Logo Passei Direto
Buscar
Uma estrutura hiperestática carregada, com a laje e as vigas apresentando flexão está deformando os pilares, deixando o conjunto estrutural em risco.
Qual a melhor solução para o problema?
A) Executar um pilar no meio da viga.
B) A solução seria quebrar a estrutura no apoio entre viga e pilar.
C) Criar apoio na lateral dos pilares para impedir a flexão.
D) A única opção é retirar a carga da estrutura.
E) Criar um reforço para toda a estrutura.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para resolver o problema de uma estrutura hiperestática que está deformando os pilares devido à flexão das lajes e vigas, é importante considerar a melhor abordagem para garantir a segurança e a integridade estrutural. Analisando as alternativas: A) Executar um pilar no meio da viga - Isso pode ajudar a reduzir a flexão, mas não resolve o problema de forma abrangente. B) A solução seria quebrar a estrutura no apoio entre viga e pilar - Isso pode causar mais problemas estruturais e não é uma solução viável. C) Criar apoio na lateral dos pilares para impedir a flexão - Essa opção pode ajudar a estabilizar os pilares, mas pode não ser suficiente para resolver o problema de forma completa. D) A única opção é retirar a carga da estrutura - Retirar a carga pode ser uma solução temporária, mas não resolve o problema estrutural. E) Criar um reforço para toda a estrutura - Essa é a solução mais abrangente, pois um reforço pode ajudar a redistribuir as forças e aumentar a capacidade dos elementos estruturais, garantindo a segurança da estrutura. Portanto, a melhor solução para o problema é: E) Criar um reforço para toda a estrutura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As forças de compressão que atuam sobre um material, aplicada sobre o seu eixo longitudinal, provocam a sua deformação, quando se trata de um corpo plástico. Identifique o tipo de deformação que ocorre nesta situação.
a. Torção do material.
b. Aumento do seu tamanho.
c. Corte da peça.
d. Redução do tamanho do material.
e. Flexão da peça.

Como é identificada a força de tração ou de compressão que atua ao longo do eixo longitudinal de um elemento estrutural, como o pilar, por exemplo?
a. Força de flexão.
b. Força longitudinal.
c. Força de torção.
d. Força transversal.
e. Força axial.

Qual o tipo de deformação ocorre quando uma força é aplicada em uma peça de forma excêntrica, ou seja, paralelamente ao seu eixo longitudinal?
a. Compressão.
b. Cisalhamento.
c. Tração.
d. Elongação.
e. Flexão.

No final do século XIX, a alvenaria utilizada nas grossas paredes portantes e nas cúpulas, começa a perder a sua importância e seu destaque nas construções. Assinale abaixo a alternativa correta quanto às razões deste fato:
a. O longo tempo de execução dos arranha-céus executados em alvenaria de pedra.
b. A inadequação estética conforme os movimentos artísticos da época.
c. A possibilidade da construção de altos edifícios nos centros urbanos, feitos em aço.
d. O alto custo deste sistema devido à mão de obra especializada.
e. A dificuldade em transportar e em armazenar o material para a execução da estrutura.

As seguintes cargas conferem esforços de compressão nos elementos estruturais, exceto:
a. Peso dos móveis sobre a laje.
b. Pessoas sobre o piso de um edifício.
c. Força do vento sobre um arranha-céu.
d. Peso da terra sobre um telhado verde (laje plana).
e. Peso de uma laje sobre os pilares que a sustentam.

O concreto armado, no qual barras de aço são inseridas nas peças de concreto, foi desenvolvido na década de 1850. A junção do aço ao concreto contribui na melhoria do desempenho estrutural do concreto em relação à:
a. Resistência à tração.
b. Resistência à compressão.
c. Resistência à umidade.
d. Resistência ao fogo.
e. Resistência à infiltração.

As tendas de circo são armadas e suportadas por postes. As pontas das tendas são afixadas no terreno a partir de cabos. Estes cabos estão sujeitos a qual dos seguintes esforços?
a. Elongação.
b. Flexão.
c. Tração.
d. Torção.
e. Compressão.

Os materiais e os sistemas construtivos e estruturais têm, no último século, apresentado uma enorme evolução, com inúmeras tecnologias inovadoras. Contudo, se recuarmos há 125 anos atrás, a história da arquitetura anterior a esta época estaria restrita às construções utilizando poucos materiais. Assinale abaixo a opção que melhor representa estes materiais:
a. Alvenaria e madeira.
b. Tijolo e madeira.
c. Madeira e aço.
d. Tijolo e aço.
e. Madeira e pedra.

Até o início do século XIX os metais exerciam uma função estrutural limitada nas edificações. O aço em abundância e econômico tornou-se disponível pela primeira vez na década de 1850. Assinale a opção correta quanto aos motivos que levaram à expansão da utilização de elementos metálicos em estruturas:
a. A utilização do ferro forjado e o sentido estético da época levaram a maior utilização da estrutura metálica.
b. A carência de profissionais capacitados, artesãos, em trabalhar a alvenaria de pedra como elemento estrutural levaram a uma mudança em termos de tecnologia estrutural, havendo a utilização da estrutura metálica em larga escala.
c. O incremento da urbanização e a necessidade da rapidez na construção de casas para as pessoas que vinham para as cidades trabalhar nas fábricas levaram à larga utilização da estrutura metálica, reduzindo assim, o seu custo.
d. Devido à introdução do Processo Bessemer, em que grandes quantidades de ferro podiam ser transformadas em aço, em aproximadamente 20 minutos resultando em um metal com propriedades estruturais bastante superiores ao do ferro fundido.
e. A verticalização das cidades e a ousadia dos arquitetos e dos construtores de se construir edifícios cada vez mais altos.

Mais conteúdos dessa disciplina