Logo Passei Direto
Buscar
Assinale (C) Certo ou (E) Errado. Referente à proteção de máquinas.
( ) Art. 186 - O Ministério do Trabalho estabelecerá normas adicionais sobre proteção e medidas de segurança na operação de máquinas e equipamentos, especialmente quanto à proteção das partes móveis, distância entre estas, vias de acesso às máquinas e equipamentos de grandes dimensões, emprego de ferramentas, sua adequação e medidas de proteção exigidas quando motorizadas ou elétricas.
( ) Faz-se, então, imperativo inafastável assegurar a proteção do trabalhador frente às máquinas, sendo este operador destas ou não, estacionárias ou móveis, independentemente de sua atuação sobre estas. Ainda que o faça de maneira indevida, a sua integridade não poderá estar sujeita o potencial dano ou lesão.
( ) sistemas de segurança devem ser aplicados a esta maquinaria, de modo a serem capazes de impedir ocorrências indesejadas, mesmo que ocorra o seu acionamento indevido, tentativas de burla por parte dos operadores, a sua religação acidental ou, mesmo, que seus componentes – em especial os eletrônicos porventura utilizados como parte desse sistema protetivo – venham a falhar.
( ) O técnico deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo e capacidade, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado.
a. C, C, C, E.
b. E, C, C, E.
c. C, E, E, E.
d. E, C, C, C.
e. C, C, C, C.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a proteção de máquinas: 1. Art. 186 - O Ministério do Trabalho estabelecerá normas adicionais sobre proteção e medidas de segurança na operação de máquinas e equipamentos, especialmente quanto à proteção das partes móveis, distância entre estas, vias de acesso às máquinas e equipamentos de grandes dimensões, emprego de ferramentas, sua adequação e medidas de proteção exigidas quando motorizadas ou elétricas. - Certo (C): O artigo realmente trata da responsabilidade do Ministério do Trabalho em estabelecer normas de segurança. 2. Faz-se, então, imperativo inafastável assegurar a proteção do trabalhador frente às máquinas... - Certo (C): É verdade que a proteção do trabalhador deve ser garantida, independentemente de sua atuação. 3. Sistemas de segurança devem ser aplicados a esta maquinaria... - Certo (C): É correto afirmar que sistemas de segurança devem ser implementados para prevenir ocorrências indesejadas. 4. O técnico deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos... - Errado (E): Embora seja uma boa prática, a afirmação não é uma exigência legal explícita, mas sim uma recomendação. Portanto, a sequência correta é: C, C, C, E. A alternativa correta é: a. C, C, C, E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No Brasil, o trabalho rural é regulado pela Lei n. 5.889/1973, que, dentre outras particularidades, estabelece:
Marque (V) Verdadeiro e (F) Falso.
( ) Art. 5º Considera-se empregador rural, para efeitos desta Lei, a pessoa física ou jurídica, proprietário ou não, que explore atividade agroeconômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados. § 1º Inclui-se na atividade econômica, referida no “caput” deste artigo, a exploração industrial em estabelecimento agrário não compreendido na Consolidação das Leis do Trabalho.
Verdadeiro
Falso

Se ao empregador, pessoa física, é facultado contratar outrem em caráter temporário, sendo obrigação preservar-lhe a integridade, tal como direito dos demais trabalhadores, cabe questionar: Têm estes, em nosso país, acesso e à sua disposição as informações necessárias para tanto?
Marque o incorreto.
a. Em se tratando de unidades produtivas via de regra situadas na zona rural dos municípios e, por vezes, de difícil acesso e não servidas de transporte público regular, não é incomum que a empresa providencie o transporte para os trabalhadores a seu serviço, desde um ponto de encontro na sede deste município e ao longo de paradas predefinidas no roteiro até as suas instalações. As bases em que esse transporte de pessoas é executado, bem como as responsabilidades decorrentes, se inserem nas condições de trabalho, pois ele deve ser exercido de modo apropriado.
b. Assim, dentre outros cuidados requeridos, se faz necessário rigoroso controle da qualidade da água utilizada no processo, das contaminações cruzadas, das pragas (em especial insetos e roedores), bem como das práticas e do comportamento do manipulador, treinado e executando, de modo consciente, procedimentos operacionais padronizados. A este conjunto de cuidados denomina-se “boas práticas de fabricação (BPF)”.
c. Mais de uma alternativa está incorreta.
d. Nesse sentido, convém ressaltar o conceito de “segurança alimentar”, que, de modo abrangente, estabelece que o alimento não causará dano aos consumidores e, em razão disso, não poderá oferecer perigos à saúde destes, em particular no que concerne à contaminação em sua preparação, notadamente em decorrência de sua manipulação.

No intuito de prover o acesso regular dos filhos dos trabalhadores rurais à educação e à escolarização, a Lei n. 5.889/1973 determina:
Escolha uma opção:
( ) Art. 16. Toda propriedade rural, que mantenha a seu serviço ou trabalhando em seus limites mais de cinquenta famílias de trabalhadores de qualquer natureza, é obrigada a possuir e conservar em funcionamento escola primária, inteiramente gratuita, para os filhos destes, com tantas classes quantos sejam os grupos de quarenta crianças em idade escolar.
Verdadeiro
Falso

LISTA DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL (LISTA TIP) – Anexo do Decreto n. 6.481/2008
Assinale (C) Certo ou (E) Errado.
( ) Descrição dos trabalhadores: No beneficiamento do fumo, sisal, castanha-de-caju e cana-de-açúcar. Prováveis riscos ocupacionais: Esforço físico, levantamento e transporte de peso; exposição a poeiras orgânicas, ácidos e substâncias tóxicas. Prováveis repercussões a saúde: Intoxicações agudas e crônicas; polineuropatias; dermatites de contato; dermatites alérgicas; osteomalácias do adulto induzidas por drogas; cânceres; arritmias cardíacas; leucemias e episódios depressivos.
( ) Descrição dos trabalhadores: Na colheita de cítricos, pimenta-malagueta e semelhantes. Prováveis riscos ocupacionais: Esforço físico, levantamento e transporte de peso; exposição a poeiras orgânicas, ácidos e substâncias tóxicas. Prováveis repercussões a saúde: Afecções musculoesqueléticas (bursites, tendinites, dorsalgias, sinovites, tenossinovites); intermações; queimaduras na pele; envelhecimento precoce; câncer de pele; desidratação; doenças respiratórias; ceratoses actínicas; apagamento de digitais; ferimentos; mutilações.
( ) Descrição dos trabalhadores: Na extração e corte de madeira. Prováveis riscos ocupacionais: Acidentes com queda de árvores, serra de corte, máquinas e ofidismo. Prováveis repercussões a saúde: Afecções musculoesqueléticas (bursites, tendinites, dorsalgias, sinovites, tenossinovites); esmagamentos; amputações; lacerações; mutilações; contusões; fraturas; envenenamento e blastomicose.
( ) Descrição dos trabalhadores: Na produção de carvão vegetal. Prováveis riscos ocupacionais: Esforços físicos intensos; riscos de acidentes com animais e ferramentas perfurocortantes e exposição a agentes biológicos. Prováveis repercussões a saúde: Queimaduras; asfixia; tonturas; intoxicação; irritação das vias aéreas superiores; irritação da pele e mucosas; cefaleia e embriaguez.
a. C, C, E, E.
b. C, E, E, C.
c. E, C, E, E.
d. E, E, C, E.
e. E, E, E, C.

Por força do estabelecido na NR 31, fica determinado que: Marque a alternativa incorreta.
a. Em caso de acidentes com animais peçonhentos, após os procedimentos e primeiros socorros, o trabalhador deve ser encaminhado imediatamente à unidade de saúde mais próxima do local.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Sempre que no estabelecimento rural houver dez ou mais trabalhadores o material referido no subitem anterior ficará sob cuidado de pessoa treinada para esse fim.
d. O empregador deve garantir remoção do acidentado em caso de urgência, sem ônus para o trabalhador.
e. Todo estabelecimento rural deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida.

A adequada condução dos tratores não pode prescindir de cuidados específicos em determinadas situações, dentre as quais convém destacar.
Marque o incorreto.
a. Nas subidas acentuadas (com mais de 12% de inclinação), é recomendado fazer o percurso em marcha a ré.
b. Quando da ocorrência do atolamento, o veículo deve operar em marcha a ré, sendo retirada a terra sob as rodas traseiras e com a estabilização do piso sob a face posterior destas.
c. Estacionar sempre o trator com os pedais de freio unidos, para que possam atuar simultaneamente junto às rodas dianteiras, condição que deve ser mantida no tráfego fora do cultivo (estradas, trilhas etc.).
d. Ao efetuar curvas nos limites do campo, deve-se reduzir a aceleração ou rotação do motor. E estas não devem ser muito fechadas, em especial quando rebocando implemento, pois este poderá se chocar com as rodas traseiras e danificá-las.

Com relação a Silos, marque a alternativa incorreta.
a. Trabalhos nos Silos devem ser realizados com no mínimo três trabalhadores, devendo um deles permanecer no exterior.
b. Nos intervalos de operação dos silos o empregador rural ou equiparado deve providenciar a sua adequada limpeza para remoção de poeiras.
c. O empregador rural ou equiparado deve manter à disposição da fiscalização do trabalho a comprovação dos monitoramentos e controles relativos à operação dos silos.
d. As escadas e as plataformas dos silos devem ser construídas de modo a garantir aos trabalhadores o desenvolvimento de suas atividades em condições seguras.
e. Devem ser previstos e controlados os riscos de combustão espontânea e explosões no projeto construtivo, na operação e manutenção.

Mais conteúdos dessa disciplina