Logo Passei Direto
Buscar
Em programação linear estão definidos alguns elementos que compõem a chamada forma padrão, que engloba a formulação matemática do problema a ser solucionado.
Portanto, podemos afirmar que:
I - A função objetivo é função c1x1+c2x2+…+cnxn que está sendo maximizada ou minimizada e corresponde ao primeiro elemento da forma padrão da programação linear.
II - Na estrutura da forma padrão, depois da função objetivo, se encontram as restrições e as restrições de não negatividade, respectivamente.
III - As restrições são as limitações do tipo ai1x1+ai2x2+…+cinxn=bi, com (i=1, 2,…, m) em que aij, bi e cj são as variáveis de decisão e x1, x2,…, xn são as constantes.
A I e III são verdadeiras.
B III é verdadeira.
C II é verdadeira.
D I e II são verdadeiras.
E I, II e III são verdadeiras.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - A função objetivo é função c1x1+c2x2+…+cnxn que está sendo maximizada ou minimizada e corresponde ao primeiro elemento da forma padrão da programação linear. Verdadeiro, essa é a definição correta da função objetivo na forma padrão. II - Na estrutura da forma padrão, depois da função objetivo, se encontram as restrições e as restrições de não negatividade, respectivamente. Falso, na forma padrão, as restrições de não negatividade são geralmente apresentadas após as restrições, mas não são consideradas como "depois" da função objetivo. Elas são uma parte essencial, mas não seguem diretamente a função objetivo. III - As restrições são as limitações do tipo ai1x1+ai2x2+…+ainxn=bi, com (i=1, 2,…, m) em que aij, bi e cj são as variáveis de decisão e x1, x2,…, xn são as constantes. Falso, a afirmação tem um erro na descrição. As aij e bi são coeficientes e constantes, enquanto x1, x2,…, xn são as variáveis de decisão. Portanto, a descrição não está correta. Com base na análise, apenas a afirmativa I é verdadeira. Assim, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: A I e III são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A função produção não existe sozinha dentro de uma organização. Embora os setores sejam denominados de formas diferentes (Marketing, Contabilidade, Recursos Humanos, Produção, entre outros), é a cooperação entre as funções (ou sistemas) que fará com que os objetivos propostos pela empresa sejam atingidos tornando-a mais competitiva no mercado.
A partir do exposto, analise as sentenças a seguir que versam sobre as tarefas atribuídas a cada função:
I – A função Produção tem como uma de suas principais atribuições o desenvolvimento do plano de investimentos de médio e longo prazo.
II – A função Marketing tem como um dos seus objetivos prospectar mercado para os novos produtos para que a função produção possa produzir.
III – A função de Recursos Humanos tem como tarefa a determinação do lead time de entrega do fornecedor de matérias primas.
IV – A função Compras se envolve nos procedimentos de entradas e saídas de materiais e contato direto com fornecedores.
A I apenas.
B I e II, apenas.
C II e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.
E III e IV, apenas.

Uma estratégia recorrente para ajudar a encontrar a solução de um problema consiste em dividi-lo em etapas que facilitem sua compreensão e, consequentemente, encaminhe a solução deste. Em pesquisa operacional não é diferente, diversos autores buscaram identificar algumas etapas que permitem encadear o processo de solução de um problema em PO.
Sendo assim, correlacione as etapas a seguir com as descrições abaixo:
1 - Estudo do problema.
2 - Levantamento e tratamento de dados.
3 - Definição da metodologia a ser empregada.
4 - Análise dos resultados obtidos.
5 - Implementação da proposta.
(03) O tipo de problema determinará a escolha do método/ferramenta de PO a ser empregada, consequentemente, a metodologia estará mais ou menos definida.
(02) Os trabalhos de PO são quantitativos e, consequentemente é necessário trabalhar os dados numéricos estatisticamente. O conjunto final de dados a ser empregado, deve ser confiável.
(04) Nesta etapa deve ser possível obter subsídios para identificar as atividades/recursos a serem priorizadas na elaboração da proposta de solução.
(05) Nesta etapa parte-se da análise dos resultados finais para a aplicação do resultado obtido a fim de solucionar ou minimizar o problema estudado.
(01) É a etapa em que o contexto do problema deve ser estudado de forma detalhada a fim de identificar o nível de complexidade e, consequentemente, escolher a técnica/ferramenta de PO mais apropriada para solucionar o problema.
A 1 - 2 - 3 - 4 - 5
B 1 - 5 - 4 - 2 - 3.
C 3 - 1 - 5 - 4 - 2.
D 2 - 4 - 5 - 3 - 1.
E 3 - 2 - 4 - 5 - 1.

Em pesquisa operacional, ao trabalhar para a solução de um problema, frequentemente nos deparamos com a possibilidade de usar uma solução pronta ou a de desenvolver uma solução que atenda pré-requisitos específicos para o problema em questão.
Assim, faz-se necessário diferenciar os conceitos de “modelo” e de “modelagem” a serem empregados, pois há uma pequena sutileza no emprego dos referidos conceitos.
1. Um(a) MODELO pode ser usado para resolver problemas similares, dado que as condições usadas para a elaboração deste nem sempre são encontradas na realidade.
2. Para problema de baixa complexidade, o emprego de um(a) MODELO pronto, pode ser o mais indicado por apresentar um menor custo que a(o) MODELAGEM, a solução pode ainda ser obtida em menor prazo.
3. A(O) MODELAGEM, deve ser entendida como a elaboração específica de um algoritmo ou MODELO matemática(o) para um problema a ser resolvido, que possui escopo e objetivos bem definidos, ou seja, será construído um(a) MODELO ‘sob medida’, ‘personalizado’.
A Modelo - Modelo - Modelagem - Modelagem - Modelo - Modelo.
B Modelagem - Modelagem - Modelo - Modelo - Modelagem - Modelo.
C Modelo - Modelagem - Modelo - Modelo - Modelagem - Modelagem.
D Modelo - Modelo - Modelagem - Modelo - Modelagem - Modelo.
E Modelagem - Modelagem - Modelagem - Modelo - Modelo - Modelo.

Mais conteúdos dessa disciplina