garantir -lhe saúde e bem-estar, enfatizando ainda, que o direito à saúde é indissociável do direito à vida. No Brasil, o direito à saúde é uma conquista atribuída principalmente ao movimento da Reforma Sanitária, pois foi a partir desta que a saúde passou a ser um direito constitucionalmente tutelado.” Fonte: DALLARI, S. G. O direito à saúde. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 22, n.1, p. 57 -63, Fev, 2008.
A vigente Constituição Federal da Republica apresenta uma seção exclusiva para tratar sobre a normatização dos princípios de saúde no país. Considerando as informações disponibilizadas e o conteúdo prévio estudado sobre as diretrizes constitucionais de saúde no Brasil, é correto afirmar que a saúde é um direito universal e um dever do(a):
1. estado.
2. política.
3. iniciativa privada.
4. sociedade.
5. previdência.

Leia o trecho a seguir: “A Organização Mundial de Saúde (OMS) é a autora de um dos conceitos mais utilizados no mundo sobre o que é saúde. Esta afirma que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças e enfermidades.” Fonte: DALMOLIN, B. B.; et al. Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde. Rev. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, 2011. p. 389-394.
Considerando o trecho apresentado e os conteúdos estudados sobre o conceito ampliado de saúde, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Apesar de a definição de saúde da OMS ser aceita e utilizada pelos sistemas de saúde em praticamente todos os países, a mesma vem sendo alvo de muitas críticas nos últimos anos.
II. O termo “completo” utilizado na definição da OMS torna a saúde uma meta considerada inatingível e utópica, pois considera-se que a obtenção de um estado completo de bem estar em todos os aspectos da vida é impossível ao ser humano.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa correta da II.
3. A asserção I é uma proposição falsa, a II é uma proposição verdadeira, ambas não se justificam.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. As asserções I é verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa, e a I é uma justificativa correta da II.

Frequentemente o Sistema Único de Saúde (SUS) é associado a longas esperas por tratamento e à falta de atendimento especializado. Mesmo apresentando problemas e sendo alvo de muitas críticas pela população brasileira, o SUS é reconhecido por outros países como um modelo de referência a ser seguido na assistência à saúde pública.
Considerando essas informações e o conteúdo prévio estudado sobre as políticas de saúde no Brasil, pode-se afirmar que o SUS é um sistema reconhecido internacionalmente por:
1. proporcionar o acesso à saúde a todos os cidadãos nos diferentes níveis de atenção e complexidade.
2. garantir o atendimento médico por um preço mensal ínfimo que pode ser pago por toda população.
3. englobar a realização de transplantes, tratamento ao câncer, hemodiálise e cirurgia plástica estética.
4. prover o acesso à saúde física e mental e condicionar esse serviço apenas à contribuição do INSS.
5. ser o único sistema de saúde no mundo inteiramente gratuito e proporcionar o acesso universal aos serviços de saúde.

Leia o trecho a seguir: “As condições econômicas e sociais influenciam decisivamente as condições de saúde de pessoas e populações. A maior parte da carga das doenças, assim como as iniquidades em saúde, que existem em todos os países, acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem. Esse conjunto é denominado determinantes sociais da saúde, um termo que resume os determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais da saúde”. Fonte: CARVALHO, A. I. Determinantes sociais, econômicos e ambientais da saúde. In: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: população e perfil sanitário [online]. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2013. Vol. 2. pp. 19-38.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as categorias dos determinantes descritos a seguir e faça a correta associação com os fatores que são considerados exemplos destes.
1) Econômicos.
2) Ambientais.
3) Sociais.
4) Biológicos.
( ) Cultura e educação.
( ) Idade e fatores genéticos.
( ) Tipo de habitação e ocupação laboral desempenhada.
( ) Gestão de resíduos e poluição.

