Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: "De acordo com o [...] sociólogo francês [Pierre Bourdieu], o importante é que o pesquisador construa o objeto e não seja construído por este." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 28.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o fazer científico nas ciências humanas e sociais, assinale a alternativa correta:
A Nas ciências humanas e sociais, o investigador não é considerado um ser social.
B Nas ciências humanas e sociais, o investigador deve acatar as primeiras impressões que constrói sobre o mundo.
C O investigador deve romper com as primeiras impressões que constrói sobre o mundo, o que é uma tarefa fácil.
D O investigador precisa problematizar sua participação na sociedade.
E O investigador não deve participar da sociedade que estuda.
User badge image
Educa-Cultura

há 7 meses

User badge image
Educa-Cultura

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas com base no pensamento de Pierre Bourdieu e na abordagem das ciências humanas e sociais. A) Nas ciências humanas e sociais, o investigador não é considerado um ser social. - Esta afirmação é incorreta, pois o investigador é, sim, um ser social e sua posição social influencia sua pesquisa. B) Nas ciências humanas e sociais, o investigador deve acatar as primeiras impressões que constrói sobre o mundo. - Isso não é correto, pois o investigador deve questionar e refletir sobre suas impressões iniciais. C) O investigador deve romper com as primeiras impressões que constrói sobre o mundo, o que é uma tarefa fácil. - Embora a ideia de romper com as primeiras impressões esteja correta, a afirmação de que isso é uma tarefa fácil é enganosa, pois é um processo desafiador. D) O investigador precisa problematizar sua participação na sociedade. - Esta alternativa está alinhada com a ideia de Bourdieu, que enfatiza a importância de refletir sobre a posição do pesquisador e sua influência na pesquisa. E) O investigador não deve participar da sociedade que estuda. - Isso é incorreto, pois a participação do investigador na sociedade é fundamental para a compreensão do objeto de estudo. Portanto, a alternativa correta é: D) O investigador precisa problematizar sua participação na sociedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “Por meio das relações de interdependência entre diversos grupos sociais, [...] começou a se estabelecer um controle estatal que regulamentava e monopolizava um sistema de coerção e monitoramento.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 114.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte que consequências trouxe para a sociedade o avanço do processo civilizador? Assinale a alternativa correta.
A Um forte sistema de controle e autocontrole dos indivíduos.
B Um sistema mais ameno de controle dos indivíduos.
C Um sistema com forte liberdade de expressão.
D Obrigatoriedade de práticas de esporte e lazer.
E Um sistema que exaltava os momentos de lazer dos cidadãos.

Leia o seguinte extrato de texto: “O esforço de apropriação de modelos interpretativos [...] não deve se reduzir somente a uma mera aplicabilidade mecânica para interpretação da realidade social [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 44.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre ecletismo, assinale a alternativa correta:
A É a dissolução dos raciocínios.
B É a reunião de pontos de vista iguais.
C É a divisão de diferentes teorias.
D É a combinação de diferentes teorias.
E É a a divisão de teorias similares.

Considere o seguinte excerto de texto: “[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias:
1 Compreensão
2 Interpretação
( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
( ) O pesquisador tem maior autonomia.
( ) O pesquisador prioriza a descrição.
( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
A 1 – 1 – 1 – 2.
B 2 – 2 – 2 – 1.
C 1 – 2 – 1 – 1.
D 2 – 1 – 2 – 1.
E 1 – 2 – 1 – 2.

Considere o seguinte extrato de texto: “[...] Pierre Bourdieu foi responsável por desenvolver uma teoria reflexiva da sociedade, um modelo teórico que procurava mapear e desvelar, entre outras coisas, estratégias ocultas de dominação e seus impactos na conservação e reprodução das estruturas [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 117.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a trajetória acadêmica de Pierre Bourdieu, indique quais espaços de investigação empírica ele estudou:
A O campo da modernidade líquida.
B O campo da pós-verdade e fake news.
C O campo científico, o campo da arte e o campo educacional.
D O campo da globalização.
E O Renascimento e a história da Educação Física.

Leia o fragmento de texto: “Tais teorias, algumas de autores bastante consagrados no mundo acadêmico, ajudam a direcionar a pesquisa sociológica e a prática pedagógica [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte . Curitiba: Intersaberes, 2019, p.101.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, associe corretamente as teorias às suas respectivas ideias centrais: 1. Teoria do Jogo 2. Teoria Marxista
( ) Esta teoria tem seus esforços centrados em explicitar os problemas sociais gerados pelo capitalismo.
( ) Nesta teoria destacam-se dois grandes teóricos: o holandês Johan Huizinga e o francês Roger Caillois.
( ) Para esta teoria, o jogo, em sua essência, tem como elemento preponderante estimular em seus jogadores tensões e alegrias.
( ) O sociólogo alemão Karl Marx é o pensador central desta teoria.
A 2-1-2-1.
B 1-2-2-1.
C 2-2-1-1.
D 2-1-1-2.
E 1-1-2-2.

Leia o texto: O desenvolvimento histórico do esporte na sociedade brasileira deriva de interpretações e modelos teóricos que visam satisfazer as especificidades de formação social local, embora atenda às demandas regulares e universais. Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre as possibilidades para se analisar o desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil, relacione a forma de análise à descrição adequada do processo: 1. Lógica institucional 2. Análise exploratória do campo 3. Produção acadêmica da área
( ) Na maioria das vezes é feita mediante mapeamento e revisão da literatura.
( ) Identifica as tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento da área no Brasil, e com maior amplitude, na América Latina.
( ) As análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, considerando que a sociologia do esporte é proposta por uma via interdisciplinar.
A 1-2-3.
B 3-2-1.
C 2-3-1.
D 3-1-2.
E 2-1-3.

Mais conteúdos dessa disciplina