Logo Passei Direto
Buscar
A arte minimalista não buscava transmitir uma mensagem, como fazia a arte acadêmica, e também não tinha preocupação com a expressividade e com a criação de uma arte de vanguarda, pois havia rompido com os princípios da arte moderna. Carl Andre foi um dos principais artistas minimalistas que utilizavam a integração entre arte e espaço. Ele dizia que sua arte era materialista e comunista.
Marque a alternativa que contempla corretamente tal proposição do artista.
a. As obras de Carl Andre eram minimalistas e não faziam referência ao materialismo nem ao comunismo. Entretanto, muitos acreditavam que suas obras eram financiadas por governos comunistas.
b. As obras de Carl Andre eram materialistas por utilizarem materiais advindos das indústrias e eram comunistas porque eram produzidas para divulgar as ideias da União Soviética nos Estados Unidos.
c. As obras de Carl Andre eram materialistas por não representarem nada além do próprio material da arte, ou seja, em suas obras, o metal continuaria sendo metal. Por outro lado, elas eram comunistas por serem acessíveis a todos.
d. As obras de Carl Andre eram capitalistas, pois eram produzidas para serem consumidas, por isso não podemos defini-las como comunistas ou materialistas. Entretanto, o artista defendia equivocadamente tal ponto de vista.
e. As obras de Carl Andre eram comunistas por apresentar engajamento com a ruptura ao sistema capitalista. Por outro lado, eram materialistas por refletir sobre o trabalho e a transformação da matéria em objetos utilitários.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas com base na proposta de Carl Andre e na definição da arte minimalista. a) As obras de Carl Andre eram minimalistas e não faziam referência ao materialismo nem ao comunismo. Entretanto, muitos acreditavam que suas obras eram financiadas por governos comunistas. - Essa opção não reflete a visão de Andre sobre o materialismo e o comunismo. b) As obras de Carl Andre eram materialistas por utilizarem materiais advindos das indústrias e eram comunistas porque eram produzidas para divulgar as ideias da União Soviética nos Estados Unidos. - Embora mencione o uso de materiais industriais, a parte sobre divulgar ideias da União Soviética não é precisa. c) As obras de Carl Andre eram materialistas por não representarem nada além do próprio material da arte, ou seja, em suas obras, o metal continuaria sendo metal. Por outro lado, elas eram comunistas por serem acessíveis a todos. - Esta opção reflete bem a ideia de que a arte minimalista se concentra no material em si e a acessibilidade pode ser vista como um aspecto comunista. d) As obras de Carl Andre eram capitalistas, pois eram produzidas para serem consumidas, por isso não podemos defini-las como comunistas ou materialistas. Entretanto, o artista defendia equivocadamente tal ponto de vista. - Essa opção contradiz a própria definição de minimalismo e a visão de Andre. e) As obras de Carl Andre eram comunistas por apresentar engajamento com a ruptura ao sistema capitalista. Por outro lado, eram materialistas por refletir sobre o trabalho e a transformação da matéria em objetos utilitários. - Embora mencione a ruptura com o capitalismo, a parte sobre ser "comunista" pode ser interpretada de forma mais ampla. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a proposição do artista e a essência da arte minimalista é: c) As obras de Carl Andre eram materialistas por não representarem nada além do próprio material da arte, ou seja, em suas obras, o metal continuaria sendo metal. Por outro lado, elas eram comunistas por serem acessíveis a todos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Durante a Idade Moderna, surgiram monarquias absolutas a partir da centralização do poder político ocorrido desde a Baixa Idade Média, e, os Estados Modernos desenvolveram práticas econômicas, chamadas mercantilistas.
Assinale a alternativa que apresenta características do mercantilismo:
A. Protecionismo, balança comercial favorável e livre mercado.
B. Liberalismo econômico, importações maiores que as exportações e livre mercado.
C. Protecionismo, balança comercial favorável e monopólios comerciais.
D. Liberalismo econômico, balança comercial favorável e monopólios comerciais.
E. Protecionismo, importações maiores que as exportações e livre mercado.

Os objetivos da arquitetura moderna, quando do seu surgimento, eram solucionar os problemas de ordem social, como a demanda por novas residências, escolas, fábricas, etc. A arquitetura moderna não se expressava prioritariamente nos edifícios monumentais, mas buscava melhores e mais significativas formas para anunciar a era da máquina. Duas importantes premissas orientaram os projetos arquitetônicos modernistas e foram, posteriormente, alvos das contestações, posturas críticas e revisões do movimento moderno.
Quais são estas premissas?
a. Para atender às demandas de enfrentar os programas de reforma social, as premissas modernistas na arquitetura eram as formas abstratas e o funcionalismo.
b. Para atender às demandas de enfrentar os programas de reforma social, as premissas modernistas na arquitetura eram o racionalismo e o funcionalismo.
c. Para atender às demandas de enfrentar os programas de reforma social, as premissas modernistas na arquitetura eram o racionalismo e a setorização urbana.
d. Para atender às demandas de enfrentar os programas de reforma social, as premissas modernistas na arquitetura eram o organicismo e o funcionalismo.
e. Para atender às demandas de enfrentar os programas de reforma social, as premissas modernistas na arquitetura eram a Carta de Atenas e o funcionalismo.

Os princípios de planificação da cidade moderna dispostos na Carta de Atenas geraram debates acirrados a respeito do objeto moderno isolado. Conforme o que preconizava a carta, o objeto arquitetônico deveria ser universal, possibilitando sua inserção em variados contextos distintos, como previa a ideia de reprodução em massa dos projetos modernistas. A partir da segunda metade do século XX, os críticos da arquitetura moderna dedicam-se a defender a 'importância do contexto'.
A que se refere esta postura crítica?
a. Refere-se às culturas históricas e artísticas ligadas às correntes que promovem as formas abstratas.
b. Refere-se às culturas históricas e artísticas ligadas às identidades organicistas na arquitetura.
c. Refere-se às culturas históricas e artísticas ligadas às identidades racionalistas na arquitetura.
d. Refere-se às culturas históricas e artísticas ligadas às identidades nacionais e geográficas.
e. Refere-se às culturas históricas e artísticas ligadas às identidades funcionalistas na arquitetura.

A arte moderna, de um modo geral, rompe com a arte acadêmica. O impressionismo abriu as portas à experimentação artística, mas os vanguardistas exploram caminhos nunca antes vistos na representação artística. Cada grupo apresentava os seus princípios: os impressionistas estavam interessados na representação da iluminação; os fauvistas tinham interesse em uma pintura que fugia à descrição naturalista no uso das cores e formas e os expressionistas exploravam cores e formas que externalizassem as suas contradições internas.
Quais foram as rupturas e as propostas do cubismo?
a. O cubismo rompeu com a perspectiva acadêmica e propôs a representação dos diversos ângulos de observação dos objetos, fragmentando-os e simplificando-os em formas geométricas.
b. O cubismo rompeu com o uso da cor, como fazia a arte acadêmica. As cores predominavam os tons neutros para representar as formas geométricas de modo expressivo.
c. O cubismo apresenta muitas inovações, mas a principal foi a simplificação do desenho e a reprodução da arte egípcia.
d. O cubismo simplificava todas as representações em cubos, por isso recebeu esse nome. A ruptura principal foi com relação ao uso das texturas que perdem importância devido ao rigor dos planos geométricos.
e. O cubismo utilizava uma representação guiada por padrões geométricos, por isso é muito similar à arte acadêmica. No entanto, as cores eram diferentes e davam preferência aos tons terrosos.

A arte pós-moderna vai se manifestar no Brasil por meio do neoconcretismo, que havia rompido com a frieza da arte concreta. Os artistas neoconcretos propunham obras que necessitavam da participação do público que dariam forma à arte.
Esse tipo de arte tinha uma relação com as estruturas sociais do Brasil? Marque a alternativa correta.
a. Ela não tinha relação com as estruturas sociais, pois a arte reflete a realidade e não busca alterá-la.
b. Ela buscava superar o individualismo, pois os artistas defendiam uma sociedade pautada na coletividade, em que as pessoas fossem mais participativas.
c. Ela não tinha relação com a estrutura social, pois apenas proclamava a participação do público em suas obras de modo neutro.
d. Ela tinha uma proximidade com a estrutura social e política do Brasil, pois buscava manter a estrutura capitalista por meio da valorização do trabalho e da democracia.
e. Ela fazia parte da estrutura social que clamava por pessoas dóceis para trabalhar nas indústrias.

Em relação às influências que sofreram o pós-modernismo, qual é a correta? Escolha uma opção: a. A sociedade se mantém coesa e uniforme desde que surgiu. b. A influência da arte neoclássica e suas inspirações magistrais no campo da arquitetura. c. A era digital a e a globalização trazem novos conceitos que incidem na arte. d. A sociedade passar por transformações sociais, mas isso não incide nas artes. e. A influência da arte surrealista faz com que criem releituras de obras clássicas.

Mais conteúdos dessa disciplina