Logo Passei Direto
Buscar
Durante a criação de um software sempre haverá elementos qualitativos. E as métricas proporcionam uma base por meio da qual análise, projeto, codificação e teste podem ser conduzidos de forma mais objetiva e avaliados de maneira mais quantitativa. Para você entender melhor sobre métricas, vou apresentar alguns conceitos que serão fundamentais para entender o conteúdo a ser tratado. No contexto da Engenharia de Software poderemos encontrar os termos: medidas, métricas e indicadores.
De acordo com o texto supracitado assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) na opções a seguir:
( ) As métricas proporcionam uma base objetiva para avaliação quantitativa do software.
( ) As medidas e as métricas são termos equivalentes na Engenharia de Software.
( ) Os indicadores são utilizados para coletar dados quantitativos sobre o software.
( ) As métricas são fundamentais para o entendimento do conteúdo a ser tratado em Engenharia de Software.
( ) As métricas são úteis apenas durante a fase de codificação do software.
a. V, V, F, F, F.
b. F, F, F, V, V.
c. V, F, F, V, F.
d. F, V, F, V, F.
e. V, V, V, V, V.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: ( ) As métricas proporcionam uma base objetiva para avaliação quantitativa do software. É verdadeira (V). As métricas são, de fato, utilizadas para fornecer uma avaliação objetiva e quantitativa do software. ( ) As medidas e as métricas são termos equivalentes na Engenharia de Software. É falsa (F). Medidas e métricas não são termos equivalentes; medidas são os valores coletados, enquanto métricas são as análises feitas a partir dessas medidas. ( ) Os indicadores são utilizados para coletar dados quantitativos sobre o software. É falsa (F). Indicadores são resultados que ajudam a interpretar as métricas, mas não são utilizados diretamente para coletar dados. ( ) As métricas são fundamentais para o entendimento do conteúdo a ser tratado em Engenharia de Software. É verdadeira (V). As métricas são essenciais para a análise e compreensão de diversos aspectos do desenvolvimento de software. ( ) As métricas são úteis apenas durante a fase de codificação do software. É falsa (F). As métricas são úteis em várias fases do desenvolvimento de software, não apenas na codificação. Agora, organizando as respostas, temos: V, F, F, V, F. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: c) V, F, F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais são as atividades envolvidas no gerenciamento da qualidade de projetos de software, de acordo com o PMBOK? E como o gerenciamento da qualidade pode garantir que o produto de software satisfaça as necessidades do cliente?
a. O gerenciamento da qualidade de projetos de software busca assegurar que o produto satisfaça as necessidades do cliente, envolvendo todas as atividades do desenvolvimento por todo o seu ciclo de vida. Para isso, são utilizadas políticas e procedimentos com atividades de melhoria contínua de processos realizadas durante todo o projeto.
b. As atividades envolvidas no gerenciamento da qualidade de projetos de software são apenas as técnicas de gerenciamento de projeto, e não incluem métodos de engenharia de software, ações de controle de qualidade e garantia da qualidade de software. Essas atividades não são relevantes para garantir a satisfação do cliente.
c. O gerenciamento da qualidade de projetos de software é responsável apenas pelo controle de qualidade do produto final de software, não incluindo a garantia da qualidade de software. Isso significa que os defeitos de software podem aparecer mesmo após a entrega do produto ao cliente.
d. O gerenciamento da qualidade de projetos de software não é necessário para garantir a satisfação do cliente. O importante é apenas que o produto de software seja entregue dentro do prazo estabelecido.
e. As atividades envolvidas no gerenciamento da qualidade de projetos de software são apenas métodos de engenharia de software, e não incluem ações de controle de qualidade e garantia da qualidade de software. Essas atividades não são relevantes para garantir a satisfação do cliente.

Podemos trabalhar com as métricas em todas as fases do ciclo de desenvolvimento do software. Algumas atingem níveis fáceis de usar e compreender e outras de níveis mais difíceis, dependendo de como são aplicadas. Na fase de levantamento de requisitos, as métricas de produto proporcionam informações sobre a qualidade do modelo de análise (PRESSMAN e MAXIM, 2016). O modelo de requisitos é onde os requisitos são formulados e onde se estabelece a base para o projeto de software. Uma das métricas usadas é a baseada em função. Ela é utilizada para medir a funcionalidade que o sistema irá fornecer, podendo ser empregadas para estimar um custo ou trabalho, para projetar, para codificar e testar um determinado software. Elas ajudam a prever o número de erros que podem ser encontrados durante um teste e a prever o número de componentes ou linhas projetadas do sistema (PRESSMAN e MAXIM, 2016). Outra métrica usada é por Pontos de função, que são derivadas de medidas que são calculadas por valores de domínio de informações, que são definidos em diversas formas.
De acordo com o texto supracitado responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmacoes a seguir:
( ) As métricas só são aplicadas na fase de levantamento de requisitos do software.
( ) As métricas de produto proporcionam informações sobre a qualidade do modelo de análise.
( ) A métrica baseada em função é utilizada apenas para medir a funcionalidade que o sistema irá fornecer.
( ) As métricas ajudam a prever o número de erros que podem ser encontrados durante um teste e a prever o número de componentes ou linhas projetadas do sistema.
( ) Os Pontos de função são derivados de medidas que são calculadas por valores de domínio de informações, que são definidos em diversas formas.
a. F, F, V, V, F.
b. F, V, F, V, V.
c. V, V, F, F, V.
d. V, V, V, V, V.
e. F, V, F, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina