Logo Passei Direto
Buscar
Na idade média a igreja tinha plenos poderes sobre a sociedade, ditava o certo e o errado. Com as pessoas portadoras de deficiência não era diferente, a igreja era a maior influenciadora do destino dessas pessoas, atrelando suas deficiências a preceitos religiosos que definiam como atos demoníacos e de feitiçaria. Uma família que era abençoada com uma criança deficiente, estava sendo punida por Deus pelos pecados cometidos. Deste modo a família afastava esse membro do convívio social ou o sacrificava.
Diante desses fatos e do que estudamos na Unidade I, assinale a resposta correta de como esse período da história ficou conhecido:
a. Idade das Trevas
b. Idade Paleolítica
c. Idade Antiga
d. Idade Média
e. Idade Contemporânea
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Analisando as opções apresentadas e o contexto da pergunta, podemos identificar que o período em que a Igreja tinha grande influência sobre a sociedade e as crenças em relação às pessoas com deficiência se refere à Idade Média. Vamos revisar as alternativas: a. Idade das Trevas - Este termo é frequentemente usado para se referir a um período da Idade Média, mas não é o nome oficial do período. b. Idade Paleolítica - Refere-se a um período pré-histórico, muito anterior à Idade Média. c. Idade Antiga - Refere-se a um período que inclui civilizações como a grega e a romana, antes da Idade Média. d. Idade Média - Este é o período correto que abrange a influência da Igreja e as crenças sobre deficiência mencionadas. e. Idade Contemporânea - Refere-se ao período mais recente da história, após a Idade Média. Portanto, a resposta correta é: d) Idade Média.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Brasil, quase que de forma absoluta, silenciava as ações voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência mental em meados de 1860, pois a concepção de deficiente mental era associada a aspectos sociais da época. Podemos concluir que nesta época a concepção da sociedade associava o deficiente mental a aspectos correlacionados a um comportamento inaceitável no contexto social.
Diante disso podemos afirmar:
I - A falta de conhecimento sobre tais deficiências dificultava a identificação e classificação do deficiente mental e intelectual, de forma que ambas eram relacionadas a fatores negativos, que impossibilitavam o sujeito de agir como um ser autônomo.
II - Os hospitais construídos para atender o deficiente mental e intelectual nada mais eram do que espaços psiquiátricos voltados ao estudo de doenças mentais.
III – Os médicos iniciam um tratamento que visam a educabilidade dos deficientes em prol de prevenir problemas sociais em sua vida adulta.
IV – Os hospitais psiquiátricos da época também eram responsáveis por isolar do convívio social todos que apresentassem algum tipo de doença mental, em prol de prevenir a sociedade de pessoas consideradas perigosas pois, na concepção da sociedade brasileira desta época, o deficiente mental e intelectual era visto como um fardo perigoso que não podia permanecer no meio social.
a. As alternativas I, II, III e IV estão incorretas.
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
d. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina