Logo Passei Direto
Buscar
A respeito do recurso de embargos de declaração no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.
A) Considera-se contraditória a decisão que deixe de se manifestar quanto à tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento.
B) Cabe o recurso de embargos de declaração para esclarecer obscuridade ou eliminar contradição, corrigir erro material e fazer pedido de reconsideração, a fim de que o juiz julgue novamente o processo.
C) Caso o acolhimento dos embargos de declaração implique modificação da decisão embargada, o embargado que já tiver interposto outro recurso contra a decisão originária tem o direito de complementar ou alterar as próprias razões, nos exatos limites da modificação, no prazo de 15 dias, contado da intimação da decisão dos embargos de declaração.
D) O juiz não intimará o embargado para manifestar-se quanto aos embargos opostos, caso o eventual acolhimento destes implique a modificação da decisão embargada.
E) Os embargos serão opostos, no prazo de cinco dias, e se sujeitam a preparo.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre os embargos de declaração no Código de Processo Civil: A) Considera-se contraditória a decisão que deixe de se manifestar quanto à tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento. - Esta afirmação está correta, pois a omissão em se manifestar sobre tese firmada pode ser considerada uma contradição. B) Cabe o recurso de embargos de declaração para esclarecer obscuridade ou eliminar contradição, corrigir erro material e fazer pedido de reconsideração, a fim de que o juiz julgue novamente o processo. - Esta alternativa é parcialmente correta, mas a parte sobre "fazer pedido de reconsideração" não se aplica aos embargos de declaração, que não têm essa finalidade. C) Caso o acolhimento dos embargos de declaração implique modificação da decisão embargada, o embargado que já tiver interposto outro recurso contra a decisão originária tem o direito de complementar ou alterar as próprias razões, nos exatos limites da modificação, no prazo de 15 dias, contado da intimação da decisão dos embargos de declaração. - Esta alternativa está correta, pois o embargado pode sim complementar ou alterar suas razões. D) O juiz não intimará o embargado para manifestar-se quanto aos embargos opostos, caso o eventual acolhimento destes implique a modificação da decisão embargada. - Esta afirmação é incorreta, pois o embargado deve ser intimado para se manifestar. E) Os embargos serão opostos, no prazo de cinco dias, e se sujeitam a preparo. - Esta alternativa está incorreta, pois os embargos de declaração não se sujeitam a preparo. Após essa análise, a alternativa correta é a C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando o relator, no processo civil, constatar a falta de documento no recurso de agravo de instrumento, deverá:
a. Não conhecer do recurso.
b. Oportunizar à outra parte a oferta das contrarrazões recursais.
c. Conceder o prazo de 5 dias ao recorrente, para complementar a documentação.
d. Determinar o retorno do recurso ao primeiro grau.
e. O relator solicitará dia para julgamento no prazo de 30 dias.

A respeito das decisões judiciais assinale a alternativa correta.
a. A desistência do recurso depende da anuência do recorrido e representa a extinção do processo.
b. Os embargos de declaração interpostos em face da decisão judicial proferida em sede de Juizado Especial interrompem o prazo para o recurso.
c. O prazo será restituído em favor da parte, contra quem começará a correr novamente depois da intimação se, durante o prazo para interposição do recurso, falecer seu advogado e não houver outro advogado constituído nos autos.
d. A decisão que indefere a petição inicial, não está sujeita a juízo de retratação.
e. A decisão judicial que dispõe sobre os embargos à execução poderá se impugnada por meio de recurso de agravo de instrumento.

De acordo com a ordem dos processos nos Tribunais marque a alternativa incorreta:
a. Negar provimento a recurso contrário à: Súmula do STF, do STJ ou do próprio Tribunal.
b. Apreciar o pedido de tutela provisória nos recursos e nos processos de competência originária do Tribunal.
c. Distribuídos, os autos serão imediatamente conclusos ao relator, que, em 15 dias, depois de elaborar o voto restitui-los-á, com relatório.
d. Não conhecer do recurso inadmissível, prejudicado ou que não tenha impugnado especificamente os fundamentos da decisão recorrida.
e. Incumbe ao relator, dirigir e ordenar o processo no Tribunal, inclusive em relação á produção de prova, bem como, quando for o caso, homologar autocomposição das partes.

No que diz respeito à juntada das peças obrigatórias para a instrução do agravo de instrumento, assinale a alternativa correta.
a) As peças que devem formar o instrumento do agravo não poderão ser apresentadas em mídia digital, devendo ser protocoladas pelo sistema do tribunal de justiça ou em cópias físicas.
b) Na falta da cópia de qualquer peça, deve o relator, antes de considerar inadmissível o recurso, conceder o prazo de 5 dias ao recorrente para que seja complementada a documentação exigível.
c) A dispensa à juntada das peças obrigatórias à formação do agravo de instrumento, em se tratando de processo eletrônico, exige, para sua aplicação, que os autos tramitem por meio digital apenas no segundo grau de jurisdição.
d) Se o agravo for interposto por sistema de transmissão de dados tipo fac-símile ou similar, o código de processo civil prevê, expressamente, que as peças podem ser juntadas em até cinco dias contados do protocolo da petição original.
e) Para a petição do agravo de instrumento, são obrigatórios somente a cópia da decisão agravada e da certidão da respectiva intimação ou outro documento oficial que comprove a tempestividade do recurso.

Consoante as diretrizes do Código de Processo Civil – CPC/15, são cabíveis os seguintes recursos, entre outros, EXCETO:
a. Agravo retido.
b. Apelação.
c. Agravo interno.
d. Agravo de instrumento.
e. Agravo em recurso especial ou extraordinário.

ENADE ADAPTADO. Paula interpôs na Comarca de Goiânia uma ação de rescisão contratual em face de Pedro, na qual foi julgada procedente pelo juízo de 1º grau de jurisdição. Inconformada com a decisão daquele juízo, Pedro, interpôs recurso de apelação da referida sentença, que foi distribuída para a terceira câmara do Tribunal da Capital, tempestivamente, dentro do prazo legal. O Tribunal ao analisar os pressupostos de admissibilidade do recurso, verificou que Pedro deixa de comprovar no ato de interposição, o recolhimento do preparo. Nesse caso:
a. Pedro será intimado na pessoa de seu advogado para realizar o recolhimento em dobro do valor do preparo, dispensado o porte de remessa e retorno.
b. Pedro será intimada, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro do valor do preparo, inclusive.
c. O magistrado deverá aplicar imediatamente a pena de deserção à Pedro.
d. Pedro será intimado na pessoa de seu advogado para realizar o recolhimento em dobro do valor do preparo, dispensado o porte de remessa e retorno.
e. Pedro será intimado, na pessoa de seu advogado para pagar multa imediatamente.

Quanto aos recursos no Código de Processo Civil vigente, é correto afirmar que:
a. O julgamento proferido pelo Tribunal substituirá a decisão impugnada no que tiver sido objeto do recurso.
b. Numa incompetência absoluta do juízo, o Tribunal em grau de recurso não poderá analisar matéria de ordem pública.
c. Segundo o CPC, contra despacho cabe recurso.
d. De sentença cabe agravo de instrumento.
e. Todos os recursos têm a mesma regularidade formal a serem seguidos.

Joaquina, hipossuficiente econômica, assistida pela Defensoria Pública, ajuizou ação de cobrança em face de Fernanda e requereu, na petição inicial, a gratuidade de justiça. O requerimento, no entanto, foi indeferido, tendo o juízo determinado o recolhimento das custas. Considerando a sistemática estabelecida no Código de Processo Civil, contra a referida decisão cabe:
a. Reclamação, não sendo necessário recolher as respectivas custas até decisão do relator sobre a questão.
b. Apelação, sendo necessário recolher as respectivas custas.
c. Agravo de instrumento, sendo necessário recolher as respectivas custas.
d. Agravo de instrumento, não sendo necessário recolher as respectivas custas até a decisão do relator sobre a questão.
e. Embargos de Divergência.

Mais conteúdos dessa disciplina