Leia o excerto a seguir: “Prevenir, promover, educar e tratar são termos denotados a assistência em saúde coletiva. Ao ampliar o conceito de saúde ampliamos também as ações voltadas a esta, embora todos estes termos estejam conectados com a prática de intervenções no processo saúde e doença, há particularidades que os distingue, não devendo, dessa forma, ser utilizados indistintamente e empregados como sinônimos.” Fonte: FALKENBERG, Mirian Benites; et al. Health education and education in the health system: concepts and implications for public health. Ciênc. saúde coletiva. 19 mar. 2014.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos previamente estudados sobre as ações de atenção à saúde, analise as práticas descritas a seguir e associe-as com suas respectivas características de intervenção.
1) Promoção da saúde.
2) Prevenção.
3) Educação em saúde.
4) Tratamento.
( ) Conjunto de ações que tem por proposito impedir o desenvolvimento e a evolução de uma doença.
( ) Conjunto de condutas que seguem o princípio da responsabilização múltipla, tendo como objetivo a mudança das condições de vida associadas aos problemas de saúde subjacentes.
( ) Conjunto de condutas que tem por finalidade a cura ou o alívio de sintomas e doenças.
( ) Conjunto de práticas de ensino e aprendizagem que almejam propiciar mudanças comportamentais e incentivar a aderência de atitudes saudáveis.

Leia o trecho a seguir: “A medicina europeia chegou ao Brasil a bordo das caravelas durante o período colonial. A disseminação dos saberes médicos, no entanto, foi um processo lento pelo país. De caráter casuístico e restrito, a assistência à saúde era praticada na maioria das vezes por profissionais não licenciados, seja pelo custo, acessibilidade ou efetividade destes.” Fonte: VIOTTI, A. C. C. As práticas e os saberes médicos no Brasil colonial (1677 -1808). São Paulo: Alameda, 2017.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da história e evolução da assistência a saúde, pode-se afirmar que no período do Brasil colonial os cuidados com a saúde eram:
1. efetivos, pois junto com o descobrimento do Brasil chegaram muitos médicos que imediatamente melhoraram a qualidade de vida da população.
2. desnecessários, devido ao estilo de vida saudável, equilibrado e natural da população, que fazia com que as doenças praticamente inexistissem.
3. adequados, pois a população se preocupava em manter boas condições sanitárias, para evitar a disseminação de doenças.
4. limitados na maioria das vezes a práticas empíricas, como as benzeduras, pois não havia especialistas para atender a demanda da população.
5. abrangentes, pois, além de curar, havia uma preocupação em se prevenir as doenças e promover a saúde da população.

Leia o excerto a seguir: “A saúde, a doença e a morte foram diversamente contempladas pela humanidade, ora como fruto de invasão do organismo por agentes patogênicos, ora como decorrência de fatores sobrenaturais. Muitas teorias foram desenvolvidas para conhecer e explicar esses fenômenos ao longo dos anos, estas relacionam, sobretudo, às ciências da vida e às ciências humanas aos seus conceitos.” Fonte: HEGENBERG, L. Evolução histórica do conceito de doença. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1998.
A complexidade do processo saúde e doença tem motivado a proposição de variados modelos explicativos sobre estes. Considerando as informações disponibilizadas e o conteúdo prévio estudado sobre as teorias desenvolvidas para elucidar as relações do homem com os seus conceitos de saúde, doença e morte, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A teoria ingênua afirma que a doença e a morte são relacionadas ao cometimento de pecados, castigos de deuses e à prática de magia.
II. ( ) A teoria mágica denota a saúde como uma condição natural da vida, não se preocupando em explicá-la, pois ela simplesmente acontece.
III. ( ) A teoria crítica propõe que a doença e a morte fazem parte do ciclo vital humano, devendo ambas serem aceitas pela população como algo inerente a todos.
IV. ( ) A teoria crítica estabelecesse um modelo de causa e efeito, relacionando agentes etiológicos e hábitos de vida à presença de saúde e doença.
1. F, F, V, V.
2. V, F, F, V.
3. F, V, F, V.
4. F, V, V, F.
5. V, F, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina