Logo Passei Direto
Buscar
Durante o período patogênico, ocorre a prevenção secundária (que é quando não temos mais como evitar o adoecimento). Nele são usados diversos métodos com a população para que essas doenças sejam detectadas o quanto antes para que se inicie o tratamento o mais breve possível.
Com base na afirmativa acima, podemos afirmar que o objetivo da prevenção secundária é:
1. Reduzir o número de pessoas adoecidas por meio de campanhas (como vacinação).
2. Contabilizar o número de pessoas já adoecidas para projetar ações de melhorias.
3. Reduzir os danos causados pela doença, através de detecção e tratamento precoces.
4. Realizar ações com o intuito de retirar as causas e fatores de risco antes do desenvolvimento de uma doença.
5. Reduzir os prejuízos funcionais ocasionados pela doença, quando o curso natural não progrediu para óbito.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

O objetivo da prevenção secundária é: 3. Reduzir os danos causados pela doença, através de detecção e tratamento precoces. A prevenção secundária foca em identificar doenças em estágios iniciais para que o tratamento possa ser iniciado rapidamente, minimizando assim os impactos negativos da doença.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O modelo da História Natural da Doença foi sistematizado de forma que em qualquer ponto do processo evolutivo dela seja possível algum tipo de intervenção para prevenção. Existem três níveis de prevenção da doença: prevenção primária, prevenção secundária e prevenção terciária.
Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre os níveis de prevenção, analise as alternativas a seguir:
I. As campanhas de vacinação são exemplos de ações de prevenção primária
II. A Campanha do Outubro Rosa, para detecção precoce do câncer de mama, é um exemplo de ação de prevenção secundária
III. Toda a assistência para a reabilitação de pacientes pós infarto constituem ações de prevenção terciária
IV. A distribuição massiva de preservativos pelo Ministério da Saúde é uma ação de prevenção terciária
1. I e IV.
2. I, III e IV.
3. II, III e IV.
4. II e IV.
5. I, II e III.

A carta de Ottawa foi apresentada na cidade com o mesmo nome, no Canadá em 1986 na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. A carta tem como objetivo auxiliar as políticas de saúde de todos os países, de maneira universal.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado, assinale qual alternativa disserta corretamente sobre como a Carta de Ottawa define “saúde”:
1. Define saúde como uma questão de liberdade e autonomia para que os indivíduos exerçam com sucesso a sua função social e possam buscar a felicidade.
2. Define “saúde” como produto de um projeto econômico e social bem elaborado, que infelizmente, não é disponível na maioria dos países.
3. Considera que a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida.
4. Define “saúde” como uma sequência de precauções dispensado a si e os demais e poder se assegurar a todos a possibilidade de desfrutar de bom estado e saúde.
5. Define “saúde” como resultado de cuidados dispensado a si e aos demais e poder se assegurar que a sociedade entrega a todos a possibilidade de pagar por um bom estado e saúde.

O modelo biomédico tenta explicar os fenômenos a partir do conhecimento das ciências da vida. Ele considera que a doença é um desajuste do nosso organismo. Já o modelo biopsicossocial é compreendido de maneira contrária ao modelo biomédico.
Com base no texto acima e no aprendizado sobre os modelos explicativos em saúde, pode-se afirmar sobre o modelo biopsicossocial que:
1. Este compreende o ser humano de maneira fragmentada e segregada, o que acaba proporcionando uma visão mediana do ser e do adoecer.
2. Este compreende o ser humano em suas dimensões física, psicológica e social, proporcionando uma visão integral do ser e do adoecer.
3. Este compreende o ser humano em suas dimensões física, financeira e psicológica, proporcionando uma visão integral do ser e do adoecer.
4. Este compreende o ser humano em suas dimensões física, financeira e psicológica, proporcionando uma visão integral do ser e do estar.
5. Este compreende o ser humano de maneira limitada, uma vez que ignora fatores financeiros e de trabalho no processo saúde-doença.

A condição de saúde de um indivíduo é multidimensional, dinâmica e bastante complexa. A saúde possui diversos fatores determinantes e condicionantes de saúde que são discutidos e possuem diferentes agrupamentos com divisões e categorias.
Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre os determinantes e condicionantes de saúde, assinale a alternativa que contém apenas determinantes relacionados ao estilo de vida:
1. Hábitos alimentares, hábitos de atividade física e tabagismo.
2. Condição socioeconômica e emprego.
3. Idade, sexo e fatores genéticos.
4. Qualidade da água e do ar, local de moradia.
5. Local de moradia e acesso ao lazer.

A saúde coletiva busca por produzir conhecimentos e compreender a saúde, desde seus determinantes sociais até as práticas para sua promoção. Também leva com objetivo os planejamentos e organização dos nossos serviços de saúde.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre a saúde coletiva no Brasil, é correto afirmar que:
1. Como campo de conhecimento a ser explorado, a saúde coletiva chega ao brasil na década de 70, como uma resposta a crise financeira da época.
2. A saúde coletiva surge no brasil na década de 70, devido à necessidade do estado em lucrar com o saneamento básico fornecido para a população.
3. A saúde coletiva foi implantada no brasil na década de 70 como resposta à crise de pobreza (tentando assim, levar saneamento básico ao mais afetados pela crise).
4. Com a crise na saúde, a saúde coletiva que já estava presente no brasil, é colocada em prática nos anos 70 para promover melhorias com relação a saúde pública.
5. Em um contexto de lutas pela democratização, nos anos 70, a saúde coletiva surge como campo de conhecimento a ser explorado, como uma resposta à crise na área de saúde.

A partir do modelo da história natural da doença é possível determinar os níveis de prevenção, categorizados em primário, secundário e terciário. Cada nível de prevenção ocorre em um determinado ponto da história natural da doença e tem possui objetivos distintos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca dos Níveis de Prevenção, analise as afirmativas a seguir:
I. A prevenção primária ocorre no período patogênico.
II. A prevenção terciária possui melhor custo-benefício, uma vez que busca evitar que os indivíduos adoeçam.
III. Uma das formas de prevenção secundária é o diagnóstico e tratamento precoce.
IV. As prevenções secundárias e terciárias ocorrem no período patogênico.
1. Incorreta: I e III.
2. II e III.
3. III e IV.
4. II e IV.
5. I e II.

A saúde pública e a saúde coletiva, conceitualmente se diferenciam em muitas questões. Conhecer adequadamente esses conceitos e todos os seus pressupostos filosóficos-teóricos, metodológicos e os atores envolvidos, permitirá um entendimento e emprego adequado desses termos.
Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre saúde pública e saúde coletiva, assinale a alternativa correta:
1. A Saúde Coletiva entende que o Estado é capaz de assegurar a prevenção de doenças através de sua presença e participação em todas as camadas sociais.
2. A Saúde Pública toma como objeto de trabalho os problemas de saúde, definidos em termos de mortes, doenças, agravos e riscos em suas ocorrências no nível da coletividade.
3. Saúde Pública e Saúde Coletiva são conceitos idênticos, que possuem como foco a saúde na população como um todo e não apenas em cada indivíduo.
4. Saúde Pública diz respeito ao que é englobado pelo Sistema Único de Saúde, enquanto Saúde Coletiva abrange também todas as ações relacionadas a outras áreas.
5. A Saúde Pública define Saúde e Vida como pressuposto filosófico-teórico, uma vez que esses são os objetivos a serem alcançados por qualquer política de saúde.

Na busca por explicações sobre o processo de adoecimento, diversas teorias foram elaboradas ao longo da história. Um personagem histórico muito importante nesse processo foi Hipócrates, ele publicou o tratado “os ares e os lugares”, no ano 400 AC.
Com base nessa informação e no conteúdo estudado sobre a processo saúde-doença, analise as afirmativas a seguir:
I. No tratado “os ares e os lugares” Hipócrates passou a relacionar a moradia, a água para beber e os ventos com a saúde humana.
II. A teoria microbiana entendia que a doença era causada pela inalação de gases fétidos resultado da decomposição de matéria orgânica.
III. A teoria mista considera que a melhor resposta será obtida a partir do estudo complementar de todas as teorias já criadas.
IV. No século XX surgiu nos Estados Unidos uma nova forma de pensar saúde através da ressignificação do “Centro de Saúde”.
1. I e III.
2. III e IV.
3. I e II.
4. II e IV.
5. I e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina