Logo Passei Direto
Buscar
Considere uma doença humana autossômica dominante com penetrância completa que afeta indivíduos na idade adulta. Seria correto afirmar que:
a) A proporção genotípica esperada para a prole afetada de um homem homozigoto dominante com a doença é de 50%.
b) A proporção de gametas portadores do alelo para a doença que produzirá uma mulher heterozigota afetada será 100%.
c) Um casal em que ambos são heterozigotos para o alelo que causa a doença poderá ter filhos sadios.
d) Um casal em que apenas um dos cônjuges é heterozigoto para o alelo que causa a doença tem risco de 25% de ter crianças afetadas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à doença autossômica dominante com penetrância completa: a) A proporção genotípica esperada para a prole afetada de um homem homozigoto dominante com a doença é de 50%. - Um homem homozigoto dominante (AA) cruzado com uma mulher homozigota recessiva (aa) terá 100% de prole afetada (todos serão AA). Portanto, essa afirmação está incorreta. b) A proporção de gametas portadores do alelo para a doença que produzirá uma mulher heterozigota afetada será 100%. - Uma mulher heterozigota (Aa) produzirá 50% de gametas A (afetados) e 50% de gametas a (não afetados). Portanto, essa afirmação está incorreta. c) Um casal em que ambos são heterozigotos para o alelo que causa a doença poderá ter filhos sadios. - Se ambos os pais são heterozigotos (Aa), a proporção esperada dos filhos será: 25% AA (afetados), 50% Aa (afetados) e 25% aa (não afetados). Portanto, essa afirmação está correta. d) Um casal em que apenas um dos cônjuges é heterozigoto para o alelo que causa a doença tem risco de 25% de ter crianças afetadas. - Se um dos cônjuges é heterozigoto (Aa) e o outro é homozigoto recessivo (aa), a proporção esperada será: 50% Aa (afetados) e 50% aa (não afetados). Portanto, essa afirmação está incorreta. A alternativa correta é: c) Um casal em que ambos são heterozigotos para o alelo que causa a doença poderá ter filhos sadios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questões sobre a 1º Lei de Mendel
Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte: I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separa na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par II. Cada par de alelos presentes nas células diplóides separa-se na meiose, de modo que cada célula haplóide só recebe um alelo do par III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes. A primeira lei de Mendel está expressa em:
a) I, somente
b) II, somente
c) I e II, somente
d) II e III, somente
e) I, II e III

Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
a) 100% vv, verdes;
b) 100% VV, amarelas;
c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;
d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;
e) 25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.

A proporção 3 fenótipos amarelos para 1 fenótipo verde (3:1), obtida nas auto fecundações de ervilhas híbridas realizadas por Gregor Mendel no século XIX, demonstrou:
a) a base matemática científica para a descoberta do núcleo celular
b) a existência de fatores pares na determinação de características hereditárias
c) que a recombinação de alelos ocorre em função da permutação
d) a função dos cromossomos como material genético dos organismos
e) que as características hereditárias estão contidas no DNA dos

Para realizar seus experimentos, Mendel usou um organismo que apresenta curto tempo de geração, cultivo fácil e que gera grande número de descendentes. Que organismo foi esse?
a) Feijão
b) Soja
c) Ervilha
d) Milho
e) Espinafre

Imagine que ratos pretos e brancos vivem em uma determinada região. Os ratos pretos apresentam essa coloração devido à presença de um alelo dominante B. A coloração branca da pelagem é determinada por um alelo recessivo b. Se um rato BB cruzar com um rato Bb, qual a probabilidade de nascerem filhotes pretos?
a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%

A seguir temos uma representação do cruzamento entre plantas com vagem de cor verde e de cor amarela. De acordo com seus conhecimentos sobre a primeira lei de Mendel e análise atenta desta imagem, podemos concluir que:
a) A geração F1 é formada por indivíduos homozigotos e heterozigotos.
b) A geração parietal apresenta plantas exclusivamente heterozigotas.
c) A geração F2 apresenta plantas exclusivamente heterozigotas.
d) Na geração F1, temos 100% das plantas com vagem de cor verde, o que indica que o alelo para a cor verde é dominante.
e) Na geração F2, a cor amarela voltou a aparecer, o que indica que a cor verde era determinada por alelos recessivos, e a amarela, por alelos dominantes.

Mais conteúdos dessa disciplina