Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: "Percebe-se que não só a sociedade, mas os membros da escola, ainda não estão preparados para aceitarem essas demandas. O exemplo são os movimentos de luta pelos direitos das minorias. Os valores que as crianças e adolescentes têm são reprodução do que a sociedade e os pais passam para eles".
A partir do trecho acima e da leitura do texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, assinale a alternativa apresenta perspectiva da Unicef para tratar a violência escolar.
A O fortalecimento da segurança pública e inovação didático-pedagógica.
B Salários mais dignos para os docentes e a maior produção de literatura.
C A garantia de direitos e da qualidade da educação.
D O retorno da disciplina Educação Moral e Cívica para o currículo do ensino fundamental.
E A extinção do princípio da meritocracia das práticas educativas.
User badge image
DiversificandoEdu

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas à luz do trecho apresentado e da perspectiva da Unicef sobre a violência escolar. O trecho menciona a falta de preparação da sociedade e dos membros da escola para aceitar as demandas dos movimentos de luta pelos direitos das minorias, além de destacar a influência dos valores sociais e familiares nas crianças e adolescentes. Isso sugere uma necessidade de garantir direitos e promover uma educação de qualidade que respeite a diversidade e combata a discriminação. Agora, vamos analisar as alternativas: A) O fortalecimento da segurança pública e inovação didático-pedagógica - Embora a segurança pública seja importante, a inovação didático-pedagógica não aborda diretamente a questão da violência escolar sob a perspectiva de direitos. B) Salários mais dignos para os docentes e a maior produção de literatura - Essa alternativa foca em aspectos financeiros e culturais, mas não aborda diretamente a violência escolar. C) A garantia de direitos e da qualidade da educação - Esta alternativa se alinha diretamente com a perspectiva da Unicef, que defende a promoção dos direitos das crianças e a qualidade da educação como formas de combater a violência escolar. D) O retorno da disciplina Educação Moral e Cívica para o currículo do ensino fundamental - Essa alternativa remete a uma abordagem mais tradicional e não necessariamente eficaz para lidar com a violência escolar. E) A extinção do princípio da meritocracia das práticas educativas - Embora a meritocracia possa ser um tema relevante, essa alternativa não aborda diretamente a questão da violência escolar. Diante dessa análise, a alternativa correta que apresenta a perspectiva da Unicef para tratar a violência escolar é: C) A garantia de direitos e da qualidade da educação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Portanto, é fato que a escola se encontra marcada por práticas cultural e historicamente arraigadas, bem como por teorias que deslocaram a responsabilidade da escola para o aluno, além de currículos e formação de professores insuficientes. Entre outras medidas estruturais, o estabelecimento de condições que revertam esse processo inclui, necessariamente, o reconhecimento e valorização de características específicas e singulares de regiões, etnias, escolas, professores e alunos.”
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, sobre a descolonização dos currículos, analise as afirmativas que se seguem.
I. A descolonização dos currículos escolares passa pela necessidade de formar professores reflexivos sobre as culturas negadas e silenciadas nos currículos.
II. A descolonização dos currículos escolares presencia uma grande dificuldade, pois as forças das culturas consideradas negadas têm diminuído cada vez mais, beirando o esquecimento.
III. A descolonização dos currículos escolares apresenta como desafios a serem vencidos: rigidez das grades curriculares, empobrecimento do caráter conteudista dos currículos e necessidade de diálogo entre escola, currículo e realidade social.
A Apenas a afirmativa III é correta.
B Apenas as afirmativas I e II são corretas.
C Apenas as afirmativas I e III são corretas.
D Apenas as afirmativas II e III são corretas.
E Apenas a afirmativa I é correta.

Leia o trecho a seguir: "A escola tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo. Em primeiro lugar, porque é um espaço em que pode se dar a convivência entre estudantes de diferentes origens, com costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada um conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha em família."
A partir do trecho acima e principalmente dos conteúdos do texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos sobre a cultura na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A cultura na escola e na sala de aula se manifesta somente de forma imaterial.
II. A cultura na escola e na sala de aula não é capaz de homogeneizar tudo e todos.
III. A cultura na escola e na sala de aula e o próprio currículo convivem de maneira tensa: valores, ideologias, interpretações, vivências e preconceito.
A Apenas as afirmativas II e III são corretas.
B Apenas as afirmativas I e III são corretas.
C Apenas as afirmativas I e II são corretas.
D Apenas a afirmativa II é correta.
E Apenas a afirmativa I é correta.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Por isso, parece necessário questionar o alcance desses programas, a radicalidade (ou não) de suas proposições e, principalmente, investigar as práticas escolares que, vinculadas a eles, de fato se realizam.”
A partir do pensamento acima, mas principalmente dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, sobre a questão da articulação entre os conceitos de gênero e a educação infantil, leia as sentenças a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A maior parte dos estudos produzidos no Brasil sobre a criança pequena remete a temas como: desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criança.
II. ( ) As estudiosas Marina Subirats, Valerie Walkerdine, Naima Browne e Pauline France realizaram profícuos trabalhos sobre o tema gênero na educação infantil fora do Brasil.
III. ( ) A produção acadêmica brasileira sobre o tema gênero na educação infantil possui uma razoável produção, isto é, não carecendo de novas produções sobre o referido tema.
A V – V – V
B V – V – F
C F – V – F
D F – V – V
E V – F – V

Leia o texto a seguir: "Não é possível fixar um momento — seja esse o nascimento, a adolescência, ou a maturidade — que possa ser tomado como aquele em que a identidade sexual e/ou a identidade de gênero seja 'assentada' ou estabelecida."
A partir do comentário acima e principalmente dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil sobre a construção de identidades de gênero e identidades sexuais, analise as afirmativas a seguir.
I. A identidade de gênero liga-se à identificação histórica e social dos sujeitos.
II. As identidades sexuais são fixas e se instalam de forma automática nos indivíduos.
III. A identidade sexual está relacionada diretamente à maneira como os indivíduos experienciam seus desejos corporais.
A Apenas a afirmativa II é correta.
B Apenas a afirmativa III é correta.
C Apenas as afirmativas II e III são corretas.
D Apenas as afirmativas I e III são corretas.
E Apenas as afirmativas I e II são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina