Logo Passei Direto
Buscar
A metodologia de Caio Prado Júnior expõe uma preocupação sobre o fato social. Prado Júnior percebe que, pela reflexão marxista, “as classes emergem pela primeira vez nos horizontes de explicação da realidade social brasileira – enquanto categoria analítica”. (MOT-TA, 1975, p. 475-476).
Com base na citação, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
A obra Grande casa e senzala, de Caio Padro Júnior, inaugura uma perspectiva crítica sobre a gestão do regime oligárquico no Brasil.
A elite brasileira aderiu integralmente a filosofia marxista, realizando as mudanças apontadas nessa doutrina.
A análise marxista brasileira beneficiou exclusivamente a camada dominante sobre novos métodos de alienação popular, considerados mais eficazes, pois anteveem possíveis manifestações sociais.
A filosofia marxista ignora a aplicação prática de suas teorias, haja vista que ela é uma interpretação desinteressada do conflito histórico entre as classes.
Os elementos teóricos de análise marxista no Brasil contribuíram para que a classe dos proletários conquistasse maior consciência de si e de sua importância social.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A alternativa correta é: "Os elementos teóricos de análise marxista no Brasil contribuíram para que a classe dos proletários conquistasse maior consciência de si e de sua importância social." Essa opção reflete a ideia de que a análise marxista, ao abordar as relações de classe e a luta de classes, pode ajudar os trabalhadores a entenderem sua posição na sociedade e a importância de sua luta por direitos e reconhecimento. As outras alternativas apresentam interpretações que não se alinham com a perspectiva crítica de Caio Prado Júnior e a análise marxista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada, uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta.
Em relação à filosofia de Marx e seus desdobramentos teóricos e políticos, assinale a alternativa CORRETA.
Para Marx, não é a consciência a determinar a existência, mas a existência a determinar a consciência, as causas últimas do devir histórico não são de natureza ideal ou espiritual, mas materiais, sociais, econômicas e produtivas.
Karl Marx defende a supressão da luta de classes como inevitável para superar o estado constante de exploração da burguesia sobre o proletariado.
Karl Marx entende que os meios culturais determinam a produção econômica de um determinado período histórico.
As ideias de Marx consolidaram-se em um movimento apenas teórico, desenvolvido dentro do idealismo alemão que, todavia, não tiveram nenhuma expressão histórica e nenhuma influência na política contemporânea.
John Rawls é o filósofo norte-americano que se constitui um legítimo sucessor das ideias de Marx, na medida em que, na sua obra capital, Uma teoria da justiça (1971), apresenta Karl Marx enquanto fundamento teórico contemporâneo para legitimar o liberalismo.

Mais conteúdos dessa disciplina