Logo Passei Direto
Buscar
Após um grande incêndio em área urbanizada, verifica-se a incidência de grande número de vítimas com queimaduras que deixam a pele escura, sendo que as vítimas não reclamam de dor. Essas características classificam tais queimaduras como de:
(A) 1º grau;
(B) 2º grau;
(C) 3 º grau;
(D) 4 º grau;
(E) 5 º grau.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para classificar as queimaduras, é importante entender as características de cada grau: (A) 1º grau: Afeta apenas a epiderme, causando vermelhidão e dor, mas sem formação de bolhas. (B) 2º grau: Afeta a epiderme e parte da derme, causando dor intensa, vermelhidão e formação de bolhas. (C) 3º grau: Afeta todas as camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme), podendo causar pele escura e não apresenta dor na área queimada devido à destruição das terminações nervosas. (D) 4º grau: Afeta a pele e também os tecidos subjacentes, como músculos e ossos, e é uma queimadura muito grave. (E) 5º grau: Não é uma classificação comum para queimaduras. Dado que as vítimas têm queimaduras que deixam a pele escura e não reclamam de dor, isso indica que as terminações nervosas foram danificadas, o que é característico das queimaduras de 3º grau. Portanto, a alternativa correta é: (C) 3º grau.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Ao reconhecermos uma PCR, é necessário que o socorrista realize as compressões torácicas. Sobre as compressões, é incorreto afirmar que:
a. Devem ser realizadas no centro do tórax.
b. Devemos nos inclinar sobre o paciente, formando um ângulo de 90º.
c. As compressões devem ser superficiais.
d. As primeira 30 compressões devem ser sem interrupção.
e. Devemos manter os braços esticados e fazer a compressão com o peso do corpo.

Um funcionário procura o ambulatório médico com queixa de mal estar generalizado, muito suor e sensação de que vai desmaiar. O dia está muito quente e a pessoa refere não ter ingerido muito líquido. São ações de primeiros socorros, neste caso, exceto:
a. Levar a vítima para um lugar arejado.
b. Resfriar gradualmente o corpo.
c. Hidratar a vítima com pequenos goles de água potável.
d. Avaliar sinais vitais.
e. Aquecer a vítima.

Uma funcionária da limpeza, ao manipular um frasco de soda cáustica sem o cuidado devido, deixou que o conteúdo caísse sobre sua perna. Nesta situação, não está correta a ação de:
a. Deixar a vítima com a roupa para proteger o local da queimadura.
b. Procurar ajuda médica imediatamente.
c. Retirar a roupa da vítima rapidamente.
d. Cobrir o local com curativo limpo e seco.
e. Lavar com água corrente por 10 minutos.

A PCR é uma emergência clínica máxima e pode ser facilmente diagnosticada por meio de:
a. Irresponsividade da vítima, apneia e ausência de pulso em grandes artérias.
b. Perda de consciência da vítima, bradipneia e ausência de pulsação radial.
c. Inconsciência da vítima, respiração fraca, pulsação filiforme de grandes artérias.
d. Sinais premonitórios, como dor torácica intensa, dispneia e visão turva.
e. Consciência mantida, pulsos presentes e presença de pulso em grandes artérias.

A detecção precoce e o tratamento precoce das Paradas Cardiorrespiratórias (PCR) são fatores determinantes para assegurar a sobrevivência, evitando comprometimento neurológico causado por falta de oxigenação cerebral, resultando em sequelas graves.
Para que o socorro possa ser prestado de maneira sistematizada ao paciente com PCR súbita, a American Heart Association (AHA), em 2010, desenvolveu a cadeia de sobrevivência, constituída pela sequência de ações: 1-_____________; 2-___________; 3-____________; 4-___________; 5-___________. Preencha as lacunas, a seguir, assinale a alternativa correspondente:
a.1. Reconhecimento imediato da PCR e acionamento do serviço de emergência/urgência; 2. Rápida cardioversão; 3. Reanimação cardiopulmonar (RCP) precoce, com ênfase nas compressões torácicas; 4. Suporte de oxigênio; 5. Cuidados pós-reanimação cardiopulmonar (RCP).
b.1. Reconhecimento imediato da PCR; 2. RCP precoce, com ênfase nas ventilações; 3. Rápida desfibrilação; 4. Suporte avançado de vida eficaz; 5. Acionamento do serviço de emergência/urgência.
c.1. RCP precoce, com ênfase nas compressões torácicas; 2. Suporte básico de vida eficaz; 3. Cardioversão; 4. Cuidados com oxigenação; 5. Cuidados pós-reanimação cardiopulmonar (RCP).
d.1. Reconhecimento imediato da PCR e acionamento do serviço de emergência/urgência; 2. RCP precoce, com ênfase nas compressões torácicas; 3. Rápida desfibrilação; 4. Suporte avançado de vida eficaz; 5. Cuidados pós-reanimação cardiopulmonar (RCP).
e.1. Reconhecimento da PCR; 2. Acionamento do serviço de urgência; 3. Suporte de oxigênio; 4. Cardioversão; 5. Cuidados pós-reanimação.

A parada cardiorrespiratória (PCR) pode ser ocasionada por diversos mecanismos que perturbam a homeostase do sistema condutor cardíaco. Na ocorrência de PCR, a realização imediata de reanimação cardiopulmonar (RCP) contribui sensivelmente para o aumento das taxas de sobrevivência das vítimas. No que se refere a esse tema, assinale a opção correta.
a.Se constatada a ausência do pulso carotídeo em vítima de PCR, devem-se iniciar imediatamente as compressões torácicas, sendo recomendado, atualmente, realizar vinte compressões torácicas com pausa para uma ventilação de resgate.
b.Para conseguir êxito na realização de RCP, o socorrista deve realizar uma frequência mínima de cem compressões por minuto, deprimindo o tórax com profundidade mínima de cinco centímetros e promovendo o alívio do tórax após cada compressão.
c.O suporte básico de vida compreende uma série de intervenções, englobando o acesso precoce, a desfibrilação precoce e o atendimento de suporte avançado precoce.
d.Os sinais premonitórios da PCR, como arritmia, hipotensão, fraqueza, dor torácica, dispneia e visão turva estão sempre presentes e surgem até duas horas antes do evento terminal.
e.Na vigência de PCR, cujo diagnóstico deve ser confirmado laboratorialmente, a vítima torna-se irresponsiva, apneia e pode ou não ter pulso.

Considerando a classificação de queimaduras quanto à profundidade, é incorreto afirmar que:
a. As queimaduras de primeiro grau atingem apenas a porção mais superficial da pele, como, por exemplo, as queimaduras solares.
b. As queimaduras de segundo grau envolvem as camadas mais profundas, como a derme e epiderme, porém, sem queixa de dor pelo paciente.
c. As queimaduras de terceiro grau acometem todas as camadas da pele, podendo o local pode ficar esbranquiçado ou carbonizado (escuro).
d. Pacientes com queimaduras de primeiro grau tendem a ter uma boa evolução, sem surgimento de cicatrizes.
e. Os pacientes com queimaduras de terceiro grau podem necessitar de tratamento cirúrgico e fisioterápico posterior, para retirada de lesões e aderências que afetem a movimentação.

Considerando as condições gerais da pele que são: ser o maior órgão do corpo humano, compor 16% do peso corpóreo total e ter 30% do sangue do sangue circulante nos vasos sanguíneos, em uma situação de queimadura, a pele perderá algumas funções, exceto:
a. Proteção.
b. Manutenção da temperatura.
c. Impedir perda excessiva de líquidos.
d. Síntese de vitamina A.
e. Fazer a comunicação com o meio ambiente.

Em casos de queimaduras no braço, causadas por calor ou contato com produtos químicos, o tratamento imediato da lesão na área atingida consiste em:
a. resfriar o local, minimizar a exposição ao agente e conter a agressão térmica na área da queimadura.
b. remover adornos e roupas aderidas na área, promover o enfaixamento compressivo e imobilizar o braço.
c. aplicar clara de ovo, creme dental ou loção hidratante para acelerar a recuperação dos tecidos lesados.
d. perfurar as bolhas que se formam no local para facilitar a cicatrização e evitar a infecção da lesão.
e. manter as roupas da pessoa no local da queimadura.

Mais conteúdos dessa disciplina