Logo Passei Direto
Buscar
Foi instituído no Brasil pela Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), Lei nº 6938/81, sendo regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 1, de 1986.
Essa definição se refere à qual das alternativas a seguir?
a. Estudo de impacto ambiental (EIA).
b. Plano de recuperação de área degradada (PRAD).
c. Estudo de impacto de vizinhança (EIV).
d. Relatório de impacto de vizinhança (RIV).
e. Relatório de impacto ambiental (Rima).
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e a Lei nº 6938/81 estabelecem diretrizes para a proteção ambiental no Brasil, incluindo a necessidade de estudos que avaliem os impactos de atividades potencialmente poluidoras. Analisando as alternativas: a) Estudo de impacto ambiental (EIA) - É um estudo que avalia os impactos ambientais de um projeto antes de sua implementação, regulamentado pela PNMA e pela Resolução do Conama nº 1/1986. b) Plano de recuperação de área degradada (PRAD) - Refere-se a um plano para recuperar áreas que foram degradadas, mas não é o foco da definição apresentada. c) Estudo de impacto de vizinhança (EIV) - Avalia os impactos de um empreendimento sobre a vizinhança, mas não é regulamentado pela mesma legislação mencionada. d) Relatório de impacto de vizinhança (RIV) - É um documento que apresenta os resultados do EIV, mas não é o foco da definição. e) Relatório de impacto ambiental (Rima) - É um documento que resume o EIA, mas não é a definição inicial. Dessa forma, a alternativa correta que se refere à definição apresentada é: a) Estudo de impacto ambiental (EIA).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os objetivos do desenvolvimento sustentável, que marcaram as comemorações dos 20 anos da Rio 92 com a definição da ampliação da Agenda 21 para a Agenda 2030, são:
a) Princípios exclusivos de Direito Ambiental.
b) Princípios exclusivos de Direito Civil.
c) Princípios exclusivos de Direito Público.
d) Princípios exclusivos de Direito Administrativo.
e) Uma sistematização dos princípios de Direitos Humanos, que elevam a sistemática do Direito Ambiental a todos os ramos do Direito.

A partir da promulgação da Lei nº 6.938, em 1981, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente, foram criados diferentes órgãos de extrema importância, que, juntos, formam o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), cujo objetivo é proteger e melhorar a qualidade ambiental. Considerando o organograma do Sisnama, associe os itens a seguir.
Coluna A I - Órgãos consultivo e deliberativo II - Órgão central III - Órgãos executores IV - Órgãos seccionais V - Órgãos locais Coluna B ( ) - Ibama e ICMBio ( ) - Ministério do Meio Ambiente ( ) - Órgãos ou entidades estaduais ( ) - Órgãos ou entidades municipais ( ) - Conama Assinale a ordem de resposta correta.
a. II – III – IV – V – I.
b. III – II – IV – I – V.
c. III – II – IV – V – I.
d. III – II – V – I – IV.
e. IV – V – II – I – III.

P+L significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia por meio da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo. A partir disso, é INCORRETO afirmar que:
a. A P+L proporciona ganhos financeiros por meio da melhoria da utilização de matérias-primas, água, energia e da não geração de resíduos.
b. A P+L pode aumentar a competitividade por meio da redução de custos de produção e melhorar o bem-estar da comunidade.
c. A P+L encaixa-se em qualquer ramo ou atividade, considerando a variável ambiental em todos os níveis da organização, envolvendo as questões ambientais com ganhos econômicos para a empresa.
d. Para a P+L todo resíduo deve ser considerado um produto de valor econômico positivo.
e. A implementação da P+L como prática de eco eficiência é, sobretudo, um exemplo de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade.

O sistema de gestão ambiental (SGA) é definido pela Norma ISO 14001 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2004). Ele é estruturado tendo por base o ciclo de melhoria continua, denominado PDCA (do inglês plan-do-check-act, cuja tradução literal é planejar-fazer-checar-agir)
Considerando o ciclo PDCA e as etapas de um sistema de SGA, associe os itens a seguir. Coluna A I- Plan/planejar. II- Do/fazer. III- Check/checar. IV- Act/agir Coluna B ()- Atuar para que o desempenho seja melhorado com sucesso. ()- Monitorar e medir os processos e desenvolver relatos. ()- Implementar processos. ()- Definir objetivos e processos para atingir as metas propostas em concordância com a política ambiental da organização Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de resposta.
a. IV – III – II – I.
b. III – I – IV – II.
c. IV – II – III – I.
d. I – II – IV – III.
e. III – I – II – IV.

A Agenda 2030 representa, então, uma oportunidade sem precedentes para eliminar a pobreza extrema e colocar o mundo em uma trajetória sustentável, sendo composta de quatro principais tópicos: I - Visão e princípios, são os elementos que norteiam a compreensão do que é a Agenda e sua importância para o planeta e sobre quais são os principais princípios que devem nortear a sua utilização. II - Quadro de resultados, correspondem à descrição dos 17 ODS, ou seja, evidenciam o que é cada um e qual a meta por trás deste objetivo. III - Implementação, indica os meios que podem ser utilizados para implementação das ações relacionadas à Agenda e como a ONU pode atuar em parceria para lograr êxito nos resultados; IV - Acompanhamento e revisão da Agenda, é o tópico onde se explica como pode ocorrer o registro das ações e seus resultados, prevendo, também, como será o processo de revisão a partir dos resultados do acompanhamento. É CORRETO o que se afirma em:
a. I e III, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. II e III, apenas.

O foco principal de um programa de P+L é criar consciência para a prevenção da poluição, a fim de encontrar a fonte de resíduos e emissões, definir um programa para reduzir as emissões e aumentar a eficiência dos recursos através da implementação e da documentação de opções de produção mais limpa. Analise as opções a seguir e enumere com (1) para ações de nível 1, (2) para as ações de nível 2 e (3) para ações referentes ao nível 3. ( ) - Reciclagem externa ( ) - Ciclos biogênicos ( ) - Redução na fonte ( ) - Reciclagem interna Assinale a alternativa que apresenta a ordem de resposta correta.
a. 3 – 1 – 2 – 1.
b. 3 – 3 – 2 – 1.
c. 3 – 2 – 3 – 1.
d. 3 – 3 – 1 – 2.
e. 2 – 3 – 2 – 1.

São definidos 5 pilares para a Agenda, sendo eles também denominados de 5 Ps do desenvolvimento sustentável.
Analise a afirmativa a seguir “Uma sociedade que busque garantir aos seus cidadãos que tenham vidas prósperas e plenas em harmonia com a natureza de forma sustentável”. A qual pilar da Agenda 30 dos ODS essa afirmação está relacionada?
a. Ao pilar "planeta".
b. Ao pilar "parcerias".
c. Ao pilar "pessoas".
d. Ao pilar “paz”.
e. Ao pilar "prosperidade".

O conceito de meio ambiente está previsto na sua literalidade no artigo 3º da Lei nº 6.938/81 da seguinte maneira: 'Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por 1-meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas' (BRASIL, 1981, on-line). Considerando o texto do artigo 3º da Lei nº 6.938/81, analise os conceitos a seguir. I-Meio ambiente natural II-Meio ambiente construído III-Meio ambiente cultural Quais conceitos compreendem, na sua literalidade, o conceito de meio ambiente?
a. Os conceitos I e III estão corretos.
b. Apenas o conceito II está correto.
c. Os conceitos I e II estão corretos.
d. Apenas o conceito I está correto.
e. Apenas o conceito III está correto.

P+L significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência do uso de matérias-primas, água e energia por meio da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo. Com base nisso, assinale a alternativa correta:
a. AP+L proporciona ganhos financeiros por meio da melhoria da utilização de matérias-primas, água e energia e da não geração de resíduos.
b. AP+L encaixa-se em alguns ramos ou atividades, porém deve-se levar em consideração a variável ambiental em todos os níveis da organização, considerando as questões ambientais com ganhos econômicos para a empresa.
c. A implementação da P+L como prática de eco eficiência é, sobretudo, um exemplo de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade.
d. Para a P+L todo resíduo deve ser considerado um produto de valor econômico positivo.
e. AP+L pode reduzir a competitividade por meio da redução de custos de produção e melhorar o bem-estar da comunidade.

Mais conteúdos dessa disciplina