Logo Passei Direto
Buscar
[...] é necessário ressaltar o forte empenho por parte dos profissionais da área para incluir a filosofia nas escolas em seus diversos níveis de ensino, assim como a valorização das disciplinas humanísticas, a ampliação dos campos de atuação do filósofo e o aumento da responsabilidade social das atividades filosóficas na sociedade brasileira, apesar dos retrocessos sofridos pela área.
Assinale a alternativa que indica quais são os desafios que a filosofia brasileira precisa, na atualidade, superar:
I. A ausência de uma vida acadêmica intensa e aberta em termos nacionais.
II. A facilidade de incorporação de jargões ao discurso filosófico nacional, sem uma crítica mais profunda de seu contexto e significação, e a tendência a “modismos” filosóficos.
III. A tradição de substituir a leitura dos autores por manuais onde seu pensamento é “explicado” e simplificado.
IV. A pouca comunicação entre os diversos grupos atuantes na área, o que se deve não só a diferenças geográficas e culturais como o puro e simples desinteresse.
II, III, IV estão corretas.
III e IV estão corretas.
I e II estão corretas.
I e III estão corretas.
I, II, III, IV estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada um dos itens: I. A ausência de uma vida acadêmica intensa e aberta em termos nacionais. Verdadeiro, a filosofia brasileira enfrenta desafios relacionados à falta de uma vida acadêmica mais vibrante e integrada em todo o país. II. A facilidade de incorporação de jargões ao discurso filosófico nacional, sem uma crítica mais profunda de seu contexto e significação, e a tendência a “modismos” filosóficos. Verdadeiro, isso é um desafio real, pois a superficialidade no uso de jargões pode prejudicar a profundidade do debate filosófico. III. A tradição de substituir a leitura dos autores por manuais onde seu pensamento é “explicado” e simplificado. Verdadeiro, essa prática pode limitar a compreensão profunda das obras filosóficas e a formação crítica dos estudantes. IV. A pouca comunicação entre os diversos grupos atuantes na área, o que se deve não só a diferenças geográficas e culturais como o puro e simples desinteresse. Verdadeiro, a falta de comunicação e colaboração entre grupos filosóficos é um desafio significativo. Todos os itens I, II, III e IV estão corretos. Portanto, a alternativa correta é: I, II, III, IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada, uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta.
Em relação à filosofia de Marx e seus desdobramentos teóricos e políticos, assinale a alternativa CORRETA.
Para Marx, não é a consciência a determinar a existência, mas a existência a determinar a consciência, as causas últimas do devir histórico não são de natureza ideal ou espiritual, mas materiais, sociais, econômicas e produtivas.
Karl Marx defende a supressão da luta de classes como inevitável para superar o estado constante de exploração da burguesia sobre o proletariado.
Karl Marx entende que os meios culturais determinam a produção econômica de um determinado período histórico.
As ideias de Marx consolidaram-se em um movimento apenas teórico, desenvolvido dentro do idealismo alemão que, todavia, não tiveram nenhuma expressão histórica e nenhuma influência na política contemporânea.
John Rawls é o filósofo norte-americano que se constitui um legítimo sucessor das ideias de Marx, na medida em que, na sua obra capital, Uma teoria da justiça (1971), apresenta Karl Marx enquanto fundamento teórico contemporâneo para legitimar o liberalismo.

Mais conteúdos dessa disciplina