Buscar

Como se dá a emancipação?

💡 8 Respostas

User badge image

Marivaldo

uma outra forma de emancipação é a voluntária veja como se dá:

A emancipação voluntária é a mais comum. É a que decorre da concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro. Percebe-se aqui a real vontade e concordância dos pais em realizar o ato da emancipação do filho, isto é, não poderá haver discordância de vontade parental.

Caso um dos pais não concordar com a emancipação, o Juiz poderá autorizá-la caso o motivo da recusa não tenha justificativa. Esse ato é chamado desuprimento judicial.

Porém, existe um requisito legal objetivo do futuro emancipado ter no mínimo 16 anos completos.

Todo procedimento é feito em cartório, através de uma escritura pública, não havendo necessidade de homologação judicial para tanto.

7
Dislike0
User badge image

Van Santos

 A emancipação é a figura jurídica ligada à capacidade. Pela emancipação a pessoa que era incapaz passa a ser capaz de gerir seus próprios negócios.

Regra geral é que a emancipação civil da pessoa natural se dá com a chegada da maioridade. É a chamada emancipação natural (art. 9.° do CC).

        Não obstante isto, existem outras formas de emancipação que em nada atingem a maioridade e que podem ser concedidas diretamente pelos pais (art. 9.°, § 1.°, I, do CC) e aquelas obtidas de forma indireta (art. 9.°, § 1.°, II, III, IV e V, do CC). Essas formas foram consideradas, por ANTÔNIO JOSÉ DE SOUZA LEVENHAGEN (1980), como expressa e tácita. Expressa a primeira e tácitas as demais. (* LEVENHAGEN, Antônio José de Souza. Código Civil comentado. São Paulo : Atlas. 1986. p. 36.98

        Separando a maioridade da emancipação, o autor esclarece. É de distinguir-se, desse modo, maioridade de emancipação. A maioridade é alcançada aos 21 anos completos e com ela a pessoa adquire, concomitantemente, a emancipação. Por outro lado, a pessoa pode alcançar a emancipação sem que haja atingido a maioridade, e isso se dá nas demais circunstâncias previstas no § 1.° do art. 9.°.

        Assim sendo, de modo geral pode dizer-se que toda pessoa maior é também emancipada, mas nem todas as emancipadas são necessariamente pessoas que atingiram a maioridade.

        Portanto, não é de confundir-se emancipação com maioridade. A mulher que casa aos 16 anos, por exemplo, emancipa-se, não poderá, entretanto, concorrer a um concurso público para o qual um dos requisitos seja a maioridade. (* Idem, ibidem, p. 36. 99

        Pensamos que a maioridade e a emancipação não se confundem. Ao mesmo tempo em que um menor pode ser emancipado, um maior pode não sê-lo, por faltar-lhe capacidade, como se dá com os loucos etc. Estes, apesar de serem maiores, são incapazes.

        Assim, a emancipação está ligada à capacidade, mas não à maioridade. A maioridade é apenas uma das formas de emancipação e ocorre sem a participação direta ou indireta dos pais. Queiram ou não queiram, atuem ou não atuem os pais, a maioridade implica em emancipação.

        O emancipado menor torna-se, por isso, capaz de gerir os seus próprios negócios e praticar os atos de seu interesse sem assistência dos pais, mas não se torna maior pelo simples fato da emancipação antes dos 21 anos de idade.

        Visto dessa forma, pode-se dizer que a maioridade implica em emancipação, mas esta não implica naquela. Mesmo emancipada, a pessoa continua menor até a idade prevista em lei, e que no Brasil ainda é fixada em 21 anos (art. 9.° do CC).

       

 

2
Dislike0
User badge image

Van Santos

Mas se sua dúvida é o passo a passo, segue abaixo:

Entre em contato com o Cartório de Registro Civil para dar entrada na escritura de emancipação, portando os seguintes documentos:

  • Uma declaração juramentada, que é uma descrição do porquê você está pedindo a emancipação.
  • Um relatório financeiro demonstrando sua situação financeira pessoal.
  • Uma declaração de que você tem um emprego e que, portanto, pode pagar suas contas.
  • Uma declaração indicando que você tem independência social.
  • Uma declaração juramentada dos seus pais, ou de um adulto que lhe conhece pessoalmente e que acredita que a emancipação é o melhor para você, como seu médico, assistente social, psicólogo, professor, conselheiro estudantil, diretor, ou pastor.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais