Logo Passei Direto
Buscar
(IFBP, 2013): Dentre as funções do Sistema Nervoso, verifica-se a busca constante pela homeostasia, caracterizada pelo equilíbrio do meio interno em relação às variações do meio externo. Tendo em vista que nem todo estímulo percebido é propagado pelas vias nervosas, muitas informações sensoriais deixam de ser integradas e, portanto, respondidas pelo Sistema Nervoso.
Ante o exposto, marque a alternativa VERDADEIRA.
A transmissão do impulso nervoso em sinapses elétricas envolve a propagação unidirecional de voltagem de um neurônio para outro.
A somação temporal consiste na soma de vários Potenciais Excitatórios Pós-Sinápticos oriundos de vários neurônios pré-sinápticos.
Uma vez atingido o limiar de excitabilidade da membrana, ocorre a fase de repolarização do potencial de ação.
A fase de platô do potencial de ação é caracterizada pelo fechamento de canais de cálcio voltagem dependentes.
O potencial pós-sináptico depende da quantidade de neurotransmissores liberados, do número de receptores ativados, da inativação na fenda sináptica e sua recaptação pelo terminal présináptico.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A alternativa VERDADEIRA é: "O potencial pós-sináptico depende da quantidade de neurotransmissores liberados, do número de receptores ativados, da inativação na fenda sináptica e sua recaptação pelo terminal présináptico." As outras alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas sobre a fisiologia do sistema nervoso. Se precisar de mais esclarecimentos sobre algum ponto específico, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(UFSC, 2009): “Os seres vivos necessitam de um suprimento de energia capaz de manter sua atividade metabólica. Essa energia é extraída dos alimentos, que podem ser produzidos pelos próprios organismos, no caso dos autótrofos, ou obtidos a partir de uma fonte orgânica externa, no caso dos heterótrofos. As substâncias orgânicas, tais como proteínas, carboidratos e lipídios, devem ser desdobradas em compostos mais simples e mais solúveis, de tal maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. A esse processo de transformação dos alimentos em compostos relativamente mais simples, absorvíveis e utilizáveis denominamos digestão.” W. R. Paulino. Biologia Atual, Ed. Ática, 1996. p. 296.
Assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s):
01. A mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos constituem a digestão química.
02. A água e os sais minerais são absorvidos, pelo tubo digestivo, sem transformação química.
04. A digestão do amido é rápida e ocorre em dois momentos: na boca, pela ação da amilase salivar e no estômago, sob a ação das peptidases.
08. A bile não tem enzimas, mas apresenta sais biliares, que emulsificam os lipídios, transformando-os em gotículas menores que facilitam a digestão das gorduras.
16. Os nutrientes digeridos são absorvidos principalmente no intestino delgado, onde as células epiteliais das vilosidades apresentam expansões digitiformes – as microvilosidades – que aumentam, consideravelmente, a superfície de absorção dos nutrientes.
32. Pessoas, que tiveram sua vesícula biliar extirpada, não apresentam dificuldade em digerir lipídios e, por isso, podem fazer uma dieta rica em gorduras.

Mais conteúdos dessa disciplina