Logo Passei Direto
Buscar
Em unidade de saúde da periferia de Recife, um nutricionista foi informado pelo médico pediatra que a maioria das crianças atendidas apresentam anemia ferropriva. Buscando identificar a causa do problema, ele decidiu realizar uma pesquisa sobre as práticas alimentares dessa população.
Considerando as diferentes técnicas para coleta de dados, analise as propostas e assinale a alternativa CORRETA:
A Treinar as agentes comunitárias de saúde para que visitem as famílias e apliquem o semanário alimentar.
B Realizar visitar domiciliares às famílias das crianças com anemia para identificar a história alimentar.
C Aplicar um questionário, via telefone, com os familiares das crianças com anemia para identificar comportamento e práticas alimentares.
D Solicitar que o médico em cada consulta pediátrica aplique com os pais das crianças um recordatório 24h.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a causa da anemia ferropriva nas crianças atendidas, é fundamental coletar dados sobre as práticas alimentares de forma eficaz e direta. Vamos analisar as alternativas: A) Treinar as agentes comunitárias de saúde para que visitem as famílias e apliquem o semanário alimentar. - Essa abordagem pode ser útil, mas não garante que a coleta de dados seja feita de forma direta e específica sobre a história alimentar das crianças. B) Realizar visitas domiciliares às famílias das crianças com anemia para identificar a história alimentar. - Essa opção permite uma coleta de dados mais detalhada e contextualizada, possibilitando entender melhor as práticas alimentares no ambiente familiar. C) Aplicar um questionário, via telefone, com os familiares das crianças com anemia para identificar comportamento e práticas alimentares. - Embora possa ser uma opção, a coleta de dados por telefone pode limitar a profundidade das informações obtidas. D) Solicitar que o médico em cada consulta pediátrica aplique com os pais das crianças um recordatório 24h. - Essa abordagem pode ser útil, mas depende da disponibilidade do médico e pode não ser tão eficaz quanto uma coleta de dados mais focada. A alternativa mais adequada para identificar a história alimentar de forma direta e contextualizada é: B) Realizar visitas domiciliares às famílias das crianças com anemia para identificar a história alimentar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A quantidade de comida ingerida e as escolhas alimentares são influenciadas por fatores internos, como atitudes face aos alimentos e por fatores externos como o contexto social onde ocorre a refeição, ou simplesmente pelo fato de como o indivíduo reage frente ao alimento e as possíveis opções a ele apresentadas.
Sabendo disso, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Consumidor. II- Contexto. III- Alimento. ( ) Quando - onde - como - com quem. ( ) Textura - aparência - nutrientes - sabor - cheiro. ( ) Cultura - estilo de vida - demografia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - III - I.
B III - II - I.
C I - III - II.
D II - I - III.

J.C.S., 41 anos, ensino fundamental completo, costureira, casada, dois filhos (15 anos e 17 anos), procurou a Clínica de Nutrição após ter sido encaminhada pelo médico da empresa que trabalha por apresentar excesso de peso (IMC = 28,5) e glicemia elevada. Após anamnese clínica e alimentar, foi realizada a avaliação antropométrica e a paciente foi orientada a realizar uma dieta de 1.900 kcal (respeitando hábitos alimentares e condição socioeconômica da paciente), com fracionamento das refeições, redução de açúcares, carboidrato simples e gorduras e aumento de fibras solúveis e insolúveis. Recomendou-se a prática de atividade física (caminhada leve) e aumento do consumo hídrico. O retorno foi agendado para depois de 30 dias. Passados 45 dias, a paciente retorna dizendo que não seguiu as orientações, pois não possui tempo para preparar os alimentos da dieta e que os filhos possuem o hábito de consumir fast food, dificultando a adesão à dieta. Praticou a atividade física nos primeiros 10 dias, mas se sentiu muito cansada e desistiu. A avaliação antropométrica revelou a manutenção do peso e a anamnese alimentar confirmou a alteração de poucos hábitos, como redução do açúcar no café. Analisando o estágio de vida, o nutricionista deverá realizar uma intervenção nutricional adequada, utilizando estratégias que visem modificar o comportamento alimentar da paciente. Sobre a conduta do nutricionista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A paciente se encontra na fase de contemplação e o nutricionista deverá auxiliar a mesma a identificar quais são as barreiras que impedem a mudança alimentar e juntos traçar meios de superar estas barreiras. ( ) O nutricionista deverá apontar os erros cometidos e traçar objetivos específicos para serem alcançados em curto prazo, para isto deve fornecer várias informações para a paciente. ( ) Durante a consulta, o nutricionista deve encorajar a paciente, mostrando a ela que é capaz de adotar as recomendações nutricionais e, para isso, precisa ter confiança em si mesma. ( ) Cada vez que a paciente apresentar uma barreira para adotar determinada mudança, o nutricionista deverá criticar duramente e impor estratégias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.

Estima-se que por dia fazemos cerca de duzentas escolhas alimentares, cada uma delas determinada por vários fatores. Assim, para realizar um aconselhamento dietético correto, é preciso primeiro que o nutricionista entenda esse processo.
Sobre as escolhas alimentares e seus determinantes, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Escolha alimentar relacionada ao alimento. II- Escolha alimentar relacionada ao ambiente determinada por fatores socioculturais. III- Escolha alimentar relacionada ao comedor por fatores socioeconômicos. IV- Escolha alimentar relacionada ao comedor por fatores antropológicos e psicológicos. ( ) Quando Bruna sai com suas amigas costuma comer açaí. Não é seu alimento preferido, mas todas as amigas gostam. ( ) Pedro não come manga e leite na mesma refeição, pois acredita que faz mal. ( ) José é metalúrgico e a sua esposa está desempregada. No carrinho de compras só tem itens essenciais. ( ) Ana é muito cuidadosa com a sua saúde, por isso escolhe alimentos saudáveis para consumir. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - IV - III - I.
B IV - II - III - I.
C IV - III - I - II.
D II - IV - I - III.

Ana, 35 anos, solteira, mora na periferia de Belo Horizonte, costuma acordar às 6h, sai de casa às 6h20 para pegar o transporte público para se deslocar até o centro onde trabalha em uma relojoaria. Às 9h30 realiza o café da manhã com café preto e bolacha integral. O almoço acontece às 12h e geralmente é uma marmita de um restaurante próximo. Às 16h come uma fruta que leva de casa. Às 18h30, quando consegue um lugar para se sentar no ônibus, na volta para casa, come uma barrinha de cereal ou amendoim. Ana chega em casa por volta das 20h30 e cansada come algo que não exige muito tempo de preparo como um sanduíche ou um prato rápido preparado no micro-ondas como lasanha, hambúrguer ou pizza congelada. Analisando o dia a dia de Ana e refletindo sobre o modo de vida urbano, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- As pessoas que moram em meio urbano costumam consumir mais alimentos industrializados e ultraprocessados, quando comparadas às pessoas que moram em meio rural. PORQUE II- Possuem um ritmo de vida mais acelerado e menos tempo para preparo e compra dos alimentos, optando por estes alimentos de fácil consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições falsas.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

O método consiste em uma extensa entrevista com o propósito de gerar informações sobre os hábitos alimentares atuais e passados. São coletadas informações sobre número de refeições diárias, local das refeições, apetite, preferências e aversões alimentares, uso de suplementos nutricionais e informações adicionais sobre tabagismo, prática de exercícios físicos, entre outras.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição do conceito apresentado:
A Tratamento de dados secundários.
B História alimentar.
C Recordatório 24h.
D Questionário via telefone.

O ato de comer envolve aspectos alimentares e nutricionais e compreender estes aspectos é essencial para o nutricionista. Para isto, é preciso entender cada conceito para poder realizar um diagnóstico preciso, como exemplo identificar que o consumo alimentar está adequado, enquanto o consumo nutricional está inadequado, ou ainda, se o paciente sente fome ou fome hedônica.
Diante da necessidade de compreender estes conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Atitude alimentar. II- Comportamento alimentar. III- Hábito alimentar. IV- Tomada alimentar. ( ) Ações em relação ao ato de se alimentar, como, quando e de que forma comemos. ( ) Comportamentos aprendidos e repetidos de forma automática. ( ) Crenças, pensamentos, sentimentos, comportamentos e relacionamentos com os alimentos. ( ) Toda a ingestão de produtos sólidos e líquidos que têm valor energético. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - II - IV - I.
B IV - II - III - I.
C II - III - I - IV.
D III - II - I - IV.

Mais conteúdos dessa disciplina