Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial sobre os marcos históricos em relação às concepções concernentes a pessoas com deficiência, leia as afirmativas a seguir:
Atente para a seguinte citação: 'O direito ao ensino deve ser dado a todos, não somente a alguns segmentos da sociedade, porém isso nem sempre acontecia'.
I. No período do extermínio, pessoas com deficiência não tinham o direito à vida.
II. No período científico, foram identificadas duas formas em relação à concepção e ao tratamento da deficiência: integração e inclusão.
III. A Antiguidade é o período histórico no qual encontramos menção às primeiras formas de tratamento dadas às pessoas com deficiência.
IV. Na Idade Média, o extermínio das pessoas deficientes continuou sendo realizado em massa.
A I, III e IV.
B I, II e III.
C II, III e IV.
D I e IV.
E I e II.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. No período do extermínio, pessoas com deficiência não tinham o direito à vida. Verdadeiro, durante períodos históricos de extermínio, como o nazismo, pessoas com deficiência foram alvo de políticas de eugenia e exterminação. II. No período científico, foram identificadas duas formas em relação à concepção e ao tratamento da deficiência: integração e inclusão. Falso, a integração e inclusão são conceitos que se desenvolveram mais tarde, e o período científico é mais associado a uma visão médica e deficitária da deficiência. III. A Antiguidade é o período histórico no qual encontramos menção às primeiras formas de tratamento dadas às pessoas com deficiência. Verdadeiro, na Antiguidade, já havia registros de como as pessoas com deficiência eram tratadas, embora muitas vezes de forma negativa. IV. Na Idade Média, o extermínio das pessoas deficientes continuou sendo realizado em massa. Verdadeiro, a Idade Média também foi marcada por práticas de exclusão e até extermínio de pessoas com deficiência. Agora, vamos verificar as alternativas: A) I, III e IV. (Verdadeiro) B) I, II e III. (Falso, II é falso) C) II, III e IV. (Falso, II é falso) D) I e IV. (Verdadeiro) E) I e II. (Falso, II é falso) As alternativas corretas que contêm todos os itens verdadeiros são A) I, III e IV e D) I e IV. No entanto, como a alternativa A contém mais itens verdadeiros, a resposta correta é: A) I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: "As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidos ou marginalizados".
Considerando o fragmento citado e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial sobre a incorporação do discurso da integração pela sociedade, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Esse discurso resultou em uma configuração da educação especial como uma área voltada à prestação de serviços no campo da reabilitação.
II. ( ) Tal discurso gerou o fomento à formação de equipes especializadas, integradas por professores e profissionais da saúde para apoio aos alunos que migrassem para o contexto regular.
III. ( ) A ideia básica proposta pelo discurso de integração era que esse modelo permitisse a mobilidade dos alunos no fluxo da escolarização.
IV. ( ) Aos excepcionais leves, o modelo deveria apoiar a matrícula nas classes especiais, com apoios complementares realizados pelas classes comuns.
A F – V – V – V
B V – V – V – F
C V – V – F – F
D V – F – V – F
E F – V – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: “Conhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo.”
De acordo com o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial sobre algumas dessas propostas, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas/propostas verdadeiras e F para as afirmativas/propostas falsas:
I. ( ) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos.
II. ( ) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. ( ) É fundamental contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. ( ) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.
A F – F – V – F
B V – V – V – F
C V – V – F – V
D F – V – V – F
E V – F – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: "A maneira como a deficiência é concebida e tratada contribui para sua própria compreensão, ou seja, das concepções que regem as formas de analisar o fenômeno, decorrem produção de conhecimentos e formas de intervenção específicas que, em última análise, determinarão o destino dos sujeitos, alvo dessa ação".
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial sobre a visão interacionista em relação ao deficiente, é correto afirmar que:
A Os interacionistas consideram o fracasso escolar do deficiente como resultado direto de suas condições físicas.
B A visão interacionista considera as condições externas como um fator central para explicar o desempenho escolar do deficiente.
C A visão interacionista considera as condições psicológicas como o aspecto decisivo para explicar o fracasso escolar do deficiente.
D Os interacionistas explicam o bom ou mau desempenho escolar do deficiente por meio de fatores biológicos e técnicos.
E Para os interacionistas, fatores externos, como o ambiente ou o contexto escolar, em nada interferem na aprendizagem do deficiente.

Considere a citação: “Sob uma breve perspectiva histórica é observável que [...], no [...] renascimento, por exemplo, eram raras as internações entre os doentes mentais em hospitais, e quando estas ocorriam estes pacientes recebiam o mesmo tratamento dispensado aos demais doentes, com sangrias, purgações, ventosas”.
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial sobre doença mental, leia as seguintes afirmacoes:
I. A doença mental interfere nos comportamentos sociais dos sujeitos.
II. A doença mental se caracteriza fundamentalmente pelo funcionamento intelectual inferior à média.
III. A doença mental acarreta variações quantitativas significativas nas atitudes dos sujeitos e nas práticas em situações sociais.
IV. Doenças mentais envolvem quadros de neuroses e psicoses.
A I, III e IV.
B I, II e III.
C II, III e IV.
D I e IV.
E I e II.

Leia o fragmento a seguir: "Uma vez que a capacidade de sobrevivência decorria de habilidades individuais para caça, pesca e abrigo, diante da total submissão do homem aos desígnios da natureza, assim, muito provavelmente, eram seletivamente eliminados aqueles que não poderiam contribuir para a manutenção da subsistência do grupo".
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, a tentativa de apreender o significado do preconceito e da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência requer a significação:
A no espaço histórico e na cultura das instituições do Estado
B no presente e no passado das instituições beneficentes.
C no tempo e espaço histórico em que os sujeitos vivem.
D no tempo e na história moderna das instituições do Estado
E no tempo e na cultura dos diretores das instituições beneficentes.

Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A mobilização da sociedade civil resultou em conquista significativa do ponto de vista da democratização de direitos.
II. Oportunizou a abertura de espaços para convivência social de pessoas com deficiência.
III. Possibilitou a organização dos movimentos sociais das pessoas com deficiências em defesa dos seus direitos.
IV. A apatia e a resignação são o contrário disso.
A I, III e IV.
B I, II e III.
C II, III e IV.
D III e IV.
E I e II.

Considere a seguinte passagem de texto: “A inclusão dos alunos com deficiência no ensino comum traz aos professores e à escola diferentes desafios pois requer uma transformação desse espaço para receber e atuar com os alunos, favorecendo-lhes a aprendizagem.”
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro, o critério determinante para julgar se o sujeito é normal ou deficiente no interior das relações daquele grupo será:
A a contribuição na forma de sobrevida.
B a situação de origem do sujeito.
C o modo de produção da sua existência.
D a sua existência material e a sua prática.
E a potencialidade humana para o trabalho físico e intelectual.

Leia o fragmento de texto a seguir: "Para que os alunos desfrutem de oportunidades iguais para apropriar o saber, o saber fazer e o saber ser, há que se considerar as diferenças individuais e as necessidades educativas delas decorrentes."
Agora, marque a alternativa que menciona a sequência correta:
( ) O decreto reafirma os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com deficiência, sobretudo o direito de não serem submetidas à discriminação por causa de sua deficiência.
( ) O documento reafirma a educação como um direito de todos, destacando-se como elemento determinante no desenvolvimento social, econômico e cultural, contribuindo para a tolerância e a cooperação internacional.
( ) O documento se refere à atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais.
A 1 – 2 – 3
B 3 – 1 – 2
C 3 – 2 – 1
D 2 – 1 – 3
E 1 – 3 – 2

Mais conteúdos dessa disciplina