Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Marque a alternativa que completa corretamente a afirmação a seguir: A geografia em sua dimensão pedagógica deve, entre outros aspectos:
a ) Desencadear a evolução de habilidades com base nas correntes do pensamento geográfico que influenciaram a geografia ao longo do tempo.
b ) Buscar atualizações metodológicas e conceituais, objetivando a contextualização de seus conteúdos de modo que os alunos percebam o significado destes em seu dia a dia.
c ) Dar condições para que os alunos possam entender o potencial de interferência transformadora que o ser humano realiza exclusivamente sobre as paisagens naturais.
d ) Valorizar a educação geográfica extremamente teórica proposta por aulas expositivas, baseada na descrição de conceitos e em alunos passivos.
e ) Propor um trabalho que atinja o nível de importância que a geografia tem na formação cidadã, porém, não necessariamente relacionada à realidade político-econômica e sociocultural escolar.
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a que completa corretamente a afirmação sobre a dimensão pedagógica da geografia: a) Desencadear a evolução de habilidades com base nas correntes do pensamento geográfico que influenciaram a geografia ao longo do tempo. - Embora importante, essa opção não aborda diretamente a aplicação prática e a contextualização do ensino. b) Buscar atualizações metodológicas e conceituais, objetivando a contextualização de seus conteúdos de modo que os alunos percebam o significado destes em seu dia a dia. - Esta alternativa enfatiza a importância de relacionar o conteúdo geográfico com a realidade dos alunos, o que é fundamental na educação. c) Dar condições para que os alunos possam entender o potencial de interferência transformadora que o ser humano realiza exclusivamente sobre as paisagens naturais. - Essa opção é limitada, pois não considera a interação entre o ser humano e outros aspectos sociais e culturais. d) Valorizar a educação geográfica extremamente teórica proposta por aulas expositivas, baseada na descrição de conceitos e em alunos passivos. - Essa alternativa é contrária aos princípios de uma educação ativa e contextualizada. e) Propor um trabalho que atinja o nível de importância que a geografia tem na formação cidadã, porém, não necessariamente relacionada à realidade político-econômica e sociocultural escolar. - Essa opção é vaga e não enfatiza a conexão com a realidade dos alunos. Após essa análise, a alternativa que melhor completa a afirmação sobre a dimensão pedagógica da geografia é: b) Buscar atualizações metodológicas e conceituais, objetivando a contextualização de seus conteúdos de modo que os alunos percebam o significado destes em seu dia a dia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o conceito a seguir: Caracteriza-se por ser uma técnica de leitura do espaço geográfico que consiste em uma investigação a respeito das relações e transformações desse espaço, sempre de acordo com o que o pesquisador objetiva estudar a fim de resolver o problema proposto na pesquisa.
O trecho anterior se refere a qual técnica utilizada no estudo dos fenômenos geográficos?
a ) Análise do discurso.
b ) Questionário.
c ) Entrevista.
d ) Trabalho de campo.
e ) Observação.

A geografia demorou muito mais do que outras ciências para sistematizar os conhecimentos produzidos e delimitar seu objeto de estudo. Essa característica contribui para que essa ciência fosse uma área de interesse de pesquisadores e especialistas de outras ciências. Isso se refletiu de que maneira na geografia?
A ) Tornou a geografia uma ciência desacreditada entre as outras ciências por muito tempo o que levou a desenvolver estudos voltados para a sociologia.
B ) Possibilitou a criação de uma multiplicidade de conceitos e definições que deixavam o seu desenvolvimento e seu aprimoramento cada vez mais longe.
C ) Desenvolveu nessa ciência ramificações que são utilizadas até hoje, como a geopolítica, geo-história e geoeconomia.
D ) Interferiu na dinamicidade de seu objeto de estudo que passou a ser considerado supérfluo em vários estudos realizados ao longo do tempo.
E ) Caracterizou-as como a ciências das "coisas" ou a ciência de "tudo", ao mesmo tempo que continuava a buscar excelência no estudo da Terra.

Considerando o direcionamento da educação com base em documentos oficiais, o componente curricular de geografia deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, as competências geográficas. Entre essas competências está:
a. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar esses conhecimentos apenas em nível teórico.
b. Compreender e aplicar o raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção especificamente do espaço urbano.
c. Desenvolver o pensamento espacial para a resolução de problemas que envolvam operações matemáticas.
d. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância da busca de um novo objeto de estudo para a geografia.
e. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional.

Leia o trecho a seguir: Na Geografia Crítica brasileira temos como destaque as obras de __________, semeando uma geografia que faz uma leitura crítica do mundo, dando a essa ciência e seu conhecimento a visibilidade de seu método totalizador e que leva em consideração a dinâmica do mundo em que vivemos. Marque a opção que completa corretamente a lacuna anterior:
a ) Milton Santos.
b ) Manuel Castells.
c ) Karl Marx.
d ) Yves Lacoste.
e ) Yi-Fu Tuan.

O que é o fenômeno da globalização para a geografia?
a ) Um fenômeno de natureza temporal em que estão as marcas da evolução da noção de espaço realizada pelo ser humano.
b ) Um fenômeno que objetiva encurtar distâncias geográficas por meio de estudos relacionados à cartografia do mundo.
c ) Um fenômeno de natureza espacial em que ocorrem o estreitamento dos vínculos entre diferentes pontos do planeta.
d ) Um fenômeno relacionado à geografia física e que pode ser associado às condições geológicas do planeta.
e ) Um fenômeno que já era estudado na fase tradicional da geografia e já levava em consideração a compreensão que o ser humano tem da extensão do mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina